gngfnngfnf
Futebol La Liga

Ernesto Valverde amplia seu legado ao construir o melhor time do Athletic Club em anos

Havia um clima de festa em Bilbao no sábado à noite, quando o Athletic Club derrotou os rivais Real Sociedad por 2 a 1 no Derby Basco, subindo, pelo menos temporariamente, para o terceiro lugar na LALIGA EA SPORTS. Não importou que Iñaki Williams, o líder do ataque, estivesse ausente na Copa das Nações Africanas; seu substituto, Álex Berenguer, marcou dois gols na primeira etapa para garantir mais três pontos para Los Leones.

Com 41 pontos nas primeiras 20 rodadas, o Athletic Club deste ano é o melhor em anos. As estatísticas comprovam isso, já que as únicas campanhas do clube com resultados melhores após 20 rodadas foram em 1942/43, 1955/56, 1982/83 e 1983/84. Em cada uma dessas quatro temporadas, os bascos conquistaram o campeonato. Embora vencer a LALIGA EA SPORTS não seja o principal objetivo nesta temporada, retornar à Europa pela primeira vez em seis anos é uma prioridade, e o Athletic Club está a caminho de terminar nas posições europeias, talvez até mesmo nas vagas da Liga dos Campeões.

Existem várias explicações para a excelente forma do Athletic Club, mas o principal arquiteto é, sem dúvida, Ernesto Valverde. Esta é sua oitava temporada no comando do San Mamés e a segunda campanha de seu terceiro período no cargo, após retornar ao clube no verão de 2022. Depois de terminar em oitavo e a apenas uma posição da Europa na última temporada, o Athletic Club de Valverde está voando em 2023/24, com 12 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas.

O que Valverde alcançou desde seu retorno a Bilbao é especialmente impressionante, considerando o quão poucos reforços chegaram através do mercado de transferências. Desde o verão de 2022, as únicas chegadas em Bilbao foram Ander Herrera, Gorka Guruzeta e Iñigo Ruiz de Galarreta. No entanto, Valverde mudou a sorte deste elenco fazendo os ajustes certos e confiando na juventude.

Aos 59 anos e prestes a completar 60, Valverde é tão taticamente astuto quanto sempre foi. No Derby Basco de sábado, os 11 jogadores em campo estavam perfeitamente sincronizados e capazes de pressionar juntos como uma unidade e depois recuar para um bloco baixo também. Isso parecia confundir La Real, mas não teria funcionado sem a coordenação perfeita do Athletic Club e as horas e horas no campo de treinamento.

Após o jogo, o treinador da Real Sociedad, Imanol Alguacil, elogiou seu colega e o Athletic Club. “Enfrentamos a equipe mais em forma da divisão”, disse ele. “Isso é demonstrado pelas estatísticas e pelo jogo.”

Os números mostram que esse atual time do Athletic Club está jogando em um nível diferente. Ao olhar para os três períodos separados de Valverde no comando do San Mamés, a porcentagem de vitórias desde seu retorno em 2022 é de 49%. Isso é maior que os 41% de seu primeiro período e os 48% de seu segundo período, que muitos consideravam insuperáveis.

Valverde recentemente comandou seu 500º jogo na LALIGA EA SPORTS, uma vitória por 2 a 0 fora contra o Sevilla FC em 4 de janeiro, e foi nomeado o Treinador do Mês da LALIGA EA SPORTS para dezembro. Mesmo depois de tudo que conquistou em sua carreira e como bicampeão da LALIGA EA SPORTS em seu tempo no comando do FC Barcelona, ele ainda está adicionando à sua lista de realizações. Até o final desta temporada, ele terá ultrapassado Javier Clemente para entrar no top cinco de treinadores com mais partidas na primeira divisão da Espanha. E Valverde não mostra sinais de desaceleração, o que significa que seu legado pode continuar a crescer ainda mais.

(Foto: LaLiga Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *