Júnior Santos Botafogo
Futebol Libertadores

Com um a menos, Botafogo consegue empate heroico e está na fase de grupos da Libertadores 

Após vencer o Red Bull Bragantino, por 2 a 1, no Rio de Janeiro, o Botafogo foi para Bragança Paulista disposto a sustentar a vantagem conquistada nos primeiros 90 minutos.

O time jovem e rápido do Massa Bruta queria se impor para achar o resultado na base da pressão, porém, o Botafogo soube amarrar a partida e contou com o fenomenal Júnior Santos e boa partida de Gatito Fernández para conquistar um empate heroico após ficar 40 minutos com um jogador a menos.

O torcedor do Glorioso finalmente pode comemorar a volta oficialmente à Libertadores.

Jogo amarrado e quase nada criativo

O Bragantino começou pressionando, empurrando o Botafogo para atrás. Entretanto, o time do interior paulista não conseguia criar chances claras de gol.

A pressão seguia firme, mas a equipe da casa mais rondava a área adversária do que era efetiva. Só aos 27’ que Helinho fez Gatito Fernández trabalhar.

Helinho era o jogador do Bragantino que mais tentava, porém, sem pontaria. Só que além disso, o principal jogador da partida até então, fazia o que queria com Marçal.

No último lance do primeiro tempo, Lucas Cunha deu boa cabeçada, mas Damián Suárez salvou para manter o primeiro tempo no zero.

Júnior Santos e Gatito Fernández garante o resultado para o Botafogo

O segundo tempo continuou com o mesmo panorama, muita transpiração e pouca inspiração. Só que aos seis minutos, Damián Suárez matou um ataque promissor de Juninho Capixaba, sendo expulso.

Quatro minutos depois, Helinho bateu falta e Gatito fez uma defesaça. O Red Bull Bragantino era bem mais incisivo na etapa complementar.

Pouco tempo depois, Lincoln fez uma jogadaça, mas Borbas perdeu a oportunidade.

Helinho seguia sendo o jogador mais perigoso do Bragantino, só que não conseguia furar o bloqueio defensivo do Glorioso.

Só que aos 30 minutos, depois de sofrer muita pressão, Hugo insistiu numa jogada pela esquerda e cruzou na medida para o iluminado Júnior Santos, anotar o oitavo gol dele na Libertadores, marcando um tento preciosíssimo.

Após o gol sofrido, o Bragantino passou a pressionar do jeito que conseguia, se lançando ao ataque de forma afobada e pouco eficiente. Não tinha criatividade e nem organização tática.

Mas, futebol é um esporte fascinante, e aos 40 minutos, após receber de Juninho Capixaba, Talisson deu belo drible em Lucas Halter e fez um golaço, ressuscitando o Bragantino na partida.

O Red Bull Bragantino martelava, mas nada acontecia, até que aos 49’, a grande oportunidade dos anfitriões. Guilherme cruza, Borbas escora e Helinho finaliza para uma defesa espetacular de Gatito Fernández, praticamente sacramentando a vaga do Glorioso.

Depois disso, foram mais três minutos de tensão, para finalmente, após sete anos, o Botafogo disputar a fase de grupos da Libertadores.

Final: Bragantino 1×1 Botafogo

Gatito Fernández tem grande atuação na classificação do Botafogo
Gatito Fernández tem grande atuação na classificação do Botafogo (Imagem: Vitor Silva/Botafogo)

 

Comentários finais sobre a classificação do Botafogo

O Botafogo jogou mais para destruir do que para construir e, na base da raça, levou a partida como queria, se defendendo, mas sofrendo pouco.

O time carioca passou quase o jogo todo “nas cordas”, mas sofreu poucas chances claras de gol. E, na chance que teve, Júnior Santos foi efetivo novamente, praticamente matando a partida, mesmo com um jogador a menos.

O Glorioso precisa evoluir muito, porém, agora Fábio Matias terá tempo para trabalhar, já que o time carioca está fora do campeonato regional, e tentar dar uma cara melhor para esse Botafogo na sequência da temporada.

Já o Bragantino, agora voltará as atenções ao Paulistão onde enfrentará a Inter de Limeira, no próximo domingo (17), pelas quartas de finais da competição, também no Nabi Abi Chedid.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *