Pietro Fittipaldi Haas
Automobilismo Fórmula 1 Fórmula Indy

Pietro Fittipaldi é anunciado como piloto reserva da Haas na F1

Pietro Fittipaldi está de volta à Fórmula 1 como piloto reserva da equipe Haas. O neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, que estava competindo na Fórmula Indy, foi confirmado nesta quinta-feira (1/2) pela equipe norte-americana como um dos pilotos reservas, juntamente com o britânico Ollie Berman.

Pietro Fittipaldi está vinculado à Haas desde 2019, exercendo a função de piloto reserva. Em 2020, o brasileiro foi chamado para substituir o francês Romain Grosjean, que sofreu um grave acidente no Bahrein. Pietro tornou-se o último piloto brasileiro a correr como titular na F1, participando dos GPs de Sakhir e Abu Dhabi. Com isso, aos 27 anos, Pietro Fittipaldi tornou-se o trigésimo segundo piloto brasileiro a estrear na categoria máxima do automobilismo.

Em 2022, Pietro esteve próximo de se tornar piloto titular pela Haas quando Nikita Mazepin foi dispensado devido à invasão da Rússia na Ucrânia. O brasileiro representou a Haas nos testes de pré-temporada, mas não assumiu como piloto titular devido à contratação de Kevin Magnussen para substituir o piloto russo.

Além da Fórmula Indy, Fittipaldi competiu na Stock Car em 2021, participando da etapa de Curitiba, e em 2022, na corrida de Duplas ao lado de Tony Kanaan. Atualmente, Pietro está próximo de retornar à Indy, onde será o único brasileiro a competir em tempo integral na categoria, após as saídas de Tony Kanaan e Hélio Castroneves.

Pietro Fittipaldi, nascido em Miami, nos Estados Unidos, iniciou sua carreira na NASCAR, a principal categoria de automobilismo do país. Além de Pietro, outro piloto brasileiro que ocupa a posição de reserva é Felipe Drugovich, campeão da Fórmula 2 em 2022. Drugovich corre pela equipe britânica Aston Martin, que tem o bicampeão mundial Fernando Alonso e o canadense Lance Stroll como titulares do lineup.

Situação de Fittipaldi e dos pilotos brasileiros na F1 em 2024

Como mencionado, espera-se que tanto Pietro Fittipaldi quanto Felipe Drugovich não tenham oportunidades de correr nesta temporada da Fórmula 1, a menos que ocorra algum imprevisto, semelhante ao caso de Pietro em 2020. É lamentável que uma categoria tão querida pelos fãs brasileiros ainda não tenha um piloto titular nas dez equipes que compõem a modalidade.

A temporada da Fórmula 1 retorna em março com o Grande Prêmio do Bahrein. Entretanto, as apresentações dos carros e os testes já ocorreram no mês de fevereiro durante a pré-temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *