Eurocopa
Futebol Eurocopa

Eurocopa 2024: Espanha dá ‘show’ e goleia a Geórgia

Neste domingo, 30, pelas oitavas de final da Eurocopa, Espanha e Geórgia fizeram uma partida divertida do início ao fim. A Geórgia abriu o placar, mas não manteve a vantagem, e os espanhois mostraram a sua força ofensiva.

Eurocopa: Espanha x Geórgia (Foto:  Foto:  Alberto Pizzoli/ AFP via Getty Images)
Eurocopa: Espanha x Geórgia (Foto: Foto: Alberto Pizzoli/ AFP via Getty Images)

Análise

O primeiro tempo do jogo foi marcado por uma Espanha dominante, com muita posse de bola. Os espanhois passaram os 45 minutos pressionando seus adversários, que abriram o placar.

Nas poucas vezes em que a Geórgia passou do meio-campo, o time conseguiu marcar o primeiro gol. Mesmo atrás do placar, a Espanha manteve seu método de jogo, com muita posse de bola próxima a grande área da Geórgia. Então, Rodri venceu xx, um dos destaques da Eurocopa, para empatar o jogo antes do intervalo.

A Geórgia ainda assustou no segundo tempo, mas, a partir do 51’, só deu Espanha. Os espanhois mostraram toda a sua força na segunda etapa, mostrando o porquê são um dos favoritos ao título da Eurocopa.

Os gols foram saindo aos montes, com a Geórgia sentindo cada “golpe”. Os gols foram criados de forma natural, sem que a Espanha forçasse absolutamente nada. Nico Williams e Lamine Yamal se destacaram bastante nesse momento, colocando pressão nas duas pontas.

Do outro lado, mesmo atrás do placar, não restava nada para a Geórgia além de se defender do ímpeto ofensivo da Espanha. Foram poucas as vezes que a Geórgia tentavam algo no ataque, sempre com Kvaratskhelia sendo destaque.

Mas não deu para a Geórgia. Uma das grandes histórias da Eurocopa 2024 se despediu da competição de “cabeça erguida”, ao ser eliminada pela forte Espanha. Agora, os espanhois se tornaram, talvez, o destaque da competição.

Eurocopa: Gol contra de Le Normand, da Espanha (Foto: Getty Images)
Eurocopa: Gol contra de Le Normand, da Espanha (Foto: Getty Images)

Geórgia abre o placar

A Espanha dominou completamente os primeiros minutos da etapa inicial. Os espanhois tiveram mais posse de bola e retraíram a Geórgia ao seu próprio campo por muitos minutos.

Nesse momento Mamardashvili precisou fazer duas defesas para evitar que o placar fosse aberto, algo que aconteceu, mas para o outro lado. Em um rápido contra-ataque, aos 18’, a bola cruzada em direção a pequena área, onde estava Khvicha Kvaratskhelia. Antes dele, Robin Le Normand desviou para o próprio gol.

Atrás do placar, a Espanha se lançou novamente ao ataque. A pressão aumentou, as chances apareceram e Mamardashvili continuou fazendo grandes defesas, até Rodri aparecer.

Aos 39’, Rodri recebeu na entrada da área, cortou para o lado, cortou para o outro e achou o espaço. O meio-campista finalizou rasteiro, sem chances para Mamardashvili, que até tentou, mas não conseguiu.

Eurocopa: Nico Williams, um dos destaques da Espanha (Foto: Reprodução/X)
Eurocopa: Nico Williams, um dos destaques da Espanha (Foto: Reprodução/X)

Virada e goleada

A situação se manteve nos primeiros minutos da segunda etapa, mas Kvaratskhelia tentou surpreender a Espanha. O jogador do Napoli pegou a bola no meio-campo e, de lá mesmo, finalizou. A bola passou muito próximo ao gol de Unai Simón, que estava adiantado.

Depois, só deu Espanha, que virou o placar. Tudo começou aos 50’, com Lamine Yamal cobrando falta e parando em Mamardashvili. Na sequência do lance, a bola voltou para o jogador do Barcelona, que cruzou com perfeição para Fabián Ruiz. O meia cabeceou para o gol.

A Geórgia tentou ir atrás do empate, ainda apostando nos contra-ataques, mas acabou levando o terceiro. Aos 75’, depois que a Geórgia perdeu a bola no ataque, Nico Williams foi lançado, passou pelo defensor e finalizou com perfeição, sem chances para Mamardashvili.

A Geórgia sentiu muito o terceiro gol da Espanha, que partiu para cima em busca da goleada. Aos 80’, Yamal recebeu dentro da grande área e, ao tentar encobrir Mamardashvili, acabou parando no goleiro do Valencia.

A Espanha atacava, atacava e atacava, e o quarto gol não demorou. Aos 82’, após bate-rebate, Dani Olmo tirou o zagueiro no domínio e chutou de chapa, e Mamardashvili só assistiu.

Fim de jogo: Espanha 4 x 1 Geórgia

Eurocopa: Nico Williams e Lamine Yamal, destaques da Espanha (Foto: Getty Images)
Eurocopa: Nico Williams e Lamine Yamal, destaques da Espanha (Foto: Getty Images)

Eurocopa

A Espanha, agora, enfrentará a Alemanha na sexta-feira, 5.

(Foto: Getty Images)