Daronco relata ofensas de dirigentes do Furacão após Athletico 1x1 Flamengo
Futebol Brasileirão

Athletico-PR x Flamengo: Daronco relata ofensas de dirigentes do Furacão após o jogo

O árbitro Anderson Daronco relatou em súmula ofensas de dirigentes do Athletico-PR após o duelo do Furacão contra o Flamengo, na tarde do último domingo (15), na Ligga Arena, em Curitiba. O duelo que terminou empatado em 1 a 1 entre os rubro-negros desagradou dirigentes da equipe mandante, que foram citados pelo juiz em súmula encaminhada a CBF e poderá ser avaliada para punição aos envolvidos.

As reclamações de André Mazzuco, diretor de futebol, e Paulo Miranda, gestor desportivo, iniciaram com o tempo de acréscimo dado por Daronco nos instantes finais da partida, que vinha sendo vencida pelo Athletico até os 53 minutos e colocava o Furacão na liderança do Brasileirão. O Flamengo empatou com Evertton Araújo em seguida, e retomou a liderança provisória do campeonato, assumida pelo Botafogo horas depois na vitória sobre o Grêmio em Cariacica.

Ao final do jogo empatado, dirigentes e jogadores se estranharam com a equipe de arbitragem já no túnel de acesso aos vestiários, conforme relatado por Anderson Daronco na súmula da partida, encaminhada a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Frases como “você é ladrão” e outros xingamentos, foram proferidos em direção ao árbitro, que precisou ser escoltado por policiais militares após ofensas de Paulo Miranda e André Mazzuco.

Informo que após o termino da partida, no túnel de acesso, vieram em direção a equipe de arbitragem vários diretores e atletas protestando de maneira ofensiva, sendo contidos pelo policiamento. Informo que foi identificado o diretor do Club Athletico Paranaense, o sr. Paulo Miranda, por vir em direção a equipe de arbitragem no túnel de acesso aos vestiários proferindo as seguintes palavras: ‘Você é ladrão, seu safado, vai tomar no c., seu filho da p…, vai fazer reciclagem’. Informo que o mesmo foi contido pelo policiamento da partida”.

— pontuou Daronco em súmula sobre as ofensas de Paulo Miranda.

 Informo que foi identificado o diretor do Club Athletico Paranaense, sr. André Mazzuco, por vir em direção a equipe de arbitragem no túnel de acesso aos vestiários proferindo as seguintes palavras: ‘Você é um babaca, seu vagabundo, safado, vai tomar no c.’ Informo que o mesmo foi contido pelo policiamento da partida”.

Athletico cancela coletiva de Cuca após polêmicas

Diante da confusão no túnel envolvendo arbitragem, jogadores e dirigentes, o Athletico-PR decidiu pelo cancelamento da coletiva do técnico Cuca, expulso durante a partida junto de seu auxiliar, Cuquinha, e do goleiro Mycael. Porém, o clube se pronunciou através de André Mazzuco, um dos dirigentes acusados por Daronco de ofendê-lo ao final da partida na Arena da Baixada. O dirigente do Furacão criticou a atuação do juiz no jogo de ontem a tarde e questionou a escolha da equipe de arbitragem para o confronto.

Mais uma vez lamentar sobre o que a gente viu aqui. Uma arbitragem que já tem um histórico negativo, inclusive nos jogos do Athletico contra o Flamengo. Problemas no passado que voltam a se repetir. Sete minutos exagerados, depois mais um, sem motivos, e não finalizando a partida após o tempo estabelecido, quando a bola saiu. Sensação que só acabaria quando empatassem”.

Além de criticar de forma direta Anderson Daronco, Mazzuco também questionou a CBF sobre a escolha do árbitro para a direção do duelo contra o time carioca e relembrou sua suspensão do quadro de arbitragem da CONMEBOL. Daronco sofreu um gancho da entidade sul-americana após uma série de erros cometidos no confronto entre Nacional-URU e River Plate, que terminou empatado em 2 a 2 e cercado de polêmicas.

Em um jogo tão importante, valendo a liderança do campeonato, a CBF escala um árbitro que está suspenso pela Conmebol por erros graves. Fica a pergunta, qual o critério?”

Com o empate, o Athletico-PR chegou aos 17 pontos e estacionou em quarto lugar no Campeonato Brasileiro, após ter assumido a liderança durante o jogo deste domingo, quando ainda vencia o Flamengo em Curitiba. Nesta quarta-feira, o Furacão encara outro adversário direto na parte de cima, o agora líder Botafogo, fora de casa, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

André Mazzuco, diretor de futebol do Athletico
André Mazzuco, diretor de futebol do Athletico, critica arbitragem após empate de 1×1 com o Flamengo — Foto: José Tramontin/Athletico

Foto: Geraldo Bubniak/AGB