Verstappen GP do Bahrein
Automobilismo Fórmula 1

GP do Bahrein: cinco lições que podemos tirar da primeira corrida da Fórmula 1

Neste final de semana, aconteceu a primeira etapa do Mundial de Fórmula 1, com o GP do Bahrein. Apesar de várias mudanças, a situação não foi diferente do que já estamos acostumados, e o holnadês Max Verstappen conquistou uma vitória tranquila. A primeira corrida da temporada nos ensinou muita coisa, e a Playmaker Brasil lista cinco lições que podemos tirar do GP do Bahrein.

Confira as cinco lições que podemos tirar do GP do Bahrein:

1) O que quer dizer o domínio de Verstappen?

Pole, vitória, volta mais rápida da corrida e liderança em todas as voltas disputadas: Max Verstappen parecia intocável durante o GP do Bahrein. Com menos de 10 voltas, já havia construído uma grande vantagem em relação aos rivais. No entanto, a frustração para as outras equipes torna-se evidente quando Sergio Pérez termina em segundo, vindo do quinto lugar, sem encontrar qualquer obstáculo.

Isso evidencia a potência do carro construído pela Red Bull. Independentemente dos bastidores, parece ser um ano desafiador para quem tentar competir com a equipe sediada em Milton Keynes.

2) A abertura do DRS na segunda volta foi um acerto

Uma das alterações no regulamento para a temporada de 2024 foi na abertura do DRS. Até a temporada passada, eram necessárias duas voltas após a largada relargada para a liberação do dispositivo. Para 2024, o DRS pode ser utilizado logo na primeira volta após o início ou reinício da corrida. Isso aumentou o número de disputas na parte inicial da prova, mantendo o grid próximo e proporcionando batalhas mais intensas por posições.

3) Excelente corrida de Sainz intriga a Ferrari

“Brilhante” é a palavra que podemos utilizar para descrever a corrida de Carlos Sainz no Bahrein. Superando uma classificação medíocre e uma largada não muito diferente, o espanhol avançou para o pódio, realizando belas ultrapassagens sobre rivais e seu companheiro Charles Leclerc. Mais uma vez, ele demonstrou ser um piloto cobiçado no mercado para 2025, deixando a Ferrari intrigada sobre a decisão tomada.

4) Mercedes e McLaren podem melhorar

A situação da Mercedes e da McLaren não é preocupante, mas elas tinham a sensação de que poderiam ter ido mais longe. Erros aconteceram, com George Russell sendo ultrapassado por Charles Leclerc e Oscar Piastri perdendo uma posição nos boxes por erro da equipe. A McLaren indicava que poderia ter um ritmo forte, embasada na performance nos treinos de simulação de corrida, mas não foi o que demonstrou. Agora, cabe à equipe reagir na Arábia Saudita, uma pista que pode proporcionar melhor desempenho para seus carros.

5) Um desastre francês

O GP do Bahrein evidenciou o quão problemático é o carro da Alpine para a temporada de 2024. A equipe francesa está colhendo os frutos de más decisões tomadas ao longo do ano passado, refletindo diretamente no desempenho deste carro, que não conseguiu entregar nenhuma performance para Esteban Ocon e Pierre Gasly.

Segundo o Motorsport.com, o diretor técnico da equipe, o britânico Matt Harman, e o aerodinamicista-chefe do time, o sul-africano Dirk de Beer, deixarão a escuderia, em decisão tomada antes do GP do Bahrein, já prevendo o fracasso representado pelo carro.

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