Nico Williams Bilbao
Futebol La Liga

Com direito a ‘pintura’! Na prorrogação, Athletic Bilbao elimina o Barcelona da Copa do Rei

Nesta quarta-feira, 24, Athletic Bilbao e o Barcelona se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Rei. No Sam Manés, muitos erros – de ambos os times – marcaram a partida. E novamente não vimos Victor Roque saindo do banco de reservas.

Athletic Bilbao x Barcelona (Foto: VINCENT WEST/REUTERS)
Athletic Bilbao x Barcelona (Foto: VINCENT WEST/REUTERS)

Análise

O Athletic de Bilbao se mostrou um adversário extremamente “indigesto”. Com o apoio da sua torcida, a equipe da casa começou muito bem o primeiro tempo, marcando um gol logo de cara e dominando a partida com muita facilidade. Porém, acabou perdendo campo para o Barcelona, que entrou em campo realmente a partir dos 10 minutos da primeira etapa.

Os visitantes catalães entraram em campo completamente “desligados”, e isso resultou em um gol antes mesmo do primeiro minuto da partida ser jogado. Mas a sorte “falou” mais alto no momento do empate, e o talento de Lamine Yamal também foi fundamental nos 45 minutos iniciais. No entanto, o jovem jogador foi de “herói” a “vilão” no segundo tempo, ao desperdiçar duas chances claríssimas de gol.

O Athletic repetiu a dose do primeiro tempo no segundo, com outro gol marcado nos momentos iniciais. E então, contando com algumas lesões de jogadores importantes na defesa do Barcelona, como Balde, logo no início da primeira etapa, e Christensen, os donos da casa passaram a dominar, mas isso não resultou em gols.

Como o placar se manteve até o final dos 90 minutos, a decisão da partida foi para a prorrogação. O tempo extra foi todo do Athletic, que balançou novamente as redes duas vezes e teve outras chances para ampliar, mas não aproveitou.

Gol ‘esquisito’

Não demorou nem um minuto de jogo para o Athletic Bilbao abrir o placar. Aos segundos de jogo, Lamine Yamal errou e perdeu a posse da bola próximo a sua área. Após cruzamento e bate-rebate dentro da grande área, a bola sobrou para Guruzeta, que finalizou para o gol. Um a zero.

A situação piorou para o Barcelona aos 20 minutos. Balde sentiu uma lesão muscular e precisou ser substituído por Héctor Forte.

E mesmo com tudo isso, a sorte “sorriu” para o Barcelona. Aos 26′ Ferran Torres fez jogada individual e tentou cruzar em direção a área. Porém, após bate-rebate, um defensor do Athletic dominou a bola dentro da pequena área; na hora de “isolar” a bola, Lewandowski chegou no momento certo e levantou o pé. O atacante teve a felicidade de desviar o “chutão” em direção ao gol. Tudo igual.

E a virada não demorou para acontecer. Aos 32′, Lamine Yamal puxou o ataque, passou por alguns defensores e, próximo a grande área, cortou para o meio. Ao achar o espaço, o atacante finalizou com perfeição, no canto do goleiro Julen Agirrezabala. Dois a um.

Lamine Yamal, Barcelona (Foto: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images)
Lamine Yamal, Barcelona (Foto: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images)

O Athletic conseguiu voltar a atacar na reta final do primeiro tempo. Em cobrança de escanteio, Peña precisou fazer uma grande defesa para manter o Barcelona na frente no placar. O goleiro mostrou reflexo ao fazer uma intervenção com apenas uma das mãos, em finalização à “queima-roupa”.

Antes do fim do primeiro tempo, o Barcelona ficou muito próximo do terceiro gol. Aos 47′, Ferran dominou já dentro da grande área e, de chapa, chutou com “endereço”, mas Agirrezabala fez grande defesa. O lance parou na sequência, por conta de um impedimento.

Outro gol relâmpago

Assim como no primeiro tempo, o Athletic começou a segunda etapa com tudo. Aos 48′, Nico Williams levantou a bola na área e Sancet, sozinho, só completou para o gol, de cabeça. Tudo igual.

E a virada do Athletic quase aconteceu. Aos 54′, Christensen perdeu a bola já dentro da área do Barcelona, e Sancet teve a chance de marcar. Em cruzamento em direção a pequena área, o atacante, de cabeça, errou o alvo por muito pouco.

Barcelona x Athletic (Foto: Reprodução)
Barcelona x Athletic (Foto: Reprodução)

Foi nesse momento em que Yamal teve uma oportunidade clara para recolocar o Barcelona em vantagem. Aos 62′, o jovem atacante foi lançado e ficou frente a frente com Agirrezabala. Mas na hira de finalizar, errou o gol por muito, ao optar por tentar “cavar”.

Já nos minutos finais, foi a vez da defesa do Athletic falhar feio. Aos 84’, Aitor Paredes se descuidou e Yamal ficou com a bola sozinho contra Agirrezabala. O atacante deixou o goleiro no chão e, na hora de chutar para o gol vazio, isolou.

Novos erros

E o Barcelona voltou a errar, e novamente de forma “fatal”. Nos minutos finais do primeiro tempo da prorrogação, Sergi Roberto perdeu a bola e Iñaki Williams recebeu dentro da área. O atacante acertou a trave na primeira finalização, mas aproveitou o rebote e completou para o gol. Três a dois.

Já na segunda etapa, Iñaki Williams teve outra chance para marcar, desta vez para “matar” o jogo. Em lançamento em direção a pequena área, o atacante ficou sozinho contra Peña. De primeira o camisa nove tentou, mas parou no goleiro do Barcelona.

Se Iñaki não aproveitou, coube a seu irmão, Niko, marcar o quarto gol do Athletic. Em mais um erro defensivo do Barcelona, o camisa 11 dominou na área e finalizou de “três dedos”. Pintura.

Fim de jogo: Athletic Bilbao 4 x 2 Barcelona

(Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *