Juventude e Athletico Paranaense, Brasileirão 2024
Futebol Brasileirão

Em duelo truncado e reestreia de Nikão, Juventude e Athletico empatam na Serra Gaúcha

Pela quarta rodada do Brasileirão, Juventude e Athletico Paranaense se enfrentaram neste domingo (28), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Em um confronto inicialmente dominado pelos donos da casa, os visitantes buscaram o empate e fizeram da partida um duelo bom de se acompanhar esta noite na Serra Gaúcha, palco temido por muitos adversários do Ju em Campeonatos Brasileiros.

Com Jean Lucas ausente, o Juventude nem parecia estar apático assim como esteve no jogo anterior diante do Botafogo no Rio de Janeiro, e chegou a estar próximo dos três pontos diante do seu torcedor, porém, após muita insistência rubro-negra, o Athletico empata com um velho conhecido que reestreou esta noite com a camisa athleticana após um longo período em clubes de Minas e São Paulo. Confira a seguir um resumo do duelo entre gaúchos e paranaenses.

Como foi Juventude e Athletico?

A partida inicia com as duas equipes buscando jogo, porém, errando diante dos objetivos que buscavam conquistar ainda nos primeiros 45 minutos de luta em Caxias do Sul. Tendo as melhores ameaças no começo do confronto, o Juventude abre o placar aos 7 minutos com Erick, em cruzamento de Lucas Barbosa do lado direito, e põe os donos da casa à frente do marcador. O Ju se aproveita da vantagem e corre em busca do segundo, mas não consegue avançar e deixa o Athletico jogar nos erros do adversário em busca de empatar ainda no primeiro tempo.

Depois de deixar o Juventude sair na frente, o Furacão insiste e corre contra o tempo para reverter o resultado negativo. O time de Cuca conquista dois lances importantes com Fernandinho e Gamarra, mas não conseguem obter o gol athleticano no período inicial, que depois de muita insistência e pressão, termina por sair no segundo tempo. Em cruzamento de Esquivel do lado esquerdo, o reestreante Nikão, num chute rasteiro, põe igualdade no marcador do Alfredo Jaconi aos 27 minutos, e dá números finais ao confronto na Serra Gaúcha. Final, Juventude 1, Athletico Paranaense 1.

Com o resultado, o Juventude estaciona na 12ª colocação do Campeonato Brasileiro com 5 pontos, enquanto o Athletico se mantém na quarta colocação com 7 pontos. Durante a semana, as equipes voltam a campo pela terceira fase da Copa do Brasil na próxima quarta-feira (01), o Ju encara o Internacional no Beira-Rio, e o Furacão encara o Ypiranga em Erechim.

Análise final

O duelo em Caxias do Sul foi mais do que nunca um jogo bom para ambas as partes, diante do empate conquistado e do domínio que cada equipe impôs em um determinado momento do jogo. O Juventude saiu na frente com méritos, mesmo tendo um de seus principais jogadores ausentes, e buscou mais uma vez aproveitar o fator casa que possui. O Athletico fez sua parte antes e depois de ter sofrido o gol alviverde, e também criou o quanto pôde para virar o confronto e se aproximar da liderança do Campeonato Brasileiro.

Como citado anteriormente, no pós-jogo de Juventude e Corinthians, a equipe gaúcha certamente viria determinada a encarar de igual pra igual as equipes que possuem visibilidade e torcida maior no campeonato, aqueles que são considerados de “primeira prateleira”. E depois do último confronto, frente ao Botafogo no Nilton Santos, em que saiu derrotada por 5 a 1, o duelo de hoje serviria como um divisor de águas para seguir sonhando com algo maior no Brasileirão.

Para os Jaconeros, ter encarado bem uma equipe como o Athletico, que a cada temporada vem apresentando uma estabilidade maior de futebol, foi mais do que nunca um bom projeto para a equipe gaúcha em seus domínios, que agora volta suas atenções para a Copa do Brasil, em busca de mais uma vez surpreender o Internacional e uma vaga nas oitavas da competição. Para o Furacão, o empate que poderia lhe encostar nos líderes deixa uma lição, porém, não é nada que possa trazer um alto sinal de alerta, já que na temporada, os paranaenses mostram um bom trabalho até o momento, e ainda podem brigar por algo importante entre os torneios que disputa.

Foto: Fernando Alves/EC Juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *