Bellingham, Inglaterra e Eslováquia
Futebol Eurocopa

Bellingham pode pegar gancho por gesto controverso após golaço, diz jornal; jogador se explica

Depois de uma vitória dramática sobre a Eslováquia para avançar às quartas de final da Euro 2024 no último domingo com Jude Bellingham e Harry Kane, a Inglaterra tem pela frente um novo problema a superar para a próxima fase do torneio. Bellingham, autor do gol que empatou o duelo vencido pelos ingleses de virada por 2 a 1 na prorrogação com um gol de Kane, fez um gesto considerado desrespeitoso aos adversários durante a partida e poderá desfalcar a equipe contra a Suíça no próximo sábado.

Após marcar um golaço em Gelsenkirchen, na Alemanha, Bellingham levou a mão em direção à virilha e a moveu para frente e para trás, na direção do banco de reservas. O comportamento registrado no duelo de ontem deu início a boatos de que o camisa 10 da Inglaterra ofendeu os eslovacos, até então parcialmente classificados para as quartas de final da Eurocopa.

Diante do gesto polêmico, o astro do Real Madrid se direcionou rapidamente às redes sociais para explicar que o ato não passou de uma “piada interna” entre os colegas de seleção inglesa. Bellingham destacou seu respeito à seleção da Eslováquia pela forma que a equipe jogou no confronto de ontem, e saiu na frente do marcador aos 25 minutos do primeiro tempo com Ivan Schranz.

Um gesto de piada interna para alguns amigos próximos que estavam no jogo. Nada além de respeito pela forma como a seleção da Eslováquia jogou esta noite”.

— destacou Jude Bellingham nas redes sociais após Inglaterra 2×1 Eslováquia.

Bellingham faz gesto controverso após gol contra Eslováquia na Euro
Jude Bellingham faz gesto controverso após gol da Inglaterra contra Eslováquia na Eurocopa — Foto: Reprodução de vídeo

Jornal aponta que Bellingham pode pegar gancho na UEFA

Apesar das explicações de Bellingham sobre a polêmica de ontem, o jornal português A Bola apontou que a UEFA pode considerar o gesto como um desrespeito às regras da entidade e da Eurocopa, suspendendo o inglês da competição durante um jogo, ou seja, o próximo, diante da Suíça no sábado que vem. A possível punição do atleta de 21 anos é considerada como um duro golpe para a seleção da Inglaterra, que se classificou de forma suada contra a Eslováquia nas oitavas de final.

Em quatro jogos na Euro 2024, os ingleses comandados por Gareth Southgate marcaram apenas quatro gols em quatro partidas e possuem uma campanha de duas vitórias e dois empates. No próximo final de semana, a equipe encara os suíços, classificados diante da atual campeã Itália, vencendo por 2 a 0. O confronto em Düsseldorf está marcado para às 13h (de Brasília).

Foto: Clive Mason/Getty Images