Barcelona
Futebol La Liga

Em jogo repleto de lambanças, Barcelona vence o Valencia em casa

Nesta segunda-feira, 29, encerrando mais uma rodada da La Liga, Barcelona e Valencia se enfrentaram no Estádio Olímpico Lluís Companys.

Análise

Barcelona e Valencia protagonizaram um jogo repleto de erros “gigantesco”. No total, quatro jogadores falharam de forma bisonha em algum momento, três vezes no primeiro tempo e uma vez no segundo.

O primeiro foi protagonizado por Ter Stegen. Ao tentar driblar um atacante, acabou entregando o gol para o adversário; depois, foi a vez de Ronald Araújo cometer um pênalti extremamente infantil (novamente). E nos minutos finais da primeira etapa, o goleiro do Valencia, Mamardashvili, tocou com as mãos fora da área e foi expulso por isso.

Tirando esses lances bizarros, as duas equipes fizeram uma partida bem movimentada. O Barcelona passou a maior parte do jogo dominando a posse de bola, principalmente após ter a superioridade numérica. Mas no ataque, o time desperdiçou várias chances.

Do outro lado, o Valencia entrou em campo para se defender. Além disso, a equipe sempre estava pronta para iniciar um rápido contra-ataque, algo que foi visto várias vezes na partida. Nesses momentos os visitantes assustavam bastante.

Mas como o jogo era marcado por lances falhos, mais um deles acabou decidindo o resultado final no segundo tempo. Apesar disso, Robert Lewandowski foi o grande nome da partida ao marcar três gols.

Agora, o Barcelona chega aos 73 pontos na temporada, se mantendo na segunda colocação. O time irá enfrentar o Girona no dia 4. Já o Valencia, oitavo colocado com 47 pontos, receberá o Alavés no dia 5.

Robert Lewandowski, Barcelona (Foto: Eurosport)
Robert Lewandowski, Barcelona (Foto: Eurosport)

O jogo

O início do primeiro tempo foi todo do Barcelona. Os donos da casa dominaram os primeiros 20 minutos de partida, mas a equipe teve dificuldades em assustar o goleiro Mamardashvili.

Porém, o Barcelona, aos 22’, abriu o placar da partida. Raphinha dominou na ponta e cruzou com perfeição. Dentro da área, Fermín cabeceou entre os defensores e marcou o primeiro gol do jogo.

Mas o placar não se manteve por muito tempo. Aos 27’, Ter Stegen saiu do gol para cortar um lançamento, e ao tentar driblar o atacante, acabou entregando a bola. Hugo Duro aproveitou e completou para o gol vazio.

E o Valencia chegou à virada ainda no primeiro tempo. Peters foi lançado e, já na grande área, foi derrubado por Ronald Araújo. Pênalti. Aos 38’, Pepelu assumiu a responsabilidade e converteu a penalidade.

Na reta final da primeira etapa, o Barcelona ficou próximo do empate. Aos 43’, João Cancelo dominou na ponta, cortou para o meio e invadiu a grande área. Então, o português finalizou com força, mas Mamardashvili fez a defesa.

E os minutos finais do primeiro tempo teve uma sequência louca. Após o Barcelona carimbar a trave de Mamardashvili, o goleiro do Valencia falhou feio ao dominar uma bola; depois, Mamardashvili tentou “desarmar” Lamine, mas acabou tocando com a mão na bola fora da área. Por conta disso, o goleiro foi expulso.

Na cobrança da falta (por ser fora da área), o novo goleiro do Valencia precisou trabalhar assim que entrou em campo. Raphinha tentou o lado do goleiro, e Domènech fez a defesa.

Não demorou muito para o Barcelona aproveitar a superioridade numérica. Logo nos primeiros minutos do segundo tempo, em cobrança de escanteio, Lewandowski se antecipou a todos e, na primeira trave, cabeceou para o gol, sem chances para Domènech.

Minutos depois, aos 70’, o Barcelona ficou muito próximo da virada. Em cobrança de escanteio, Ronald Araújo se antecipou ao marcador e cabeceou para o gol, mas Domènech fez a intervenção.

E mais um lance medonho. Aos 81’, em novo escanteio, o goleiro Domènech saiu muito mal do gol e se atrapalhou todo. E a bola sobrou na pequena área, com Lewandowski, de cabeça, aproveitando para marcar o terceiro gol do Barcelona.

Domènech precisou trabalhar de novo na sequência. Aos 84’, em mais um escanteio, Araújo, sozinho na pequena área, cabeceou com força, mas o goleiro do Valencia conseguiu evitar o gol.

O Barcelona chegou ao quarto gol nos acréscimos do segundo tempo. Em cobrança de falta, Lewandowski assumiu a responsabilidade e acertou um chute perfeito, sem chances para Domènech.

Fim de jogo: Barcelona 4 x 2 Valencia

(Foto: Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *