Antonelli Mercedes
Automobilismo Fórmula 1

Mercedes fez contrato curto com Hamilton para não perder Antonelli

Toto Wolff, chefe principal da Mercedes, admitiu em entrevista que não fez um contrato mais longo com o inglês heptacampeão mundial Lewis Hamilton em 2023 com receio de perder Andrea Kimi Antonelli, grande aposta da montadora alemã nos próximos anos.

Em agosto de 2023, tanto Hamilton quanto Russell tiveram seus contratos renovados com o time por duas temporadas, valendo até o final da temporada de 2025, abrindo a possibilidade de trazer Antonelli em 2026.

Entretanto, havia uma cláusula que Hamilton poderia usar para uma eventual saída no segundo ano de contrato, o que o piloto inglês fez no início desse ano ao anunciar sua ida para a Ferrari a partir de 2025, abrindo uma vaga no time alemão e dando a Antonelli a chance de estar no grid da categoria já em 2025.

Mercedes quer evitar perda de joia

Kimi Antonelli, que tem apenas 17 anos de idade, vai estrear na Fórmula 2 neste ano com a Prema, tendo conquistado em 2023 o título da FRECA e optando por pular a F3. Wolff comparou a situação do italiano com a de Max Verstappen, quando a Mercedes queria assinar com o holandês, mas não tinha onde colocá-lo na época, com Hamilton e Nico Rosberg no time, e a Red Bull pode oferecer a vaga na Toro Rosso em 2015.

“Houve uma situação há muitos anos, quando tivemos a oportunidade de termos Max (Verstappen)”, disse Wolff em entrevista ao canal austríaco ORF. “E isso não foi possível na época porque simplesmente não tínhamos uma vaga para colocá-lo no time.

Rosberg e Hamilton tinham acordos de longo prazo, e a Red Bull viu uma oportunidade e deu uma chance a ele. Deram a ele um contrato com a Toro Rosso com a chance de subir para a Red Bull no ano seguinte. Nós perdemos um jovem e vocês sabem no que ele virou. Exatamente por termos um jovem talento na mira, que está guiando em um alto nível, eu simplesmente quis manter essa porta aberta.”

Antonelli não é a única opção da Mercedes

Toto reiterou na entrevista o que havia dito no Bahrein na semana passada, afirmando que a vaga para 2025 não está necessariamente sendo guardada para Antonelli.

“Isso não significa que vamos colocar Kimi (Antonelli) no carro no próximo ano. Ele tem apenas 17 anos e pode ser cedo demais, mas visando os próximos cinco ou dez anos quero ter essa opção.

“De certa forma, ele é um grande talento. Ele venceu em todos os lugares onde correu no Kart e foi para a Fórmula 4. Venceu todos os campeonatos em seu ano de estreia, subiu um nível e fez o mesmo sucesso.

“Agora decidimos pular a F3 parcialmente porque não há muito tempo para testar ali. Ele vai direto para a F2, que é um grande salto para seu desenvolvimento. São carros grandes com muita potência. A maior parte das corridas tem o apoio da F1, então isso nos permite ficar de olho nele também.”

Wolff confirmou ainda que Antonelli terá testes privados ao longo do ano com o carro de 2022, notando que a Mercedes “fará um grande programa de testes com ele em 2024 e aí veremos se ele estará pronto para 2025 ou somente para 2026 no time.”

A questão para a Mercedes é que, de uma forma ou outra, eles vão precisar de um piloto novo para 2025, desde que George Russell também não resolva sair do time, assim como fez Hamilton. Wolff disse que o mercado de pilotos será “incrivelmente interessante, porque muitos pilotos de ótimo nível estarão disponíveis, e a Mercedes vai revisar a situação nos próximos meses”.

“Queremos alguém experiente tentando algo novo ou vamos focar em um piloto mais jovem, correndo o risco de termos um novato tendo que olhar sua perspectiva de performance de médio a longo prazo?” completouToto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *