Jordan Pickford Inglaterra
Futebol Eurocopa

Inglaterra vence Suíça nos pênaltis e avança às semifinais da Euro

Neste sábado (6), Inglaterra e Suíça empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar, mas a Inglaterra conquistou a vitória nas penalidades, garantindo vaga na semifinal da Eurocopa, onde enfrenta a vencedora de Holanda e Turquia. Breel Embolo marcou para Suíça, enquanto Bukayo Saka fez para a Inglaterra, mas foi Jordan Pickford que se tornou o herói, pegando o primeiro pênalti da disputa.

A partida teve momentos bons, mas foi bem fraca durante boa parte do tempo. Vimos uma Inglaterra novamente com muitas dificuldades para entrar na área da Suíça. O grande destaque do jogo foi Saka, que foi o único que tentou algo. No entanto, a Suíça fez uma grande partida coletiva, se mostrando um time mais organizado do que os ingleses, apesar da derrota.

Primeiro tempo sofrível

O primeiro tempo em Dusseldorf foi bem estudado, com as duas equipes tentando manter a posse. O começo foi todo da Suíça, que conseguia rondar a área inglesa e tendo problemas para furar o bloqueio defensivo do English Team. No entanto, a Inglaterra rapidamente retomou a posse e o controle da partida, mas tinha o mesmo problema de seus rivais.

Foram poucas chegadas de perigo, sendo que a primeira delas com Harry Kane, aproveitando um bom cruzamento de Kyle Walker. Pouco depois, Jude Bellingham finalizou de longe e quase acertou o gol, mas a bola caiu nas mãos de Yann Sommer. Com um primeiro tempo bastante fraco, as duas equipes foram para o intervalo empatadas em 0 a 0.

Suíça abre o placar, mas Inglaterra salva empate

A Suíça voltou do intervalo com mais volume de jogo, começando a invadir a área da Inglaterra, mas ainda sem levar perigo a Jordan Pickford. A principal chance dos 20 minutos iniciais da segunda etapa veio quando Michel Aebischer tentou um chute de fora da área, mas mandou a bola por cima do gol. Os suíços, que dominavam a posse, finalmente conseguiram abrir o placar depois de muitas tentativas.

Em uma boa jogada pela direita, Dan Ndoye encarou a marcação e achou excelente passe para o meio da área que encontrou Embolo na segunda trave. O atacante tocou para o gol vazio e abriu o placar para a Suíça. A felicidade, no entanto, não demorou muito. Seis minutos depois, Saka fez a sua jogada característica, puxando para o meio e finalizando com estilo, no canto de Sommer, e deixando tudo igual.

O English Team continuou tendo mais volume de jogo, mas quem chegou com mais perigo na área foi a Suíça, conseguindo invadir a área em transição. Mesmo assim, nenhuma das duas equipes conseguiu o gol decisivo, mandando a partida para a prorrogação.

Prorrogação de dois tempos distintos e pênaltis

O primeiro tempo da prorrogação teve uma Inglaterra melhor, chegando com perigo em duas oportunidades. A primeira delas veio quando Declan Rice teve espaço no meio de campo e chutou forte de longe, forçando uma excelente defesa de Sommer. Pouco depois, foi a vez de Bellingham assustar o goleiro suíço, dessa vez em um chute para o gol que desviou e quase entrou no ângulo.

No entanto, o segundo tempo trouxe uma Suíça ainda mais forte. A primeira oportunidade de gol veio em um escanteio de Xherdan Shaqiri, que tentou um gol olímpico e acertou a trave. Pouco depois, no entanto, veio a grande oportunidade quando Zeki Amdouni chutou forte e forçou excelente defesa de Pickford. Na mesma jogada, Silvan Widmer recebeu na entrada da pequena área, mas chutou para longe. Com isso, a partida foi para os pênaltis.

Após Cole Palmer acertar a primeira cobrança, a Suíça mandou o zagueiro Manuel Akanji para tentar o empate, mas Pickford fez boa defesa, colocando os ingleses à frente. Os batedores foram perfeitos depois disso, mas coube a Trent Alexander-Arnold fechar o jogo, com uma cobrança sem dar chances para Sommer, mandando o English Team para as semifinais.

FT: Inglaterra 1-1 Suíça (ING vence nos pênaltis por 5-4)