Max Verstappen Austrália
Automobilismo Fórmula 1

Verstappen frustra expectativas da Ferrari e faz a pole na Austrália

Max Verstappen, da Red Bull, conquistou a pole position para o GP da Austrália de Fórmula 1 de 2024, marcando sua terceira pole consecutiva para iniciar a temporada. A impressionante façanha de Verstappen veio após Charles Leclerc ser forçado a abandonar sua última volta, deixando o caminho livre para o piloto holandês.

Carlos Sainz conseguiu dividir as duas Red Bulls, garantindo a segunda posição e superando Sergio Pérez, que, apesar de ter terminado em terceiro, recebeu uma punição de três posições e largará em sexto.

Leclerc havia prometido bastante ao longo do fim de semana, liderando tanto o segundo quanto o terceiro treino livre e parecendo pronto para desafiar Verstappen pela pole position. No entanto, o destino reservava outros planos, e as esperanças de Leclerc foram frustradas nos momentos finais da classificação.

Verstappen supera Ferraris e faz a pole

Max VerstappenApós menos de quatro décimos de segundo separarem os oito primeiros pilotos no terceiro treino livre, a classificação prometia bastante, e não decepcionou.

A imprevisibilidade da sessão ficou evidente desde o início, com equipes como Ferrari, Red Bull, McLaren, Mercedes e Aston Martin lutando por posições de destaque com poucas diferenças nos tempos.

Sainz emergiu como o líder no final da Q1, com Nico Hulkenberg, apesar de ter feito bons treinos, não conseguindo entrar no Q2. Hulkenberg foi acompanhado por Pierre Gasly, Daniel Ricciardo e Zhou Guanyu na eliminação da disputa pela pole position.

À medida que a Q2 se desenrolava, Verstappen ameaçava dominar, mas Sainz e Leclerc lutavam para manter a competição acirrada. Lewis Hamilton se viu eliminado na 11ª posição, marcando sua pior performance na classificação em Melbourne desde 2010. Com os 10 primeiros separados por meros 0,712 segundos rumo à Q3, existia a expectativa por uma disputa ferrenha pela pole.

Verstappen estabeleceu uma marca inicial com uma volta impressionante, deixando seus rivais para trás. Apesar de um esforço valente de Sainz, o tempo final de Verstappen de 1:15.915s garantiu a pole position, com Perez e Norris completando os quatro primeiros. Um erro de Leclerc o viu renunciar às esperanças de uma pole position, se contentando com o quinto lugar no grid para a corrida de domingo.

Confira como ficou o grid de largada para o GP da Austrália:

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Carlos Sainz (Ferrari)
  3. Lando Norris (McLaren)
  4. Charles Leclerc (Ferrari)
  5. Oscar Piastri (McLaren)
  6. Sergio Pérez (Red Bull)
  7. George Russell (Mercedes)
  8. Yuki Tsunoda (VCARB)
  9. Lance Stroll (Aston Martin)
  10. Fernando Alonso (Aston Martin)
  11. Lewis Hamilton (Mercedes)
  12. Alex Albon (Williams)
  13. Valtteri Bottas (Kick Sauber)
  14. Kevin Magnussen (Haas)
  15. Esteban Ocon (Alpine)
  16. Nico Hulkenberg (Haas)
  17. Pierre Gasly (Alpine)
  18. Daniel Ricciardo (VCARB)
  19. Zhou Guanyu (Kick Sauber)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *