Corinthians Copa do Brasil
Futebol Copa do Brasil

Com gols no primeiro tempo, Corinthians vence São Bernardo fora de casa e avança na Copa do Brasil

São Bernardo e Corinthians disputaram em jogo único uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil, em partida disputada no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo. O confronto entre as duas equipes não foi o primeiro desse ano, já que ambos se encontraram pelo Campeonato Paulista, no mesmo palco da partida de hoje. Com gols marcados ainda na primeira etapa, o Timão sofreu alguns sustos, porém, administrou o placar conquistado logo no início, e viu o Bernô desperdiçar oportunidades claras de construir um bom jogo diante de seu torcedor. Confira agora, um resumo do que aconteceu na partida desta quinta-feira (14), e selou além da classificação alvinegra, uma revanche do Corinthians pela derrota no Paulistão.

Como foi São Bernardo e Corinthians?

O confronto no ABC paulista começou com o Timão buscando a vantagem do jogo, e logo nos primeiros minutos, Raniele é derrubado por Arthur Henrique dentro da área, lance no qual o árbitro Bráulio da Silva Machado sinaliza penalidade máxima a favor do Corinthians. Yuri Alberto vai para a bola e marca 1 a 0 para o alvinegro em São Bernardo, cobrança no canto de Alex Alves e resultado parcial classificando os visitantes. Na sequência, a partida é dominada pelas faltas lá e cá, o juiz distribui cartões para os dois times, que apelam muito com puxões e carrinhos visando conter o adversário dentro de campo. Garro toma amarelo após entrada dura em Wesley Dias, e dois minutos depois, é a vez do próprio camisa 10 corintiano sofrer uma falta de Alan Santos, e o volante do Bernô levar um cartão.

Ainda na primeira etapa, o time do São Bernardo tenta a reação e começa a dar um calor no Corinthians, mas acaba se perdendo ao longo das jogadas, e deixando o rival administrar a vantagem no marcador. A dificuldade com a qual o aurinegro lidou nas intervenções que conquistou, pesaram muito no resultado, e se mostraram ainda mais consequentes para os donos da casa. Pedro Raul aos 25 minutos aumenta o placar para o Timão após cruzamento de Wesley, 2 a 0 e a vaga mais próxima dos visitantes, que há um ano não venciam um jogo contra o Bernô no Primeiro de Maio.

O primeiro tempo termina com o Corinthians perdendo um jogador importante para a partida da fase seguinte, o já amarelado Rodrigo Garro se desentende com Hélder e é expulso por Bráulio da Silva Machado após cair na pilha do defensor do São Bernardo. Colegas de equipe do argentino até tentam protestar com o juiz, mas ele é categórico na decisão, e gera muita polêmica pela atitude de expulsar o corintiano. Depois da expulsão, Rodrigo Souza dá entrada dura em Fagner e não toma cartão, o que leva os jogadores do Timão a contestar novamente a arbitragem da partida. O Bernô termina a primeira etapa com mais um jogador amarelado, o atacante Silvinho se choca com Cássio após tentar o bote em busca do primeiro gol dos donos da casa, aos 47.

A etapa final do confronto começa com duas novas substituições no São Bernardo mirando uma reação e classificação inédita para a terceira fase da Copa do Brasil. No primeiro tempo, Márcio Zanardi já havia tirado Lucas Lima para dar lugar a Rodrigo Souza, e agora, colocou Davi Gabriel e Kayke nos lugares de Arthur Henrique e Alan Santos. O Corinthians fez sua primeira substituição, colocando Matheuzinho no lugar de Wesley. E o duelo segue truncado com faltas de ambos os lados. Aos 5 minutos, Cássio intervém e impede o gol que colocaria o Bernô no jogo, e na sequência, os donos da casa sofrem um novo golpe. Helder é expulso após uma nova falta e desfalca o time do ABC na partida, igualando a quantidade em campo, 10 contra 10.

Essa igualdade de jogadores deu ao Corinthians um poder de domínio maior a equipe visitante e que construiu sua vantagem ainda no primeiro tempo de jogo. O técnico António Oliveira promove nova alteração aos 25 minutos e coloca Romero no lugar de Pedro Raul. Aos 31, Yuri Alberto aproveitando uma bobeada da defesa do São Bernardo adentra em disparada a área adversária, marcando o terceiro do Timão, porém, tem o gol anulado por estar em posição irregular segundo o bandeira. De lá pra cá, o Corinthians toma conta da partida apesar do Bernô insistir em criar, porém muitas vezes parar no goleiro Cássio ou antes dele. Aos 35 António Oliveira acaba expulso ao reclamar com a arbitragem, e também estará fora da partida seguinte na Copa do Brasil. A torcida alvinegra começa a festejar o resultado com sinalizadores, o que interrompe o duelo por estarem atrapalhando a visão dos atletas dentro de campo.

Depois do reinício, Romero tem duas oportunidades desperdiçadas após entrar em campo. Aos 37, tem um lance barrado pela arbitragem, que sinalizou posição irregular do paraguaio após lançamento de Raniele o deixar cara a cara com Alex Alves. Aos 38, agora em condição legal, novamente o atacante do Corinthians fica cara a cara com o goleiro do São Bernardo depois de receber um lançamento de Matheus França, porém, desperdiça a chance de marcar o terceiro gol do Timão, que apesar do longo tempo de acréscimo, obtém a vitória e a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. Final, Corinthians 2, São Bernardo, 0.

O Corinthians agora aguarda o sorteio da terceira fase da Copa do Brasil para conhecer seu futuro adversário no mata-mata, a ser iniciado em maio, até lá, a equipe se prepara para dar início ao Brasileirão e à Copa Sul-Americana, que começam em abril, o alvinegro terminou desclassificado das finais do Paulistão. Já o São Bernardo, se concentra para o início do Brasileirão Série C, onde buscará novamente flertar com a briga pelo acesso à Série B de 2026, e ir longe buscando subir de divisão nacional.

Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *