College
NFL Jogos

Com jogo corrido dominante, Michigan derrota Washington e é campeã do College Football

Na noite desta segunda-feira, 8, Michigan e Washington se enfrentaram na grande final do College Football. Os Huskies venceram Texas para chegar até a decisão, enquanto os Wolverines derrotaram Alabama.

Análise

O primeiro quarto de Michigan foi quase perfeito. A equipe entrou em campo muito mais motivada do que Washington, tanto no ataque quanto na defesa. Foram duas campanhas, ambas terminando em touchdowns, com Donovan Edwards sendo o grande protagonista. O running back teve duas corridas para 87 jardas e dois touchdowns.

Do outro lado, os Huskies começaram o jogo com o “freio de mão puxado”. O ataque estava sem ritmo, com dificuldades para engrenar em quase todas as jogadas. E isso rendeu apenas três pontos para o time no primeiro quarto. A situação estava bem pior na defesa.

O sistema defensivo de Washington não conseguia parar os running back de Michigan. Sempre que Blake Corum e Donovan Edwards estavam com a bola, ambos conquistaram muitas jardas e com muita facilidade.

A defesa de Washington voltou muito bem no segundo quarto, parando o ataque dos Wolverines em momentos decisivos. E foi nesse momento em que Penix soltou o braço em jogadas seguidas, mas faltas consecutivas da linha ofensiva “mataram” a campanha. O quarterback dos Huskies ainda teve uma chance clara de touchdown, porém errou um passe razoavelmente fácil, com o recebedor aberto – e era uma quarta descida muito importante.

Michigan, com o tempo, encontrou problemas no ataque. O jogo corrido estava dando certo, mas Washington começou, aos poucos, a achar respostas aos runnings dos Wolverines. E no jogo aéreo, a secundária também teve seus momentos, aparecendo em uma quarta descida importante.

E então Washington voltou a partida de forma definitiva. Penix lançou touchdown nos minutos finais, tirando proveito dos duelos vencidos pelos recebedores contra a secundária de Michigan – um dos poucos pontos positivos em todo o primeiro tempo dos Huskies.

Os dois primeiros quartos terminaram com um domínio ofensivo; de um lado Michigan se destacando no jogo terrestre (209 jardas), do outro, Washington com 128 jardas lançadas, mas com muitas dificuldades em jardas corridas, com apenas 32. O grande motivo disso é o fato de Dillon Johnson não estar 100%.

Michigan contra Washington (Foto: David Guralnick, The Detroit News)
Michigan contra Washington (Foto: David Guralnick, The Detroit News)

A volta do intervalo foi muito ruim para Penix, que foi interceptado na primeira jogada do terceiro quarto. Para sorte de Washington, apenas três pontos foram produzidos pelo ataque de Michigan.

A partir daí, os dois ataques sofreram bastante. Os Wolverines utilizaram mais corridas, porém a defesa de Washington estava preparada, parando diversas tentativas de jogadas por terra. Do outro lado, Penix voltou a errar passes, desta vez desperdiçando grandes oportunidades para conectar com seus recebedores.

Se os running back tinham problemas, foi a vez de McCarthy assumir o jogo terrestre. O quarterback não estava lançando muitas bolas, e quando foi pressionado, utilizou muito bem as pernas para conquistar jardas importantes.

No último quarto, os ataques voltaram a ter muitas dificuldades em campo, com os recebedores dos dois times sofrendo muitos drops. E em um momento importante, uma penalidade acabou tirando uma grande jogada de Washington.

Foi aí que Michigan optou por voltar a sua atenção ao jogo corrido, e deu certo. Blake Corum comandou a campanha, que terminou em touchdown. Foi nesse drive que Michigan bateu o recorde de jardas corridas em uma final da NCAA (296 jardas).

O desespero chegou com tudo para Washington, e foi nesse momento que Penix mostrou suas imperfeições. O quarterback errou em uma leitura e foi interceptado nos minutos finais. E Michigan, com um grande retorno de Sainristil (81 jardas), capitalizou o turnover, marcando o touchdown definitivo.

Washington já estava abatido, sabendo do resultado final da partida; e para melhorar, Penix ainda levou uma pancada e ficou sentindo dores no abdômen. Mesmo assim, o quarterback voltou ao jogo, mas não fez muita coisa, além de errar vários passes em sequência.

Michigan voltou a vencer uma final de College depois de muitos anos – a última vez foi em 1997. E esse pode ter sido o último jogo do treinador da universidade, Jim Harbaugh, que pode estar voltando a NFL em 2024.

O jogo

As primeiras duas campanhas de Michigan na partida terminaram com touchdowns de Edwards; o primeiro de 41 jardas e o segundo, de 46 jardas. Washington apenas produziu três pontos, convertidos por Grady Gross.

Depois disso, as defesas cresceram em campo a cada jogada, cedendo apenas três pontos a favor de Michigan, com field goal de 31 jardas de James Turner. E minutos depois, após várias campanhas que não renderam nada para ambos os times, os Huskies voltaram ao jogo com Penix lançando passe para touchdown de Jalen McMillan.

Se o quarterback dos Huskies terminou bem o primeiro tempo, o início do segundo não foi nada bom. Penix foi interceptado na primeira jogada do terceiro quarto, e o turnover virou três pontos, com Turner acertando chute de 38 jardas.

Blake Corum, Michigan (Foto: Los Angeles Times)
Blake Corum, Michigan (Foto: Los Angeles Times)

Washington respondeu logo na sequência, com novo field goal convertido por Gross, agora de 45 jardas. Mas depois disso, foram seis punts seguidos, sendo três para Michigan e três para os Huskies.

Então, foi nesse momento que Michigan ficou com uma das “mãos” na taça. Sumido em grande parte do jogo, Blake Corum correu 12 jardas para anotar mais um touchdown terrestre para Michigan. Com isso o running back bateu o recorde e se tornou o jogador com mais touchdowns terrestres na história de Michigan.

E após nova interceptação de Penix, Corum voltou a ser protagonista. O running back voltou a entrar na endzone, marcando seu segundo touchdown na partida, sendo esse o mais importante da temporada.

Fim de jogo: Washington (14-1) 13 x 34 Michigan (15-0)

(Foto: TSN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *