Vitória bate Fortaleza
Futebol

Vitória bate Fortaleza fora de casa e deixa torcedor do Leão do Pici na bronca no Castelão

Pela sétima rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, Fortaleza e Vitória se enfrentaram na noite desse sábado (23), na Arena Castelão, visando estabelecer seu território nas finais da competição. A peleja dos leões era esperada pelo fato das duas equipes estarem vindo de derrota para seus principais rivais na rodada passada.

O duelo que levou mais de 15 mil torcedores ao principal estádio da capital cearense terminou com uma nova derrota da equipe da casa no torneio, e aumentou a preocupação do Leão do Pici com sua classificação para as quartas de final. Para a equipe baiana, o triunfo fora de casa foi importante para seguir em busca de se classificar e chegar bem à última rodada da primeira fase do Nordestão. Confira agora um resumo da partida.

Como foi Fortaleza e Vitória?

A partida no Castelão com o mesmo roteiro da última quarta-feira começa com o Fortaleza sofrendo o primeiro perigo, e respondendo na sequência com Pedro Rocha, que acaba isolando após finalizar com muita força na entrada da área. O Vitória explora as brechas na defesa dos donos da casa para responder e buscar o gol durante a etapa inicial. A equipe baiana controla os primeiros 10 minutos de confronto, porém, tem suas intervenções bloqueadas pelo Leão do Pici, que também parte para o ataque tentando responder à altura os visitantes. O torcedor fica na bronca pelas intenções perdidas, e pelo domínio imposto pelos adversários.

Aos 19 minutos, Pedro Rocha avança depois de uma jogada pela esquerda, e acaba interceptado por Camutanga, que no lance, acaba caindo no chão e se queixa de dores pela jogada. Aos 22, Rodrigo Andrade recebe de Matheusinho e tenta dar sequência a uma jogada de transição em favor do Vitória, porém acaba errando e dá a chance de corte para o Fortaleza no campo de ataque. Na sequência, o Leão da Barra tem seu primeiro cartão amarelo no jogo, Rodrigo Andrade desce o braço em Marinho pelo meio de campo e dá uma falta para o Leão do Pici aos 24 do primeiro tempo.

O período inicial apesar de não ter gols, seguiu disputado, Fortaleza e Vitória atacam, contra-atacam, e não deixam seu adversário dar um golpe fatal para sair na frente do marcador na capital cearense. Mesmo estando mais retraído, o Leão do Pici atacou mais que o Leão da Barra, mas acabou pecando e não conquistando seu objetivo no segundo tempo de jogo para tranquilizar seu torcedor.

A segunda etapa começa com os baianos sofrendo perigo, porém tendo uma defesa ligada para agir e afastar a criação dos donos da casa, que vinham com sede de vencer para não deixar escapar a chance de classificação para o mata-mata. O Fortaleza arrisca, porém perde chances claras, e desespera Vojvoda, que faz suas primeiras alterações aos 17 minutos do período final. Pedro Rocha dá lugar para Lucero, e José Welison dá lugar para Pochettino, visando aumentar a criação do setor ofensivo e sair em vantagem no duelo.

As alterações dão esperanças ao time da casa, mas a defesa do Vitória não deixa por baixo e o técnico Léo Condé também modifica sua equipe por um resultado melhor do que o empate até então no marcador. Osvaldo e Alerrandro saem para as entradas de Zé Hugo e Luiz Adriano aos 24, vindo na sequência outras substituições nas duas equipes. Até que aos 30, tudo se transforma e o jogo ganha um novo contexto. Penalidade máxima a favor do Vitória.

Pochettino interceptou o lance criado pela equipe baiana com o braço, numa jogada criada por PK e que vinha com direção para Wagner Leonardo dentro da área do Fortaleza. O juiz Márcio dos Santos Oliveira adverte o jogador da equipe cearense com um amarelo e o Vitória tem um pênalti para reverter a situação do jogo fora de casa. Aos 31 minutos, Matheusinho cobra no canto direito de João Ricardo e dá números finais a partida na Arena Castelão, Vitória 1 a 0, e três pontos importantes para o Leão da Barra no Grupo A da Copa do Nordeste.

O final de jogo é marcado por vaias da torcida do Fortaleza à atuação da equipe em mais um jogo em casa, sendo a segunda derrota seguida dentro de seus domínios na temporada de 2024. Após perder o clássico para o Ceará na quarta-feira, e agora perder para o Vitória na noite desse sábado, o time de Juan Pablo Vojvoda fica com uma situação bem arriscada, flertando com a eliminação do Nordestão ainda na primeira fase. A partida de quarta-feira (27), será determinante para o Leão do Pici vencer, contra o Maranhão, fora de casa, se quiser sonhar com uma das oito vagas para as quartas de final da competição regional.

Para o Vitória, o triunfo fora de casa consolidou sua reabilitação depois da derrota para o Bahia também na quarta passada, gerando um respiro na sua chave, onde está com 11 pontos. A equipe encerra sua participação na primeira fase contra o Treze-PB em casa, também na próxima quarta, onde todos os jogos iniciarão no mesmo horário, às 21h30 (de Brasília), definindo os classificados e eliminados do torneio.

Foto: Aurélio Alves/O POVO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *