CTs de Grêmio e Internacional durante a chuva no RS
Futebol Brasileirão

Grêmio e Internacional vivem cenário incerto com rotina totalmente alterada pelas chuvas no RS e calendário em aberto

Diante de um cenário totalmente incerto após o adiamento de jogos no Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional iniciam a semana com a rotina totalmente alterada pelas enchentes que deixam o estado em alerta e com o calendário em aberto. Com partidas pelo Brasileirão e competições sul-americanas adiadas, a dupla Gre-Nal cancelou seus treinamentos para esta segunda-feira, visto que o tempo ainda se demonstra em xeque na capital e em todo o interior.

Inter e Grêmio entrariam em campo nesta semana em jogos da CONMEBOL e da CBF, porém, seguem sem ter um momento favorável no clima gaúcho para se deslocar ou receber seus adversários em Porto Alegre. O colorado na terça enfrentaria o Real Tomayapo, na Bolívia, pela Copa Sul-Americana, já o imortal iria para o Chile encarar o Huachipato na quarta-feira, pela Copa Libertadores. Ambos os jogos dos torneios CONMEBOL foram adiados pela entidade máxima do futebol sul-americano, enquanto o do Inter na Copa do Brasil, frente ao Juventude no estádio Beira-Rio nesta sexta-feira, segue mantido pela CBF, porém com possibilidade de nova alteração.

O confronto válido pela terceira fase da competição nacional entre colorados e jaconeros já havia sido remarcado pela Confederação Brasileira de Futebol, mas até o momento está de pé. De acordo com apuração do ge RS, já existem conversas nos bastidores entre os dirigentes de Internacional e Juventude com a CBF para um novo adiamento do jogo em Porto Alegre, tendo em vista que a cidade de Caxias do Sul também é uma das mais afetadas logisticamente no estado após as enchentes.

Como estão o Beira-Rio e a Arena e qual o calendário de Internacional e Grêmio?

Com as condições logísticas e climáticas impedindo o trânsito de Internacional e Grêmio dentro e fora do RS, seus estádios em Porto Alegre seguem em situações inviáveis de receber jogos diante de alagamentos em ruas e avenidas de seus entornos, e também no gramado. Além disso, a dupla Gre-Nal também sofre com inundações em seus CTs, lhes obrigando a cancelar atividades e modificar programação.

Enchente em Porto Alegre atinge o gramado e imediações do Beira-Rio
Enchente atinge entorno e campo do Beira-Rio, em Porto Alegre — Foto: @sulnalente/Divulgação
Gramado da Arena do Grêmio foi tomado pela água das chuvas no RS
Gramado da Arena do Grêmio tomado pelas chuvas em Porto Alegre — Foto: Reprodução/Instagram.

O tricolor, que receberia o Criciúma na Arena do Grêmio na tarde de ontem pelo Brasileirão, teve o gramado invadido pelas águas e foi obrigado a também adiar o confronto. No próximo final de semana, o desafio será viajar para Belo Horizonte, onde irá enfrentar o Atlético-MG na Arena MRV, mas diante do cenário que a nova semana lhe trouxer, não sabe se terá condições de embarcar no Aeroporto Salgado Filho, que teve suas operações suspensas devido ao alagamento das pistas. De acordo com a Fraport, administradora do terminal, a retomada de atividades ainda não tem data definida.

O calendário de jogos do Grêmio:

  • 11/05 – Atlético-MG x Grêmio – Campeonato Brasileiro
  • 15/05 – Grêmio x Estudiantes – Conmebol Libertadores
  • 19/05 – Grêmio x Bragantino – Campeonato Brasileiro

O Beira-Rio, casa colorada, também teve seu entorno cercado após o avanço do Rio Guaíba, e seu acesso totalmente fechado, assim como boa parte do Centro Histórico de POA. Um cenário que ainda não apresenta mudanças segundo projeções de pesquisadores da UFRGS — Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na quinta rodada do Brasileiro, o Inter estaria em BH para encarar o Cruzeiro, porém também teve o confronto adiado.

O calendário de jogos do Inter:

  • 10/05 – Inter x Juventude – Copa do Brasil
  • 13/05 – Inter x Juventude – Campeonato Brasileiro
  • 16/05 – Inter x Delfín – Copa Sul-Americana

Os CTs de Internacional e Grêmio também foram alagados pela chuva, e obrigaram os clubes a reprogramar atividades e cancelar treinamentos. O Inter treinou sábado no Beira-Rio, e cancelou o treino do último domingo, tendo sua reapresentação desta segunda no estádio da PUCRS cancelada ainda ontem a noite. Já o Imortal, cancelou seus treinamentos de sábado e domingo, e também suspendeu seus treinamentos no gramado da PUCRS após o adiamento do duelo contra o Huachipato no Chile. Em nota, o clube afirmou que irá manter a suspensão de atividades no CT Luiz Carvalho enquanto as cheias persistirem, e que não confirma sua reapresentação nesta terça-feira.

O estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em virtude das chuvas e o impacto no futebol serão pautados por dirigentes da dupla Gre-Nal em reuniões ao longo da semana. A FGF — Federação Gaúcha de Futebol, também adiou os jogos do final de semana nas competições que organiza, e também os do meio de semana válidos pela Série A2 do Gauchão.

Foto: Reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *