Dirigentes do Corinthians, Augusto Melo e Rubens Gomes, o Rubão.
Brasileirão Futebol

Dirigentes do Corinthians contestam arbitragem e árbitro relata em súmula: “Você não deveria mais apitar aqui”

No último domingo (14), na Neo Química Arena, Corinthians e Atlético-MG se enfrentaram em um confronto válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Após o empate sem gols em Itaquera, o árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz integrante da FERJ – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, registrou na súmula do jogo as manifestações acaloradas dos dirigentes corinthianos contra a sua arbitragem.

Augusto Melo, presidente do Corinthians, manifestou sua insatisfação afirmando: “Você não deveria mais apitar aqui”. Já Rubens Gomes, conhecido nas redes sociais como “Rubão”, e diretor de futebol, foi ainda mais incisivo ao proferir: “Você é horroroso”.

Ofensas relatadas pelo árbitro de Corinthians e Atlético Mineiro em súmula da CBF.
Ofensas relatadas por Yuri Elino Ferreira da Cruz, árbitro de Corinthians e Atlético Mineiro em súmula da CBF. – Foto: Reprodução/CBF

Expulsão do treinador e consequências para o Corinthians

A tensão extrapolou os dirigentes quando o português António Oliveira, técnico do Corinthians, foi expulso após o apito final por reclamar com a equipe de arbitragem. Na súmula, o treinador argumentou que o árbitro da partida “errou” e “quis compensar”, sem detalhar o lance em questão. “Você está de sacanagem, tem que me respeitar, merda”, teria declarado Oliveira após receber o cartão vermelho. Com a suspensão resultante da expulsão, o treinador do Timão não poderá estar no banco de reservas na próxima partida do Corinthians. O time enfrentará o Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), às 20h desta quarta-feira, pela segunda rodada do Brasileiro.

Vale ressaltar que este novo episódio de tensão entre dirigentes e equipes de arbitragem destaca a sensibilidade e a necessidade de discussão sobre o tema no futebol nacional. O domingo também registrou reclamações nos jogos entre Vasco e Grêmio, e Atlético Goianiense e Flamengo, com dirigentes indo até a imprensa para manifestar sua insatisfação com a arbitragem. E no mesmo jogo, o Atlético Mineiro, adversário do Corinthians, emitiu nota de repúdio com relação a decisões de Yuri Elino Ferreira da Cruz. O Galo teve Battaglia expulso ao final do primeiro tempo, e um gol anulado em Itaquera.

O Brasileirão de 2023 já foi marcado por fortes declarações de dirigentes levantando suspeitas sobre a conduta dos árbitros em campo. John Textor, dono da SAF do Botafogo, é o principal protagonista dessa história e diz ter provas de que o alvinegro carioca foi prejudicado no campeonato passado, vencido pelo Palmeiras, mas sem apresentá-las ao público desde que apresentou as acusações.

Foto: Divulgação/Agência Corinthians.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *