Vitória e Bahia, terceira rodada do Brasileirão
Futebol Brasileirão

Vitória e Bahia empatam em clássico bem disputado pelo Brasileirão

Neste domingo (21), o Vitória recebeu o Bahia em jogo válido pela terceira rodada do Brasileirão no Manoel Barradas, reeditando a final do Campeonato Baiano em que os Rubro-Negros se sagraram campeões na decisão do estadual. Depois de muito tempo sem termos um Ba-Vi na primeira divisão nacional, a expectativa para o duelo no Barradão era muito alta, e os times entregaram um jogo digno de clássico entre dois grandes clubes do futebol nordestino.

Em um domingo tão ensolarado, um clássico deste nível sempre é animante, ainda mais se for logo após uma final estadual bem disputada semanas antes deste reencontro pelo Campeonato Brasileiro. O Leão da Barra em um bom primeiro tempo abriu 2 a 0 no placar, enquanto no segundo tempo, o Tricolor de Aço buscou a reação e empatou o confronto fora de casa. Confira agora o resumo do primeiro Ba-Vi do Brasileirão 2024.

Como foi Vitória e Bahia?

Leão com a vantagem no primeiro tempo

No reencontro pelo brasileiro, o Bahia começou o duelo com a posse de bola, característica de seu técnico, Rogério Ceni. Desta forma, o Vitória tentava pressionar a saída de bola e se impor em casa com o apoio de sua torcida. Os ataques das equipes não geravam tanto perigo às defesas que se posicionavam bem em campo, até que aos 19 minutos em uma pressão na saída de bola do Bahia, Leo Naldi ganhou na disputa polêmica com Jean Lucas, Zeca aproveitou a chance e cruzou para Matheusinho na área. Marcos Felipe fez bela defesa, porém acabou soltando o rebote para o atacante do Vitória quase sem ângulo apenas tocar rasteira e abrir o placar. 1 a 0 Vitória.

Nesse ano o Vitória não havia perdido para o Bahia, apesar dos últimos clássicos registrarem virada. Sendo assim, a equipe comandada por Leo Condé não queria perder a oportunidade de ampliar o placar contra o rival, principalmente pelas falhas defensivas na saída de bola do Bahia. A grande chance tricolor saiu apenas aos 38 minutos após bela jogada coletiva e finalização rasteira de Everton Ribeiro que foi defendida por Arcanjo, o arqueiro do Leão também salvou seu time no chute de Caio Alexandre aos 46 do primeiro tempo.

De forma geral, o Vitória mereceu o resultado neste início, principalmente por conseguir barrar o estilo de jogo do Bahia, que só foi se ajustar e encaixar quando a partida já se encaminhava para o fim da primeiro tempo. Os visitantes levaram certo perigo ao gol de Lucas Arcanjo, este que por sua vez foi muito bem na primeira etapa.

Tricolor de Aço busca o empate

O segundo tempo começou eletrizante com boas chances do Vitória na cabeçada de Wagner Leonardo aos 4 minutos, na finalização defendida de Oswaldo aos 7, e a falta cobrada por Lucas Esteves aos 10 minutos. Se no primeiro tempo o destaque foi para Lucas Arcanjo, podemos dizer que Marcos Felipe também fez um belo jogo em favor do Bahia. A pressão rubro-negra após os lances deu certo e na cobrança de escanteio após a falta de Lucas Esteves, Matheusinho bateu tão bem fechado o escanteio que no primeiro momento a impressão era de gol olímpico, porém vemos na jogada que Wagner Leonardo desviou o escanteio e ampliou o placar para o Leão. 2×0 Vitória.

A resposta do Bahia após dois gols sofridos foi fazer uma mudança tripla, tirando Cuesta, Ademir e Everton Ribeiro, três destaques técnicos da equipe de Rogério Ceni, alterações as quais demonstram certo efeito. Biel entrou bem na partida e levou a melhor sobre Zeca em quase todo o tempo que esteve em campo. Apesar das mudanças terem melhorado o Tricolor de Aço, a equipe sofria para chegar no gol de Arcanjo, principalmente por conta da chuva que começou na etapa final.

Aos 23 minutos, quando a defesa do Vitória bloqueou chute de Everaldo, a bola sobrou para Thaciano que tentou cavar por cobertura e mandou no travessão. Na sobra Biel só empurrou da pequena área e descontou para o Bahia em 2 a 1. O tricolor baiano se empolgou e apenas 2 minutos depois de descontar no placar, busca uma nova reação. Biel emendou um carrinho na área que bateu na trave após cruzamento de Thaciano, dando a entender que o gol de empate estava cada vez mais próximo e que o Vitória parecia sentir bastante a avalanche de ataques dos visitantes.

Aos 26 minutos Caio Alexandre construiu pelo meio com Biel que dominou e tocou para Everaldo na entrada da área soltar uma bomba, que explodiu na trave e entrou no ângulo. 2 a 2 e empate do Bahia. Desta forma, o jogo ficou muito aberto e ambas as equipes tiveram grandes chances de tirar o empate do marcador no Barradão, mas acabou por isso mesmo, 2 a 2 no Ba-Vi. Com o resultado, o Bahia se mantém em 10º lugar enquanto o Vitória com um jogo a menos (confronto adiado com Cuiabá), fica em 16°.

Análise final

Do nosso ponto de vista, o empate pode ser considerado um justo resultado se consideramos toda a igualdade no jogo deste fim de semana, assim como foi a final do Baiano vencida pelo Leão. Os detalhes mais uma vez decidiram o resultado de um BaVi em que ambas as equipes buscaram bastante os três pontos. O Bahia pareceu buscar mais o triunfo, porém o Vitória soube se defender muito bem quando precisou e não conseguiu pressionar como havia feito no primeiro tempo.

Diante desse duelo entre rivais, vemos que o começo de trabalho de Léo Condé com o Vitória na primeira divisão é promissor, e tende a se encontrar no decorrer da temporada. E que enquanto isso, podemos estar vendo os últimos momentos de Ceni à frente do Bahia devido aos últimos resultados apresentados pela equipe sob seu comando. No momento só podemos esperar cenas dos próximos capítulos, mas certamente teremos muito mais a acompanhar da dupla baiana neste Campeonato Brasileiro.

Foto: Tiago Caldas / EC Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *