Vasco classificado Copa do Brasil
Futebol Copa do Brasil

Vasco supera Água Santa nos pênaltis e avança na Copa do Brasil

O Vasco triunfou de forma sofrida frente o Água Santa na segunda fase da Copa do Brasil, e avançou após um jogo dramático encerrado com confusão entre os bancos de reservas em São Januário. A equipe cruzmaltina conquistou sua vaga na terceira fase após vencer o time de Diadema nos pênaltis e agora aguarda seu destino na competição. Confira agora um resumo da partida que classificou os cariocas após uma batalha campal, empate nos minutos finais e vitória nas penalidades máximas.

Como foi Vasco e Água Santa?

A partida começa com o cruzmaltino abrindo o placar aos 3 minutos, Galdames, pelo lado esquerdo, finaliza dentro da área e engana o goleiro Ygor Vinhas, 1 a 0 Vasco. Aos 16, os donos da casa ampliam com Vegetti, em cruzamento de Paulo Henrique, novamente pelo lado esquerdo, 2 a 0 e tranquilidade até então. Eis que o Água Santa ressurge, e busca reagir no marcador de São Januário. O Netuno inicia sua caça pelos contra-ataques e espaços deixados pela equipe de Ramón Díaz e deixa o primeiro tempo com uma diferença menor, Neilton faz o primeiro do Água Santa, em chute dentro da área pela direita, nos acréscimos, 2 a 1.

O primeiro tempo termina com a vantagem de um gol para o Vasco, e um caminhão de faltas marcadas pelo árbitro Rafael Rodrigo Klein. A segunda etapa inicia com uma sequência de faltas, e com uma lesão de Vegetti logo aos 3 minutos. O atacante cruzmaltino é atendido, porém, se mantém em condições de atuar até o final do jogo. Se o Vasco iniciou a partida de forma arrasadora, no segundo tempo foi a vez de deixar o Água Santa correr livre para empatar e virar o jogo numa sequência de 10 minutos. O gol de empate do Netuno vem num cabeceio de Andrés Robles, recebendo cruzamento de Luan Dias na bola parada, e jogando a tensão para o lado do Vasco.

Tendo empatado aos 14 minutos do período final, o Água Santa não se contenta com o empate e surpreende seu adversário naquele que foi seu primeiro jogo fora do estado de São Paulo, reservando junto do Vasco as emoções para o final desse segundo tempo. Aos 43, a equipe de Diadema chega ao terceiro gol com Luan Dias, recebendo assistência de Ronald, e dando o time como virtual classificado para a terceira fase da Copa do Brasil, porém, algo acontece, e o Vasco, no sufoco, volta à disputa, nos acréscimos. Payet, na bola parada, cruza pra dentro da área, e a bola encontra a cabeça de Lucas Piton, canto esquerdo de Ygor Vinhas, 3 a 3 e cobranças de pênaltis garantidas para a decisão da permanência na Copa do Brasil.

Após o empate, o clima que já estava quente pela quantidade de faltas marcadas ao longo do confronto, aumenta de temperatura, o árbitro acrescenta mais tempo nos descontos pelas inúmeras paradas, e pela confusão ao final do tempo regulamentar. O tumulto ocorre no banco de reservas das duas equipes, João Vitor e Neilton discutem feio, o zagueiro vascaíno é contido por Emiliano Díaz, e os dois primeiros acabam expulsos por Rafael Rodrigo Klein. A confusão segue com outros membros de Vasco e Água Santa, e por fim, 17 cartões amarelos, e 3 vermelhos são distribuídos no jogo dessa noite. Além de João Vitor e Neilton, Igor Henrique também leva vermelho após entrada dura em Payet. Fim de jogo e 3 a 3, disputa de penais em São Januário.

Nos pênaltis, o Vasco começa com Payet marcando 1 a 0, o chileno Robles cobra o primeiro para o Água Santa e desperdiça, dando a chance de Léo Jardim brilhar no gol cruzmaltino com uma defesa no canto esquerdo. Lucas Piton, autor do gol salvador no segundo tempo, não perdoa no penal e faz 2 a 0 Vasco, Alex Silva diminui para o Netuno e por aí ficou, pois Sforza marca o terceiro dos donos da casa na sequência, e vê Bruno Mezenga mandar sua cobrança na trave, mantendo a vantagem cômoda dos cariocas. Por fim, Vegetti, um dos personagens principais da equipe do Vasco em 2024, dá o tiro de misericórdia e o gol da heroica classificação cruzmaltina para terceira fase da Copa do Brasil. Final, Vasco 4, Água Santa 1.

Com a vitória o Vasco avança e recebe uma premiação equivalente a R$ 2 milhões, e aguarda seu adversário, que será definido por meio de sorteio, a Copa do Brasil volta a ser disputada em maio. Pelo Carioca, a equipe encara o Nova Iguaçu no domingo (10), às 18h30, também em São Januário, lutando por uma vaga na grande final. Já o Água Santa, volta para Diadema de cabeça erguida após lutar por um resultado naquela que foi sua primeira participação na Copa do Brasil, e disputa também no domingo, a última partida da primeira fase do Paulistão. O Netuno, já eliminado, encara o também eliminado Corinthians no Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, e a partir dali, volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro da Série D.

Foto: Leandro Amorim/Vasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *