Mike James
Basquete Euroliga NBA

Mike James, ex-NBA, se torna o maior pontuador da história da Euroliga

Mike James, ex-jogador da NBA, se tornou o maior pontuador de todos os tempos na EuroLeague com 4,457 pontos. O armador precisava de apenas 12 pontos para ultrapassar Vassilis Spanoulis no ranking histórico. O astro de 33 anos do AS Monaco alcançou essa marca em menos de dois quartos contra o Crvena Zvezda Meridianbet Belgrade.

Visto como um dos principais candidatos a MVP da EuroLeague nesta temporada, James começou sua busca cedo, marcando cinco pontos no primeiro quarto e continuando no segundo quarto. No final, James atingiu o recorde com um arremesso de média distância no meio do quarto.

A EuroLeague havia preparado um protocolo especial para essa ocasião. Quando James alcançou a marca desejada, o jogo foi interrompido para marcar essa conquista monumental. “Não estou realmente preocupado com isso agora, vou comemorar depois do jogo”, disse James durante o intervalo.

James representou cinco equipes diferentes ao longo de sua carreira na EuroLeague, começando com o Baskonia Vitoria-Gasteiz, depois indo para o Panathinaikos Piraeus, EA7 Emporio Armani Milan e CSKA Moscow antes de chegar ao Monaco, onde joga atualmente.

Curiosamente, tanto James quanto Spanoulis têm uma taxa de acerto de dois pontos semelhante ao longo de suas carreiras na EuroLeague – 49,5%. James, no entanto, alcançou o recorde em 271 jogos em comparação com os 358 de Spanoulis.

A carreira de Mike James na NBA

Na NBA, Mike James teve passagens por Phoenix Suns, New Orleans Pelicans e Brooklyn Nets. James realizou seu college na Universidade de Lamar, pouco tradicional no cenário do basquete norte-americano. Ele ingressou no draft de 2012, mas não foi draftado. Então, já partiu para o velho continente, iniciando sua carreira profissional no KK Zagreb.

Apesar de ser um astro na Euroleague e pouco conhecido na NBA, sua passagem pela liga americana de basquete foi bastante interessante. Mike teve médias de 8.9 partidas, 3.7 assistências e 2.5 rebotes em 49 partidas, totalizando as temporadas de 2017/18 (Phoenix e NOLA) e 2020/21 (Nets).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *