Carlos Alcaraz Roland Garros
Tenis Jogos Roland Garros

Alcaraz vence batalha contra Sinner e vai à final de Roland Garros

Nesta sexta-feira (7), o espanhol Carlos Alcaraz garantiu uma vitória incrível em uma batalha contra o italiano Jannik Sinner para alcançar a final de Roland Garros. Campeão do Australian Open, Sinner havia acumulado 12 vitórias consecutivas até enfrentar o seu rival, e, em uma batalha épica de 4h09, o espanhol mostrou resiliência ao virar o jogo, marcando parciais de 2/6, 6/3, 3/6, 6/4 e 6/3.

Alcaraz, de 21 anos, se garantiu na final de Roland Garros pela primeira vez, tornando-se o semifinalista mais jovem de Grand Slam desde o US Open de 2008, quando Andy Murray derrotou Rafael Nadal. Em busca de seu terceiro troféu de Grand Slam, após vitórias no US Open de 2022 e Wimbledon do ano passado, Alcaraz agora aguarda o vencedor do confronto entre o alemão Alexander Zverev e o norueguês Casper Ruud.

Esta vitória marcou a sexta vez que Alcaraz derrotou Sinner no circuito, com cinco vitórias em nível ATP e uma em challenger, contra quatro derrotas. Os dois já haviam se enfrentado neste ano nas semifinais de Indian Wells, onde Alcaraz também saiu vitorioso. O atual número 3 do mundo ampliou seu excelente histórico em partidas de cinco sets, agora com 10 vitórias e apenas uma derrota.

Optando por uma abordagem mais agressiva, Alcaraz foi recompensado, terminando a partida com 26 bolas vencedoras a mais que Sinner (65 a 39) e cometendo 14 erros não forçados a menos (58 a 44). Curiosamente, o espanhol teve um aproveitamento de saque inferior ao do italiano, com 59% contra 61%, e precisou de 14 chances para efetuar as mesmas seis quebras que Sinner conseguiu em 10 break-points.

Alcaraz supera Sinner fisicamente para vencer

Os quatro primeiros games foram de total domínio de Sinner, que jogou de forma praticamente perfeita, sendo agressivo e encurralando Alcaraz sem cometer erros. Com duas quebras de serviço, Sinner abriu uma vantagem de 4/0. Embora o espanhol tenha conseguido devolver uma das quebras, voltou a oscilar no sétimo game, permitindo que Sinner fizesse 5/2 e fechasse o set em seguida.

A reação de Alcaraz no meio do primeiro set parecia um fato isolado quando Sinner começou a segunda parcial quebrando o serviço do espanhol e vencendo os dois primeiros games. No entanto, Sinner perdeu intensidade, cometendo duplas faltas e apressando os pontos. Carlos aproveitou, ficando mais sólido e vencendo quatro games consecutivos. Embora Sinner tenha equilibrado os games finais, não conseguiu devolver a quebra de desvantagem.

Alcaraz começou melhor no terceiro set e conseguiu uma quebra de serviço, sacando para fazer 2/1. Aparentemente, Sinner começou a sofrer com leves cãibras na mão e nos braços, recebendo atendimento em todas as viradas de lado. Mesmo assim, conseguiu salvar quatro break-points no quinto game e, pressionando o espanhol, obteve uma suada quebra para fazer 5/2. Sinner chegou a ganhar 73% dos pontos com devolução de segundo saque.

Os dois sets finais foram os de melhor qualidade, com ambos os jogadores mais soltos em quadra. O quarto set foi marcado pelo equilíbrio, com ambos sendo firmes no saque e enfrentando alguns games complicados. Sem break-points até a reta final, Sinner cometeu um erro crucial ao sacar em 4/5 e 30-15, errando um smash fácil. Carlos aproveitou e quebrou o saque para empatar a partida.

Impulsionado pelo bom momento, Alcaraz começou o quinto set abrindo 3/0 e vencendo cinco games consecutivos, contando os dois últimos do quarto set. Sinner, mais cansado, não conseguia impor um ritmo ofensivo e o espanholvariava bem as jogadas. Mesmo com games disputados, o espanhol não deu chances de quebra, mostrando irritação ao perder um game apertado, mas concluindo a vitória em um tenso game final, onde Sinner evitou dois match-points antes do espanhol sacar com grande qualidade e finalizar a partida.

FT: Carlos Alcaraz 3-2 Jannik Sinner (2/6, 6/3, 3/6, 6/4 e 6/3)

(Foto: Twitter Roland Garros)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *