Fórmula 1 2024
Automobilismo Fórmula 1

Fórmula 1: Power Ranking Playmaker Brasil – Pré-temporada

Antes do início efetivo das atividades na Fórmula 1, categoria mais badalada do automobilismo internacional, vamos ao primeiro Power Ranking do ano da Playmaker Brasil. Com os testes de pré-temporada mostrando uma Red Bull ainda dominante e uma disputa acirrada entre Mercedes e Ferrari, vamos analisar como as equipes se apresentam para o GP do Barein desta semana.

Confira o Power Ranking da pré-temporada da Fórmula 1:

10. Haas

Após a demissão de Guenther Steiner e a contratação de Ayao Komatsu, a Haas entra em um ano de reconstrução geral dentro da equipe. Com testes insatisfatórios, a Haas deve ser a equipe com pior rendimento do grid nesta temporada de 2024 da Fórmula 1.

9. Kick Sauber

Em meio à transição de Sauber para Audi, a antiga Alfa Romeo, agora Kick Sauber, enfrenta problemas dentro e fora das pistas desde o início deste ano. Com dificuldades para patentear sua marca e um desempenho pouco impressionante nos testes de pré-temporada, os pilotos Valtteri Bottas e Zhou Guanyu entram em 2024 com seus assentos ameaçados, precisando extrair o máximo do carro para garantir suas vagas em 2025.

8. Williams

A tradicional equipe britânica, em reconstrução sob o comando de Vowles e Albon, busca dar mais um passo nesse longo processo de recolocar a equipe nas glórias. A Williams é mais uma equipe que terá seus assentos visados, contando com uma possível saída de Alex Albon para uma equipe mais estruturada e Logan Sargeant em um hot seat. Não se surpreenda caso o segundo piloto perca seu assento no meio da temporada.

7. VCARB

A antiga Alpha Tauri, agora VCARB, tem sido a “categoria de base” da Red Bull há um bom tempo e agora será mais do que nunca. Após uma decisão um tanto quanto cautelosa em manter sua dupla de pilotos Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, apesar das excelentes apresentações de Liam Lawson, a RB já se põe em xeque antes mesmo do início da temporada. Com seus motores Honda, a equipe promete tentar liderar o pelotão do meio neste ano. Resta saber se os pilotos conseguirão cumprir a promessa.

6. Alpine

A equipe francesa teve uma série de problemas ao longo da temporada de 2023. Troca de chefe de equipe, troca de diretores, aquisição de uma porcentagem dela… tudo isso gerou uma série de percalços, fazendo com que o carro em si fosse deixado de lado. Agora, Esteban Ocon e Pierre Gasly têm como missão colocar o carro para brigar por pontos em todas as corridas de 2024.

5. Aston Martin

A equipe do magnata Lawrence Stroll iniciou a temporada de 2023 da Fórmula 1 como a segunda força do grid, mas acabou sendo a quinta ou até sexta força. Em meio a rumores de uma possível troca de equipe do espanhol Fernando Alonso, a equipe britânica luta para estar entre as principais nesta temporada. Com seu motor Mercedes, espera-se que a Aston Martin tenha um desempenho melhor e mais consistente na temporada de 2024.

4. Mercedes

Após a surpresa de ser o último ano do heptacampeão Lewis Hamilton com as flechas de prata, Toto Wolff busca entregar o melhor carro possível para a última “Last Dance” de Mercedes e Hamilton. A equipe alemã prevê fortes atualizações durante a temporada, buscando terminar o ano em alta no campeonato de construtores. Por outro lado, a equipe já está em busca do substituto de Hamilton. Promete ser um ano bastante movimentado para a Mercedes, tanto dentro quanto fora das pistas.

3. McLaren

Após uma temporada de 2023 dividida entre pré e pós summer break, a McLaren busca consistência nesta temporada de 2024. Com sua jovem e excelente dupla de pilotos, a tradicional equipe busca vitórias nesta temporada. Com os testes de pré-temporada minimamente interessantes, a McLaren é mais uma que almeja brigar pelo campeonato de construtores da Fórmul a1.

2. Ferrari

Após um complicado ano de 2023 para os padrões da equipe, a Ferrari chega em 2024 com o que os analistas consideram o segundo melhor carro do grid. Com testes de pré-temporada satisfatórios, a escuderia de Maranello apresenta seu primeiro carro feito para Fred Vasseur e já prepara terreno para a chegada de Lewis Hamilton em 2025. Agora, a equipe 16 vezes campeã de construtores busca mais do que nunca voltar aos tempos de glória sob o comando de Charles Leclerc e Carlos Sainz, que correrá toda a temporada sob “aviso prévio”.

  1. Red Bull

O time tricampeão mundial de pilotos e bicampeão em construtores vem novamente com um carro dominante para o ano de 2024. Apesar das crises fora das pistas, a Red Bull promete correr com uma larga vantagem nesta temporada. A questão deste ano para a Red Bull é: em qual GP Max Verstappen se consagrará tetracampeão mundial?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *