Gabriel Milito, Atlético-MG
Futebol Brasileirão

Gabriel Milito iguala início de Coudet no Atlético-MG e pode buscar feito de Abel Braga em 2001

O Atlético-MG de Gabriel Milito, após buscar o empate diante do Fluminense pela quinta rodada do Brasileiro, aumentou sua invencibilidade entre as 40 equipes que disputam as Séries A e B do país. A sequência de 11 jogos  sem saber o que é uma derrota fez o treinador argentino igualar o começo de seu compatriota Eduardo Coudet, hoje no Inter, quando assumiu o Galo no ano passado. Sob o comando de Milito, os atleticanos possuem sete vitórias e quatro empates em onze jogos.

O início espetacular tem marcada em quatro competições a grande fase vivida pelo Atlético-MG de Gabriel Milito: o Campeonato Mineiro, conquistado pelo Galo diante do Cruzeiro, a Copa do Brasil, onde estreou na terceira fase, a CONMEBOL Libertadores e o Brasileirão. Contra o tricolor carioca no último sábado, em Cariacica, a equipe viu os donos da casa abrirem uma vantagem de 2 a 0, porém, buscou o empate diante do time de Fernando Diniz, e aumentou sua invencibilidade na temporada de 2024, igualando assim o começo de Coudet no ano anterior.

Atlético-MG comemora empate após sair dois gols atrás do Fluminense
Jogadores do Galo comemoram empate após Fluminense abrir 2 a 0 em Cariacica — Foto: Pedro Souza/Atlético

Milito e Coudet figuram empatados na lista de melhor começo de trabalho na história atleticana dos últimos 20 anos. Ambos possuem 11 jogos de invencibilidade, e agora, o atual comandante vai em busca de ultrapassar Coudet e superar a marca de Abel Braga, alcançada em 2001. Abelão no Galo teve a marca de catorze partidas de invencibilidade em seu início no Atlético-MG.

Top 5 de melhores inícios no Atlético-MG desde 2000

  1. 2001: Abel Braga – 14 jogos (oito vitórias e seis empates)
  2. 2023: Eduardo Coudet – 11 jogos (sete vitórias e quatro empates)
  3. 2024: Gabriel Milito – 11 jogos (sete vitórias e quatro empates)
  4. 2020: Jorge Sampaoli – oito jogos (sete vitórias e um empate)
  5. 2008: Celso Roth – oito jogos (seis vitórias e dois empates)

Milito é questionado sobre a boa fase do Galo e prega “pés no chão”

Gabriel Milito, técnico do Atlético Mineiro
Gabriel Milito durante Fluminense 2×2 Atlético-MG, quinta rodada do Brasileirão — Foto: Pedro Souza/Atlético.

Quando questionado sobre a boa sequência conquistada pelo Atlético-MG nos últimos jogos, Gabriel Milito cita manter tranquilidade e pés no chão para o momento. O técnico afirma que o principal é o time ter identidade e jogar com paixão:

Vamos perder? Sim, com certeza, mas quero que joguemos assim, com essa paixão. Depois, há coisas para melhorar, mas sem isso não se pode melhorar nada. Os jogadores querem vencer, e eles demonstram isso a cada jogo.”

Contra o Fluminense no Espírito Santo, o Galo saiu atrás do placar e chegou a ter dois gols de desvantagem, tendo arrancado um empate no segundo tempo com dois gols do chileno Eduardo Vargas. A determinação do Atlético em busca do resultado contra o adversário do último sábado foi elogiada pelo atacante Hulk:

É sempre bom não perder. É confronto direto, o Fluminense é um time que vai chegar em todas também, e poder vir buscar esse empate. Claro que queríamos a vitória, mas quem está perdendo 2×0, e alcança o empate, tem que comemorar.”

Após o empate pelo Brasileiro, onde figura na quarta colocação com nove pontos, o Atlético-MG volta suas atenções para a CONMEBOL Libertadores, onde encara o Rosario Central pela quarta rodada da fase de grupos, e lidera também com nove pontos.

O confronto a ser disputado em Rosario, na Argentina, será realizado com portões fechados em virtude de uma punição sofrida pelos donos da casa após um incidente provocado contra o Peñarol-URU, onde um jogador da equipe uruguaia foi atingido por uma pedra e deixou o campo ensanguentado. O Rosario Central entrou com recurso na CONMEBOL para contar com o apoio de seus torcedores diante do Galo, mas a entidade negou e manteve a sanção a ser cumprida no jogo desta terça-feira, às 19h (de Brasília).

Foto: Pedro Souza/Atlético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *