c
Automobilismo Fórmula 1

Para Villeneuve, chegada de George Russell na Mercedes ‘alertou’ Hamilton 

O campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, acredita que George Russell foi um “alerta” para Lewis Hamilton depois de um período “confortável” ao lado de Valtteri Bottas.

A F1 2024 marca a terceira temporada de Hamilton como companheiro de equipe do jovem compatriota Russell, que substituiu Bottas na Mercedes em 2022 para pôr fim ao que foi uma dupla de pilotos de muito sucesso.

George Russell foi o ‘chamado de despertar’ de Lewis Hamilton

Com Hamilton e Bottas ao volante, a Mercedes conquistou todos os campeonatos de pilotos e construtores oferecidos entre 2017 e 2021, embora todas essas cinco coroas de pilotos tenham ido para Hamilton, com Bottas em nenhum momento sendo capaz de desafiar o título contra seu companheiro de equipe.

A chegada de Russell coincidiu com o início da nova era de efeito solo da F1 e a queda da Mercedes, a vitória do jovem de 26 anos no Brasil em 2022, a única da Mercedes desde que os novos regulamentos entraram em vigor, que foi uma temporada de estreia onde Russell superou Hamilton no ano. Hamilton revidou em 2023, mas Russell começou a F1 2024 como o piloto mais forte da Mercedes.

Ao falar com o GPFans, Villeneuve descreveu a presença de Russell na Mercedes como um “alerta” para o heptacampeão mundial Hamilton, que confirmou antes da temporada que fará a mudança chocante para a Ferrari a partir de 2025.

“É difícil para um piloto quando você passa anos vencendo, e alguns anos vencendo facilmente, especialmente quando você tem Bottas como companheiro de equipe”, disse Villeneuve sobre Hamilton.

“Ele estava sozinho no campeonato, basicamente. Ele nem precisou estar no seu melhor para vencer como fez em seu primeiro campeonato. Ou alguns outros anos contra Nico [Rosberg] porque Nico o estava realmente pressionando.”, seguiu.

“Ele ficou muito confortável com Bottas e teve um pequeno alerta em 2022, quando George entrou.”, continuou.

“George tinha aquela energia jovem, querendo destruir o mundo, e ele se saiu muito melhor no ano passado.”, explicou.

“Agora, ir para a Ferrari pode ser como aquele pequeno choque que você recebe… para dar a ele aquela atitude ‘jovem’.”, afirmou o canadense.

Hamilton será piloto da Ferrari em 2025
Hamilton será piloto da Ferrari em 2025

 

Hamilton com a cabeça na Ferrari

Antes de seu capítulo na Ferrari começar, Hamilton tem o da Mercedes para fechar, que não começou da melhor maneira após terminar em sétimo e nono, no Bahrein e na Arábia Saudita, respectivamente.

Hamilton ficou particularmente pessimista na última corrida, enfatizando que a Mercedes ainda tem muito trabalho a fazer com seu W15, já que David Coulthard, 13 vezes vencedor de Grandes Prêmios e comentarista do Channel 4, sugeriu que Hamilton “mentalmente” parece já estar na Ferrari.

E assim que essa mudança ocorrer, Villeneuve espera que o “Lewis dos seus dias de vitórias” regresse.

“É uma das melhores notícias que tivemos em muito, muito tempo”, disse Villeneuve sobre Hamilton à Ferrari.

“Quer você seja fã de Lewis ou não, é uma grande notícia. É uma notícia incrível para a F1, para a Ferrari e para Lewis. É bom para todos.”, prosseguiu.

“Será emocionante acompanhar e, com sorte, teremos de volta o Lewis de seus dias de vitórias.”, falou o esperançoso ex-campeão.

“Essa mudança pode aumentar a fome novamente, aquela pequena descarga de adrenalina que não existia com a Mercedes que não estava mais vencendo.”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *