Alex Poatan Chris Weidman
Lutas UFC

Chris Weidman aponta ‘deficiências’ no estilo de luta de Alex Poatan

Chris Weidman, ex-campeão peso-médio do UFC, expressou ceticismo em relação ao estilo de luta do brasileiro Alex “Poatan” Pereira, especialmente suas habilidades de luta de chão, após a recente vitória de Poatan sobre Jamahal Hill no UFC 300.

Apesar da impressionante atuação de Poatan na defesa de seu título peso-meio-pesado com um nocaute no primeiro round, Weidman destacou o que ele percebe como uma lacuna significativa no repertório de wrestling do brasileiro. Poatan, que conquistou títulos em duas divisões de peso em menos de três anos no UFC, está até considerando uma possível mudança para o peso pesado.

No entanto, Weidman acredita que as habilidades de Poatan podem ser unidimensionais, traçando paralelos com Ben Askren, conhecido por sua dominação na luta agarrada. Weidman destacou o fato de que o brasileiro não enfrentou muitos lutadores de wrestling em sua carreira, o que poderia potencialmente expor vulnerabilidades em seu jogo.

“É difícil para mim apoiar completamente Poatan porque vejo uma deficiência com a luta de chão, e ele realmente não enfrentou lutadores de wrestling”, disse Weidman no podcast “Believe You Me”. “É quase tão louco, e é uma deficiência com base no que vimos até agora.”

Weidman comparou a falta de habilidades de wrestling de Poatan com a falta de habilidades de striking de Askren, enfatizando o quanto é surpreendente ver o brasileiro alcançar sucesso apesar dessa aparente limitação.

“Este cara pode ser reconhecido como um dos melhores lutadores de todos os tempos”, observou Weidman. “É estranho de ver. Não sei se são apenas os confrontos ou a evolução do esporte.”

Weidman e os adversários de Poatan no UFC

Desde que entrou no Ultimate em 2021, Poatan já enfrentou sete adversários em oito lutas. O brasileiro começou enfrentando o grego Andreas Michailidis, saindo vitorioso. Depois disso, ele também conquistou vitórias contra Bruno Silva e Sean Strickland na divisão dos médios antes de ter uma chance de disputar o título contra o até então campeão Israel Adesanya.

Após conquistar o cinturão, Poatan amargou sua primeira derrota no UFC para Adesanya, fazendo uma transição para os meio-pesados, onde enfrentou o polonês Jan Blachowicz e venceu. Depois disso, teve mais uma oportunidade pelo título, dessa vez dos meio-pesados, ao enfrentar Jiri Prochazka pelo cinturão vago. Vencendo o tcheco, Poatan defendeu o cinturão pela primeira vez contra Hill no UFC 300.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *