Joia do Barcelona vítima de racismo
Futebol UEFA Champions League

Barcelona: TV espanhola demite ex-goleiro após comentários racistas contra joia catalã na Champions

A emissora de TV Movistar Plus, responsável pela transmissão da Champions League na Espanha, demitiu o ex-goleiro e comentarista Germán Burgos, por uma fala considerada racista contra um atleta do Barcelona. O alvo da discriminação foi o ponta Lamine Yamal, de 16 anos, e manifestada durante o aquecimento da partida da equipe espanhola frente ao PSG, pelas quartas de final da competição continental.

Quando a geração de imagens da UEFA focalizou no ponta do Barcelona, que estava fazendo “malabarismos” com a bola, Burgos afirmou: “olha aí, se ele não for bem, pode acabar em um semáforo”. O comentário do ex-goleiro viralizou rapidamente nas redes sociais e segundo informações do UOL, manteve a Movistar Plus ciente do episódio ocorrido nos microfones da emissora.

Repercussão do comentário contra a joia do Barcelona e explicações de Burgos

Instantes depois da declaração de Burgos ser dada e se espalhar pelas redes sociais, Barcelona e PSG se recusaram a dar entrevista pós-jogo para a Movistar Plus, e a emissora se retratou ao vivo com seu repórter de campo, Ricardo Sierra, que explicou a situação e pediu desculpas a Lamine Yamal. Nesta quinta-feira (11), a emissora espanhola anunciou em comunicado oficial a demissão de Germán Burgos, cumprindo uma “política de tolerância zero” a qualquer comportamento discriminatório no grupo de comunicação.

Germán Burgos
German Burgos foi goleiro e auxiliar-técnico do Atlético de Madrid com Diego Simeone, e trabalhava como comentarista na Espanha — Foto: Gonzalo Fuentes / Reuters

Após a demissão ser confirmada, Burgos publicou nas redes sociais um pedido dedesculpas afirmando que seu comentário não se tratava de um comentário racista, e sim “um elogio às habilidades de malabarista” demonstradas por Yamal durante o aquecimento do jogo.

“Meu comentário era uma brincadeira sobre a qualidade do jogador, era um elogio às suas virtudes, sem nenhum contorno de etnia ou classe social”.

Germán Burgos se defendendo após viralizar em comentário considerado racista durante PSG x Barcelona pelas quartas de final da Champions League.

Quem é Lamine Yamal?

O atleta de 16 anos, considerado prodígio do FC Barcelona, nascido em Esplugues de Llobregat, cidade vizinha de Barcelona, é filho de imigrantes africanos, tendo a mãe nascido em Guiné-Equatorial, e o pai nascido em Marrocos. A promessa já recebeu propostas de outros clubes, porém, tem sido mantido a “unhas e dentes” na Catalunha, pelo talento demonstrado. Além disso, é apontado como um dos possíveis integrantes da seleção espanhola que irá disputar a Eurocopa desse ano na Alemanha.

Foto: Getty Images.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *