Monumental de Nuñez será palco da final da Libertadores em 2024
Futebol Libertadores

Libertadores 2024: Monumental de Nuñez será palco da final

O palco da final da Copa Libertadores da América de 2024, que será disputada no dia 30 de novembro, já está definido: será o Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina. A notícia foi dada pelo jornalista argentino Germán Balcarce, do jornal La Nación.

De acordo com Balcarce, a decisão já está tomada pela CONMEBOL, porém a entidade máxima do futebol sul-americano ainda não confirmou oficialmente o estádio do River Plate como o escolhido para a disputa da Glória Eterna desta temporada. No entanto, o comunicado oficial deve ser emitido nos próximos dias.

Assim como o jornalista argentino, o narrador e jornalista João Guilherme, da Paramount Brasil, também divulgou em sua conta oficial no twitter que a CONMEBOL escolheu o Monumental de Nuñez como sede da próxima final do torneio continental, reforçando assim a informação trazida em primeira mão por Germán Balcarce.

Como a escolha da sede da final é feita previamente, antes mesmo da competição começar, não há possibilidades de haver troca do local mesmo que o River Plate, dono do estádio, avance à final deste ano.

O maior exemplo disso foi a última decisão de Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors, disputada no Maracanã, casa do time tricolor. A partida ainda bateu recorde de renda no futebol brasileiro em partidas envolvendo clubes.

Razões da escolha

Dentre as razões para a escolha da CONMEBOL pelo Monumental de Nuñez está a do ineditismo de uma final disputada em Buenos Aires. A capital da Argentina ainda não recebeu a decisão da Libertadores desde 2019, quando a mesma passou a ser disputada em uma sede pré-definida e em jogo único.

Além disso, Buenos Aires foi a única cidade a formalizar a candidatura para receber a final continental. Inclusive, a candidatura recebeu o apoio da CBF, o que deu à cidade portenha ainda mais força para se tornar a escolha da CONMEBOL nesta temporada.

Por fim, os 83 mil lugares propiciados pelo recém reformado Monumental de Nuñez (o maior estádio em capacidade do continente sul-americano) tornam a disputa pela Glória Eterna ainda mais grandiosa e atraente, valorizando assim a competição mais importante da América do Sul.

Brasil dominante na Libertadores

Das cinco edições de Libertadores definidas em final única, o Brasil venceu todas elas. Na final de Lima, no Peru, em 2019, o Flamengo venceu o River Plate por 2 a 1 em uma virada épica. Rafael Santos Borré fez para o River no primeiro tempo, mas com dois gols de Gabigol no fim da partida, o Flamengo ficou com a taça de maneira heroica e inesquecível.

Gabigol foi o herói rubro-negro na Libertadores de 2019 - Foto: Reprodução / Flamengo
Gabigol foi o herói rubro-negro na Libertadores de 2019 – Foto: Reprodução / Flamengo

 

Em 2020, no Rio de Janeiro, foi a vez do Palmeiras alcançar a Glória Eterna ao vencer o rival Santos por 1 a 0, com Breno Lopes saindo do banco para marcar de cabeça, no último minuto, e explodir em festa alviverde um Maracanã esvaziado devido à pandemia da COVID-19 que assolava o mundo naquele momento.

Breno Lopes comemora gol do título da Libertadores 2020 - Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Breno Lopes comemora gol do título da Libertadores 2020 – Foto: Cesar Greco / Palmeiras

 

O Verdão conquistou o bi da Libertadores em 2021 ao vencer o Flamengo por 2 a 1 no mítico Centenário, em Montevideo, no Uruguai. Veiga abriu o placar, mas Gabigol empatou para o Fla nos 90 minutos. Porém, na prorrogação o gol de Deyverson e a falha de Andreas Pereira entraram para a história da competição e marcaram o terceiro título alviverde.

Deyverson, o herói inesperado da Libertadores 2021 - Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Deyverson, o herói inesperado da Libertadores 2021 – Foto: Cesar Greco / Palmeiras

 

Guayaquil foi escolhida para ser a sede da final de 2022 e viu o Flamengo ficar com o título ao bater Athletico Paranaense por 1 a 0, novamente com Gabigol marcando o gol que garantiu no Equador a terceira Libertadores para a extensa galeria de conquistas rubro-negras.

Gabigol decidiu novamente a Libertadores de 2022 - Foto: Buda Mendes / Getty Images
Gabigol decidiu novamente a Libertadores de 2022 – Foto: Buda Mendes / Getty Images

 

Em 2023, o Maracanã foi novamente palco da decisão da Libertadores da América, que pôs frente a frente Fluminense e Boca Juniors. Germán Cano deixou o Flu em vantagem e Advíncula empatou para a equipe xeneize, no tempo normal. Já na prorrogação, vindo do banco de resdervas, John Kennedy fez o gol que garantiu a primeira Libertadores ao Tricolor em pleno Rio de Janeiro.

John Kennedy garantiu a primeira Libertadores da história do Fluminense - Foto: Sergio Moraes / Reuters
John Kennedy garantiu a primeira Libertadores da história do Fluminense – Foto: Sergio Moraes / Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *