Em uma busca desesperada para cumprir a meta de anunciar um reforço para a disputa do Mundial de Clubes, o Fluminense acabou fazendo um investimento contestável e de alto risco em Soteldo considerando os problemas envolvendo a questão financeira e principalmente a falta de condições para reforços muito bem qualificados. O Tricolor das Laranjeiras alimentou um sonho distante de contratar Neymar para o meia-atacante disputar o torneio da FIFA durante os meses de junho e julho, mas restando poucos dias para começar a competição, Soteldo foi o nome anunciado por Mário Bittencourt.
Pensando somente no Mundial de Clubes, o investimento já havia sido alvo de críticas por conta do custo de R$ 30 milhões para os cofres tricolores. A campanha no torneio da FIFA superou todas as expectativas com a eliminação ocorrendo somente nas semifinais diante de um Chelsea reforçado por João Pedro, mas o ex-Santos não teve nenhum envolvimento com a competição devido à lesão ocorrida antes mesmo da primeira partida durante os estreis nos Estados Unidos. Sua estreia ocorreu justamente diante dos Blues, quando o placar já apontava 2 a 0 favorável aos ingleses. A partir disso, o nome indicado diretamente pelo técnico Renato Gaúcho jamais ficou próximo do desempenho imaginado por todos.
Soteldo praticamente não disputou jogos pelo Brasileirão
Depois de acumular minutos entrando em campo para tentar encontrar seu ritmo ideal, Soteldo fez seu primeiro jogo na condição de titular somente na 14ª rodada do Brasileirão, em duelo contra o Cruzeiro na despedida de Jhon Arias (reforço vendido ao Wolverhampton que ainda não conseguiu espaço na equipe titular sob comando de Vitor Pereira). Na ocasião, o Tricolor das Laranjeiras teve amplo domínio da posse de bola (70%) e construiu um ambiente de festa num Maracanã lotado, mas a partida terminou com vitória da Raposa por dois gols de vantagem e xingamentos para o presidente Mário Bittencourt.
A sequência de Soteldo consistiu na disputa dos minuto finais diante do Flamengo em clássico pelo Brasileirão, mas uma nova chance surgiu na equipe titular em jogo pesado diante do Palmeiras, onde o Tricolor voltou a ser derrotado (1-2), com a derrota para o São Paulo vindo logo na sequência. Quando finalmente conquistou uma vitória importante ao eliminar o Internacional nas oitavas da Copa do Brasil, acabou ficando em campo por somente 15 minutos devido á mais uma lesão, sendo esta a sua última oportunidade como titular.
O péssimo histórico em relação ao condicionamento físico e principalmente o desempenho que nunca justificou tamanho investimento fizeram Soteldo perder espaço no elenco do Fluminense, com Renato Gaúcho priorizando as escalações de Lucho Acosta e Santiago Moreno. Outro fator que joga contra sua escalação é o péssimo retrospecto histórico, pois Soteldo saiu do banco de reservas em outros cinco jogos, e o Fluminense não venceu nenhum deles (quatro derrotas e um empate).
Minutos de Soteldo em campo nos jogos do Brasileirão
Os péssimos números mostram que o Fluminense “queimou dinheiro” ao contratar Soteldo e fez um enorme favor ao Santos em termos financeiros, sendo este um investimento com nenhum sentido. Renato Gaúcho (idealizador da ideia) e Mário Bittencourt (executor) foram os principais culpados por apostar em um jogador que não entrega bom desempenho há muito tempo.
Imagem: Divulgação