Lionel Messi The Best
Futebol

Lionel Messi é eleito o melhor jogador do mundo; confira todos os premiados

O argentino Lionel Messi adicionou mais um troféu à sua coleção ao ser coroado como o melhor jogador do mundo pela FIFA no The Best, pela oitava vez em sua carreira. Em uma decisão surpreendente, Messi, atualmente no Inter Miami e vencedor da Bola de Ouro em 2023, superou o favorito Erling Haaland, do Manchester City, e Kylian Mbappé, do PSG, que completaram o pódio.

Curiosamente, nenhum dos três finalistas esteve presente na cerimônia, e Messi e Haaland terminaram empatados na votação final. O desempate ocorreu com base nos votos dos capitães de seleções, onde Messi recebeu a maioria dos votos, garantindo assim a sua vitória. Diante da ausência de Messi, o anfitrião do evento, o ex-jogador e comentarista Thierry Henry, brincou com a plateia, sugerindo que poderia ficar com o troféu, provocando risos na audiência.

A surpresa com o resultado foi evidenciada pelos aplausos tímidos da plateia e pela reação bem-humorada dos apresentadores. O período de análise para o prêmio Fifa The Best foi de 19 de dezembro de 2022, um dia após a Copa do Mundo, até 20 de agosto de 2023. Haaland, vencedor da UEFA Champions League, Premier League e Copa da Inglaterra com o City, era considerado o amplo favorito.

(Foto: Divulgação/FIFA)

Empate entre Messi e Haaland

Messi e Haaland, apesar do  empate, tiveram preferências diferentes entre as categorias de votação. Messi foi o mais votado entre os capitães de seleções e a torcida, enquanto Haaland recebeu mais votos dos técnicos das seleções e dos jornalistas. Com o critério de desempate favorecendo Messi, o camisa 10 do Inter Miami foi coroado como o melhor jogador do mundo pela FIFA.

Esta é a segunda vez consecutiva que Messi conquista o prêmio The Best, consolidando ainda mais sua posição como um dos maiores jogadores da história do futebol. Ele também superou o seu próprio recorde ao se tornar o jogador mais velho a vencer o prêmio, aos 36 anos. No ano passado, ele superou Luka Modric e Robert Lewandowski, que eram os mais velhos.

Bonmati é a melhor jogadora do mundo

Aitana Bonmati

A estrela do Barcelona e da seleção espanhola, Aitana Bonmatí, foi consagrada como a melhor jogadora do mundo A meio-campista espanhola superou uma concorrência de alto nível, deixando para trás a companheira de seleção Jennifer Hermoso, atualmente no Tigres-MEX, e a talentosa colombiana Linda Caicedo, que representa o Real Madrid.

Essa conquista marca a primeira vez na carreira de Bonmatí que ela recebe o reconhecimento máximo como a melhor jogadora do mundo. O destaque de Bonmatí não se limita apenas ao prêmio The Best, pois ela também foi eleita a melhor da Copa do Mundo feminina, contribuindo significativamente para a inédita conquista da Espanha no torneio realizado na Austrália e na Nova Zelândia.

A jogadora espanhola também quebrou uma sequência de duas vitórias consecutivas de sua compatriota e colega de clube, Alexia Putellas, que não foi indicada na atual edição do The Best. Além do título mundial, Bonmatí acumulou conquistas expressivas, como a ”Bola de Ouro”, assim como os troféus da LaLiga e da Liga dos Campeões feminina com o Barcelona.

Na seleção, seus feitos incluíram a participação essencial na campanha vitoriosa da Espanha, onde marcou 3 gols e forneceu 2 assistências em 7 partidas, contribuindo significativamente para o título histórico da Copa do Mundo da FIFA. Ao todo, ao longo da temporada 2022/23, Bonmatí deixou sua marca com 17 gols e 21 assistências em 37 partidas pelo Barcelona, consolidando-se como uma das maiores jogadoras do futebol feminino mundial.

Confira todos os premiados no prêmio The Best

Masculino

Melhor jogador: Lionel Messi (Argentina/Inter Miami)
Melhor goleiro: Ederson (Brasil/Manchester City)
Melhor técnico: Pep Guardiola (Manchester City)
Seleção masculina do ano: Courtois; Walker, Stones e Ruben Dias; bernardo Silva, De Bruyne e Bellingham; Lionel Messi, Vini Jr, Mbappé e Haaland.

Feminino

Melhor jogadora: Aitana Bonmati (Espanha/Barcelona)
Melhor goleira: Mary Earps (Inglaterra/Manchester United)
Melhor técnica: Sarina Wiegman (Inglaterra)
Seleção feminina do ano: Earps; Bronze, Carmona e Greenwood; Toone, Walsh e Bonmati; James, Kerr, Morgan e Russo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *