20240616 153112 scaled
Automobilismo WEC

Ferrari supera problemas e conquista vitória nas 24 Horas de Le Mans

Em uma corrida eletrizante, Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina conquistaram a vitória nas 24 Horas de Le Mans, dirigindo a Ferrari 499P #50 e cruzando a linha de chegada com uma vantagem de 14 segundos sobre o Toyota GR010 HYBRID #7 de Nyck de Vries, Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez. A Ferrari #51, pilotada pelos campeões defensores Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, completou o pódio.

A corrida foi marcada por intensa competição e manobras estratégicas, especialmente nas horas finais. O caminho de Nielsen para a vitória foi facilitado quando Lopez rodou na Curva Dunlop, parando brevemente na pista, o que acabou com as esperanças da Toyota de adicionar uma sexta vitória em Le Mans ao seu recorde.

A Ferrari #50 fez progressos significativos durante a 18ª hora, pouco antes da última chuva. Fuoco ultrapassou a Ferrari #83 e o Porsche #5 de Frederic Makowiecki, assumindo o segundo lugar quando um Cadillac #2 fora de sincronia parou para trocar para pneus de chuva.

Apesar de enfrentar dificuldades no final da corrida, incluindo uma bandeira preta e laranja devido a uma porta solta que forçou Nielsen a parar, a Ferrari #50 conseguiu manter sua liderança sobre o Toyota #7.

Ferrari dominante 

A Ferrari exibiu uma velocidade impressionante desde o início, com todos os seus três 499Ps, incluindo a entrada do cliente AF Corse, avançando para a frente dentro da primeira hora. As Ferraris #50 e #83 permaneceram na pista durante uma breve chuva no sábado à noite, ganhando uma vantagem significativa enquanto a maioria dos outros carros, incluindo a Ferrari #51, pararam para trocar de volta para pneus slick.

A corrida teve múltiplas interrupções, incluindo uma reparação de barreira de duas horas após o acidente do BMW #20, seguida por outro período de safety car devido a condições climáticas adversas. Essas interrupções viram Toyota, Porsche e Ferrari trocando a liderança várias vezes.

Pier Guidi garantiu o último lugar no pódio apesar de uma penalidade de cinco segundos por colidir com o Toyota #8 de Brendon Hartley, o que deixou Hartley virado na direção errada na curva Mulsanne. O favorito pré-corrida Porsche teve que se contentar com a quarta posição, com Laurens Vanthoor terminando apenas 1,1 segundos atrás de Pier Guidi no Porsche #6 963 LMDh.

O Porsche #6 havia assumido a liderança brevemente na 18ª hora, mas caiu para trás devido a uma parada obrigatória durante um período de safety car. O Toyota #8, atrasado pelo incidente com Pier Guidi, terminou em quinto, pilotado por Sebastien Buemi, Hartley e Ryo Hirakawa.

A Cadillac emergiu como uma surpresa, com o V-Series.R #2, pilotado por Alex Lynn, Earl Bamber e Alex Palou, assumindo a liderança após uma parada bem cronometrada antes do último safety car. No entanto, a chuva nas últimas três horas anulou qualquer vantagem estratégica, e o carro terminou em sétimo.

A Peugeot teve outra corrida desafiadora com o novo 9X8 2024, terminando em 11º e 12º, prejudicada por penalidades e problemas mecânicos. A Lamborghini teve um desempenho estável, terminando em 10º e 13º, enquanto a equipe Isotta Fraschini conseguiu completar a corrida em 14º lugar.

BMW e Alpine enfrentaram retiradas antecipadas devido a falhas no motor e acidentes, impactando significativamente sua corrida. A Ferrari cliente #83, que liderou uma parte significativa da corrida, retirou-se devido a problemas técnicos.

Porsche conquista a vitória na LMGT3

Na nova classe LMGT3 para 2024, a Porsche triunfou com Richard Lietz, Yasser Shahin e Morris Schuring levando as honras no Manthey EMA 911 GT3 R #91. A vitória foi assegurada após Lietz ultrapassar Augusto Farfus no WRT #31, levando a um histórico primeiro triunfo da LMGT3 para a Porsche em Le Mans.