Liverpool
Futebol Premier League

Com jovens talentos, Liverpool garante classificação contra o Southampton

Nesta quarta-feira, 28, o Liverpool recebeu o Southampton no Anfield pela Copa da Inglaterra. Os Reds sofreram mais do que deveriam, mas contaram com o talento de seus jovens jogadores para garantirem a classificação para a próxima fase.

Análise

Mesmo com vários jovens jogadores, devido a diversas lesões que se tornaram rotina no Liverpool, os Reds, em muitos momentos, se viram em maus “lençóis”. O primeiro tempo foi totalmente dominado pelo Southampton. Os visitantes tiveram inúmeras oportunidades claras para abrir o placar, mas como aconteceu em quase todo o confronto, o Southampton não soube aproveitar.

Os Saints surpreenderam bastante com a sua atuação em geral, com destaque para o primeiro tempo. Porém, outro ponto que chamou a atenção foi sua coragem em tocar a bola em sua própria grande área, no melhor estilo Fernando Diniz (Fluminense). E como acontece, em vários momentos essa prática se mostrou perigosa, mas o time conseguiu criar bons ataques quando “escapava” da intensa pressão do Liverpool.

Do outro lado, os Reds demoraram muito para se encontrarem na partida. E suas principais oportunidades, principalmente na primeira etapa, surgiram nos erros do seu adversário. Mas diferente do Southampton, o Liverpool soube muito bem aproveitar quando teve a chance.

Como resultado de contar com vários jovens talentos, o nível físico do Liverpool demorou a “pesar”, e o mesmo não se pode falar do Southampton. A equipe, que está atualmente na segunda divisão, cansou muito rápido no segundo tempo, e o fato de estar atrás do placar também não ajudou.

O Liverpool avança com a força da sua juventude, além de contar com a ineficiência ofensiva de seu adversário; sem tirar os méritos do goleiro Kelleher, que salvou a equipe em alguns momentos. Agora os Reds irão enfrentar o Manchester United no próximo confronto da Copa da Inglaterra. Já o Southampton dá adeus a Copa da Inglaterra, com o sentimento de que poderia ter feito mais contra o líder da Premier League.

Lewis Koumas, autor do primeiro gol do Liverpool (Foto: Evening Standard)
Lewis Koumas, autor do primeiro gol do Liverpool (Foto: Evening Standard)

‘Caminhão’ de chances para o Southampton

Logo nos primeiros 30 segundos de partida o Southampton balançou as redes do Liverpool. Mara foi lançado e ficou frente a frente com o goleiro Kelleher, e na hora de finalizar, bateu o camisa 62 com facilidade. Porém, apesar do gol, o lance foi parado por conta de um impedimento.

Mas o Southampton não diminuiu o ritmo. Em dois erros seguidos do Liverpool, Sulemana e Mara, respectivamente, tiveram chances claras para abrir o placar. O camisa 20 acertou a trave, enquanto seu companheiro de equipe parou em Kelleher.

Com o decorrer do primeiro tempo, o Liverpool tentou equilibrar o jogo, mas o Southampton se manteve no ataque. Após escanteio, Rothwell dominou na ponta, invadiu a área e chutou com muito perigo.

A melhor chance dos Reds aconteceu aos 20’, após erro dos visitantes. A zaga do Southampton passou mal na saída de bola, e Gakpo dominou já dentro da área. O atacante cortou para o meio, mas no momento de finalizar, foi travado por um defensor.

Já na reta final da primeira etapa, aos 37’, Sulemana dominou no meio-campo, “canetou” o defensor do Liverpool e invadiu a grande área. No chute o atacante desperdiçou, colocando pouca força, o que facilitou para Kelleher.

Minutos depois, o Liverpool respondeu. Aos 41’, após cobrança de escanteio, Elliot dominou fora da área e, de lá mesmo, chutou com muita força. A bola pegou efeito e Lumley precisou fazer grande intervenção para evitar o gol.

Apesar da superioridade do Southampton, foi o Liverpool quem abriu o placar. Aos 44’, em jogada com passes rápidos no ataque, Koumas recebeu na entrada da área, cortou para o meio e chutou rasteiro. A bola chegou a desviar em um defensor, “matando” o goleiro Lumley.

Liverpool ‘cirúrgico’

Logo nos primeiros minutos do segundo tempo, o Southampton ficou muito próximo do empate. Em cruzamento rasteiro, Sulemana, na segunda trave, chutou de primeira, mas Kelleher, com a perna, evitou o gol.

Na resposta do Liverpool aos 51’, Gakpo desperdiçou nova chance. Em jogada que se iniciou no sistema defensivo e foi passando de jogador para jogador, o atacante ficou frente a frente com Lumley. Ao chutar, o holandês errou o alvo por muito.

Aos 67’, Charles teve tudo para igualar o placar. Em cobrança de escanteio, a bola sobrou para o meio-campista completamente sozinho, já próxima a pequena área. De frente para Kelleher, Charles chutou para fora.

O Southampton não aproveitou – algo que aconteceu muito na partida -, então o Liverpool ampliou. Os visitantes erraram novamente na saída de bola, e o jovem Danns recebeu já na grande área. Com muita frieza e talento, o camisa 76 só encobriu o goleiro Lumley.

Para “matar” de vez a partida, o Liverpool marcou mais um nos minutos finais de partida. Em novo erro na saída de bola do Southampton, Bradley finalizou, de três dedos, da entrada da área, e Lumley fez grande defesa; no rebote, Danns completou para o gol vazio.

Fim de jogo: Liverpool 3 x 0 Southampton

(Foto: John Powell/Liverpool FC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *