Croácia x Albânia Sérvia
Futebol Eurocopa

Sérvia ameaça sair da Euro após cantos em Albânia x Croácia

A Associação de Futebol da Sérvia (FSS) exigiu oficialmente que a UEFA imponha sanções à Croácia e à Albânia após acusações de cânticos de ódio por parte de seus torcedores durante um jogo da Euro 2024 em Hamburgo nesta quarta-feira (19). Jovan Surbatovic, secretário-geral da FSS, confirmou que uma queixa formal foi apresentada ao órgão governante do futebol europeu.

Surbatovic expressou sua forte desaprovação do incidente e sugeriu a possibilidade de a Sérvia se retirar do torneio caso a UEFA não tome medidas:

“Primeiramente, quero agradecer aos nossos torcedores pelo apoio no jogo contra a Inglaterra, e espero que vençamos a Eslovênia”, disse Surbatovic, conforme relatado pela PTC. “O que aconteceu é escandaloso, e vamos pedir sanções à UEFA, mesmo que isso signifique não continuar na competição. Se a UEFA não os punir, vamos pensar em como proceder.”

Durante o empate entre Croácia e Albânia, vários cânticos entoaram mensagens de ódio contra os sérvios, incluindo um que falava “mate os sérvios”. As tensões entre os países balcânicos tem sido uma questão para a UEFA nas últimas Euros e outras sanções já foram impostas. O exemplo mais famoso veio na Copa do Mundo de 2018, quando Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri, da Suíça, fizeram sinais em apoio aos albaneses na vitória contra a Sérvia.

Os problemas envolvendo a Sérvia na Euro

A controvérsia em torno da participação da Sérvia no torneio é ainda mais complicada pela recente ação disciplinar tomada contra eles. Na segunda-feira, a UEFA acusou a Associação de Futebol da Sérvia depois que os torcedores sérvios exibiram uma faixa que “transmitiu uma mensagem provocativa inadequada para um evento esportivo” e por jogarem objetos dentro do estádio.

Essa acusação seguiu-se a uma queixa da Federação de Futebol de Kosovo, que acusou os torcedores sérvios de exibirem mensagens políticas, chauvinistas e racistas contra Kosovo durante a derrota da Sérvia por 1 a 0 para a Inglaterra.

Surbatovic defendeu o comportamento dos torcedores sérvios, argumentando que as ações de alguns indivíduos não devem manchar a reputação de todos os torcedores:

“Fomos punidos por casos isolados e nossos torcedores se comportaram muito melhor do que os outros”, afirmou. “Um torcedor foi punido por insultos racistas e não queremos que isso seja atribuído aos outros. Nós, sérvios, somos cavalheiros e temos um coração aberto.”