Brasil vence Venezuela e segue vivo no Pré-Olímpico - Foto: Joilson Marconne/CBF
Futebol Seleção Brasileira

Brasil sofre, vence Venezuela e segue vivo no Pré-Olímpico

O Brasil sofreu, mas venceu a Venezuela por 2 a 1, nessa quinta-feira (8), no Estádio Nacional Brígido Iriarte, conseguindo assim a primeira vitória no quadrangular final do Torneio Pré-Olímpico. O resultado manteve as chances de classificação da seleção para os Jogos de Paris, em julho deste ano.

Assim como na primeira fase, o destaque da partida foi o centroavante Endrick, que participou dos dois gols do triunfo verde e amarelo. O jogo foi bastante truncado no primeiro tempo, sem grandes oportunidades. Já na etapa final não faltaram gols e emoções.

Venezuela sai atrás, mas se impõe

Logos aos cinco minutos um susto: Kelsy fez boa jogada, invadiu a área e tocou entre as pernas do goleiro Mycael. A bola ia em direção ao gol, mas Arthur Chaves salvou em cima da linha para manter a igualdade no placar. O lance animou o Brasil, que melhorou depois do susto.

Tanto que pouco depois, aos 12 minutos, Endrick recebeu cruzamento na área e passou de cabeça para Gabriel Pec chegar batendo. A finalização foi travada, mas a sobra ficou com Maurício, que chutou firme para abrir o placar. A vantagem brasileira durou pouco, pois aos 22′, Bolívar aproveitou falha de Arthur Chaves, que escorregou na área, e empatou para a Vinho Tinto, levando o técnico brasileiro Ramon Menezes ao desespero.

A Venezuela cresceu depois do empate e quase virou com Segovia, que arriscou de longa distância e acertou o travessão, tirando o “uhhh” do estádio. No minuto seguinte os venezuelanos chegaram a marcar com Lacava, que bateu colocado sem chances para Mycael após troca de passes envolvente. Porém, o gol foi revisado e anulado pelo VAR por causa da participação de Bolívar, que estava adiantado e se abaixou para a bola passar.

Virada e alívio para o Brasil

O empate não era bom para nenhuma das duas seleções, mas era ainda pior para o Brasil, que havia perdido o primeiro jogo do quadrangular para o Paraguai por 1 a 0. Porém, aos 43’, Endrick recebeu na intermediária e descolou um passe preciso entre dois marcadores para Guilherme Biro sair na cara do goleiro e fezer o da vitória e do alívio.

Guilherme Biro marca e garante vitória do Brasil - Foto: Joilson Marconne/CBF
Guilherme Biro marca e garante vitória do Brasil – Foto: Joilson Marconne/CBF

Na coletiva pós-jogo, Ramon Menezes, que estava bastante pressionado devido ao baixo desempenho do Brasil na competição, fez questão de engrandecer a vitória e também o adversário.

“A gente sabe que é uma competição muito difícil, mesmo vencendo a gente não tinha jogado na primeira fase o que nós jogamos hoje. Eu sempre disse que a gente ia crescer na competição. Hoje foi um dia totalmente diferente, a gente sempre diz que todos os jogos seriam uma final, mas hoje, de fato, se tornou uma final para todos nós. Os atletas entenderam o momento, entraram com concentração muito grande e jogaram futebol. A Venezuela também fez um ótimo jogo, dificultou muito as nossas ações”, disse o técnico.

Definição para a última rodada

Com o resultado, o Brasil assumiu o segundo lugar, com seis pontos, atrás do Paraguai, que tem quatro. A Argentina, que empatou em 3 a 3 com os Guaranis, é a terceira com dois pontos, enquanto a Venezuela, dona da casa, ocupa a lanterna com um ponto ganho.

A rodada final do quadrangular será no domingo (11). Os confrontos serão Brasi x Argentina e Venezuela x Paraguai. A emoção será garantida, pois todas as seleções têm chances de classificação, visto que as duas melhores colocadas carimbam o passaporte para Paris. Um empate pode classificar o Brasil, caso a Venezuela não vença seu jogo. Se vencer, a seleção estará nos Jogos e tentará o inédito tricampeonato olímpico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *