McLaren Juncos Hollinger
Automobilismo Fórmula Indy

Juncos decide pelo retorno de Canapino após polêmica

A Juncos Hollinger Racing e Agustín Canapino chegaram a um acordo nesta quarta-feira (12) após os tumultos ocorridos na última semana, que culminaram no afastamento de Canapino do GP de Road America e no rompimento da parceria comercial e técnica da equipe com a McLaren. Equipe e piloto se acertaram, e o argentino estará de volta ao carro #78 para o restante da temporada, já retornando no GP de Laguna Seca.

A Juncos emitiu um comunicado informando que Canapino retorna no GP de Laguna Seca e que irá correr o resto do campeonato. Já o piloto argentino postou um vídeo agradecendo a Ricardo Juncos e Brad Hollinger, sócios da equipe, e avaliando como positiva a decisão de afastamento da prova em Elkhart Lake. A corrida ocorreu dias após Agustín minimizar as ameaças de morte recebidas por Théo Pourchaire e curtir postagens relacionadas ao erro cometido pelo piloto francês.

“Olá a todos, quero dizer que estou muito bem aqui em Indianápolis. Na sexta-feira passada, a equipe entendeu que eu precisava de um descanso e decidiu que era melhor que eu não corresse em Road America no fim de semana passado. Eles entenderam que era inapropriado que eu corresse diante daquela situação inesperada pela qual passei e do estresse que aquilo me causou em um contexto tão diferente.

Agradeço enormemente ao Brad (Hollinger) e ao Ricardo (Juncos) por terem cuidado de mim e por terem pensado, de Laguna Seca em diante, no melhor para a equipe e no nosso crescimento. Reitero, como disse claramente a todos os fãs ao redor do mundo: precisamos ter consciência do estrago que um insulto ou uma agressão virtual podem causar.

De qualquer lugar do planeta, insisto que devemos aprender e construir, juntos, uma comunidade melhor. Agradeço, de novo, ao Brad, ao Ricardo e à equipe toda por este momento. A gente se vê em Laguna Seca”, disse Canapino no vídeo.

Crise na Juncos após o GP de Detroit

No GP de Detroit, Théo Pourchaire perdeu o ponto de frenagem em uma curva e bateu em Canapino. Até então, não havia nenhum problema em relação ao ocorrido, mas tudo mudou após as respostas do piloto sobre Pourchaire declarar que recebeu ameaças de morte e discurso de ódio por parte dos torcedores argentinos de Canapino, o que não foi bem visto no entorno da categoria.

O argentino emitiu uma nota comunicando que reprime esse tipo de fala, mas também disse que não ia tolerar quem generalizasse os compatriotas como ‘haters’. Logo em seguida, declarou que não viu ameaças de morte contra Pourchaire e que escolheu daria importância para esse tipo de reação. Mas, logo na sequência, Agustín debochou da situação em um post de Martín Ponte, jornalista da Argentina no X, o que piorou a situação para o piloto da Juncos.

Canapino então dobrou a aposta em uma entrevista ao site Carburando, declarando que Pourchaire deveria pedir desculpas duplamente: primeiro a ele, por conta do acidente no GP de Detroit; segundo, ao povo argentino, pois não encontrou ameaças e que muitas contas eram robôs.

Após essa sequência, a McLaren rompeu o acordo comercial e técnico com a Juncos Hollinger Racing. Canapino então quis fazer uma coletiva de imprensa, mas foi convencido por membros da Juncos e do seu staff a não realizar, pois poderia tornar as coisas irreversíveis. Na sexta-feira antes do GP de Road America, foi substituído por Nolan Siegel, piloto que corre na Indy NXT, deixando Elkhart Lake e retornando a Indianápolis, onde ficou sem dar sinais até domingo.

Equipe e piloto voltaram a conversar na última segunda-feira (10), chegando a um acordo para o retorno ao cockpit da equipe. Ambas as partes não tinham nenhum problema, já que o piloto era benquisto até por Brad Hollinger, sócio-investidor da equipe.

A Juncos parte para Laguna Seca após um bom resultado em Elkhart Lake, o sétimo lugar conquistado por Romain Grosjean, a melhor posição do time na atual temporada. O franco-suíço atualmente é 16º colocado no campeonato de pilotos, enquanto Canapino é 22º após não correr em Road America, ainda em busca de melhores resultados e de superar tamanha polêmica ao seu redor.