Caxias Bahia
Futebol Copa do Brasil

Bahia vence Caxias nos pênaltis e avança na Copa do Brasil

Nesta terça-feira (12), o Bahia evitiou eliminação na Copa do Brasil diante do Caxias e avançou para a 3ª fase ao vencer a disputa por pênaltis após empate por 2 a 2, no Estádio Centenário.

Bahia construiu virada no primeiro tempo

Rogério Ceni conseguiu impor o seu estilo ofensivo durante quase todo o primeiro tempo e grande parte da partida, criando uma situação de tranquilidade por aproximadamente 70 minutos para os visitantes enquanto o Caxias-RS sofria muito com a tentativa de controlar o sistema defensivo em marcação com bloco médio.

A etapa inicial começou de forma extremamente movimentada pois o Caxias acabou marcando e surpreendendo os comandados de Rogério Ceni. Logo aos 4′, após cobrança de escanteio de Marcelo, a bola resvalou em Caio Alexandre, que deixou a sua marca com um gol contra.

O Bahia assumiu de vez o controle das ações ofensivas na sequência do primeiro tempo e acabou se aproximando do gol com as chances de Caio e Thaciano, mas o destaque ficou por conta de Everton Ribeiro, que mandou por cima do gol após tentativa de chute por cobertura.

Aos 19′, após forte pressão em cima do adversário, o Bahia enfim buscou o merecido gol de empate. Victor Cuesta deu um passe preciso para Cauly chutar forte de forma certeira para concluir com enorme categoria no canto do goleiro Fabian Volpi.

Mantendo a forte intensidade, o tricolor virou a partida aos 40′ do primeiro tempo. Everaldo recebeu excelente passe de letra de Everton Ribeiro e chegou na linha de fundo para cruzar achando Thaciano, e o atacante não desperdiçou com finalização de primeira para deixar os comandados de Rogério Ceni na frente do placar.

Caxias assustou e teve chances de eliminar equipe de Rogério Ceni

Diferentemente da etapa inicial, o segundo tempo acabou sendo marcado por poucas oportunidades de gol para as duas equipes. O Bahia chegou a desenvolver algumas chances de gol com finalizações sem levar grande perigo, mas acabou não sofrendo sustos pois manteve o controle da posse e das ações com bola.

Everaldo e Cauly tiveram chances de amplair o placar, enquanto Álvaro teve uma rara chance de gol para o Caxias, mas desperdiçou com chute fraco e Marcos Felipe defendeu.

No entanto, quando tudo indicava que o Bahia conseguiria uma classificação tranquila diante de um jogo absolutamente controlado, alguns erros de posicionamento nos minutos seguintes fizeram a construção coletiva ser muito prejudicada, faltando contundência dentro da grande área defensiva para impedir que as poucas chances do Caxias acabassem resultando em gols.

Controlando mais a posse de bola na reta final da partida, os mandantes construíram maior confiança para tentar evitar a eliminação e desta forma, conseguiram buscar o gol de empate oas 43 minutos. Robinho aproveitou cruzamento e desviou de cabeça para empatar o jogo e deixar Rogério Ceni muito incomodado.

A definição da vaga foi para os pênaltis com emoção pois Marcelo Ferreira batendo no travessão e Robinho parou no goleiro adversário, deixando o Caxias em desvantagem. Porém, o Bahia não aproveitou para abrir 2-0 pois Santiago Arias isolou a cobrança, fazendo Dudu Mandai manter o Caxias na disputa.

As duas equipes mantiveram os acertos na sequência e mandaram a decisão para as cobranças alternadas. Após acertos de David Lustosa, Biel, Pedro Cuiabá, Everton Ribeiro, Denílson chutou para fora e Victor Cuesta classificou o Bahia.

Caxias 2(5)-(6)2 Bahia

Imagem: Tiago Caldas / EC Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *