Javier Tebas La Liga
Futebol La Liga

La Liga deseja realizar jogos oficiais fora da Espanha

O presidente da La Liga, Javier Tebas, disse que trabalha para que jogos do campeonato ocorram fora do território espanhol. Em declaração polêmica nesta segunda-feira (24), Tebas disse que pretende realizar jogos da primeira divisão do Campeonato Espanhol a partir da temporada 2024/25.

Tebas disse que outras ligas importantes também estão tentando transferir jogos nacionais para o exterior. Além disso, também acrescentou que a La Liga não tem planos de introduzir tecnologia na linha do gol após um não gol polêmico de Lamine Yamal, do Barcelona, ​​na vitória do Real Madrid no El Clasico.

O chute de Yamal foi considerado como não tendo cruzado a linha do gol, mas os oficiais do VAR não conseguiram determinar de forma conclusiva se a bola havia entrado nos replays disponíveis.

Aspas de Javir Tebas, presidente de La Liga

“Acho que pode ser na temporada 2025-26, mas a La Liga disputará partidas oficiais no exterior. Um jogo oficial nos EUA fortalecerá a nossa posição no mercado norte-americano, que é o segundo mercado da La Liga depois da Espanha.”

Os bastidores nesta ideia incomum

A possibilidade de disputar jogos da liga nacional no exterior aumentou depois que a FIFA foi retirada de um processo histórico movido pela promotora de eventos norte-americana Relevent, que em 2018 teve suas tentativas negadas de levar um jogo entre Girona e Barcelona válido por La Liga em Miami.

A Relevent fundada pelo proprietário do Miami Dolphins, Stephen Ross, acusou a direção da FIFA, emitida em 2018, de orientar que os jogos nacionais deveriam ser disputados em seu território de origem, agindo como um monopólio e impedindo a concorrência leal.

Porém, a FIFA e a empresa Relevent resolveram o seu caso sem prejuízo no início deste mês, o que significa que a empresa reserva-se o direito de reabrir o seu litígio caso a FIFA não apresente uma reconsideração satisfatória da sua posição.

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *