2024 4 29 ec519914 129a 4ffc 8f17
Basquete NBA

Apesar da valentia dos Suns, Timberwolves varrem adversário e avançam

A série entre Phoenix Suns e Minnesota Timberwolves seguiu no Arizona numa partida que tinha a possibilidade de encerrar a disputa em 4 a 0 para os visitantes.

Com Anthony Edwards dando um show na série, o desafio para os Suns era parar o craque adversário e tentar ser mais coletivo no ataque para deixar de ser tão previsível.

Entretanto, apesar de Phoenix ter feito sua melhor performance dentro da série, na hora da decisão a defesa dos Wolves trabalhou bem e Edwards foi um fator de desequilíbrio, levando a vassoura para o Footprint Center.

Jogo amarrado, poucos pontos e muitas faltas

O jogo começou muito equilibrado, com as defesas fechando bem o perímetro e também dificultando as infiltrações de parte a parte, seja na bola ou na base das faltas. Desta forma, as duas equipes sofriam muito para pontuar.

Minnesota ficava na frente por uma posse, enquanto os times brigavam muito para anotar uma cesta simples. Entretanto, quando Kevin Durant apareceu mais, os Suns conseguiram chegar junto no placar e o jogo ficou ainda mais parelho no ataque.

Na reta final do primeiro quarto, os ataques melhoraram bem pouco, já que Phoenix focava só em jogadas individuais, enquanto Minnesota rodava mais a bola, porém, não tinha um bom aproveito nos arremessos. E, assim, os Suns foram para a segunda parcial com o placar favorável em 26 a 25.

No segundo quarto, o Minnesota Timberwolves voltou muito melhor, com Karl-Anthony Towns participando mais do ataque e as bolas caindo com um pouco menos de dificuldade.

Karl-Anthony Towns mantendo os Timberwolves vivos no jogo
Karl-Anthony Towns mantendo os Timberwolves vivos no jogo (Imagem: Joe Camporeale-USA TODAY Sports)

 

Enquanto isso, do outro lado, Devin Booker e Kevin Durant mantinham Phoenix vivo e ainda incendiavam o Footprint Center.

A partir da metade do segundo período, os dois ataques melhoraram, com Durant (e belas enterradas) e Anthony Edwards sendo os líderes ofensivos dos times.

O diferencial entre os times era a transição muito veloz de Phoenix, sendo superior aos ataques Minnesota, que sofria muito nos arremessos do perímetro, como não aconteceu nos jogos anteriores da série.

No fim do primeiro tempo, com Devin Booker inspirado e anotando a última bola no estouro do cronômetro, o Phoenix Suns levou para o intervalo o placar vantajoso de 61 a 56.

Anthony Edwards ressurge e Minnesota Timberwolves varre o Phoenix Suns

O terceiro quarto começou e com ele veio o festival de bolas de três pontos. Anthony Edwards saiu do vestiário “on fire”, distribuindo arremessos certeiros do perímetro e, mesmo com Devin Booker descontando no início, logo os Timberwolves já estavam na frente.

Edwards estava imparável, retomou seu modo Playoffs, que parecia esquecido no primeiro tempo e, como os Suns não conseguiam marcar o astro adversário,  partida virou um toma lá dá cá, com Booker e Durant tentando compensar.

E assim, o terceiro quarto chegou ao fim de forma muito parelha, com Devin Booker convertendo lances livres para deixar o placar em 92 a 90 para Phoenix, dando a certeza de muita emoção para o período derradeiro.

A última parcial começou e logo se estabeleceu um duelo entre Devin Booker e Mike Conley, com ambos canalizando em si os pontos de seus times, mantendo o jogo completamente equilibrado.

entretanto, logo a partida faltosa do primeiro tempo retornou, com o jogo ficando muito amarrado e brigado. Foi aí que Karl-Anthony Towns e Anthony Edwards fizeram Minnesota dar uma pequena escapada no placar.

Quando Phoenix chegava perto, as bolas triplas dos Timberwolves castigavam a equipe da casa. E, nos últimos dois minutos, os erros dos Suns geravam faltas, que levavam os jogadores de Minnesota para a linha de lances livres e, foi desta forma que os anfitriões não conseguiram mais se recuperar, amargando uma impensável varrida.

Final: Phoenix Suns 116-121 Minnesota Timberwolves

Anthony Edwards comemora a classificação do Minnesota Timberwolves
Anthony Edwards comemora a classificação do Minnesota Timberwolves (Imagem: Joe Camporeale-USA TODAY Sports)

 

Comentários finais da vitória dos Timberwolves

O Minnesota Timberwolves foi o primeiro time desses Playoffs a garantir vaga nas semifinais de conferência, onde deve enfrentar o Denver Nuggets, que está vencendo a série diante dos Lakers por 3 a 1. Além disso, essa foi a primeira série vencida pelos Wolves em 20 anos, o que dá a dimensão do que significa a vitória no Footprint Center.

Jogando com extrema força defensiva e um Anthony Edwards iluminado no ataque, o time de Minnesota mostrou na série contra o Phoenix Suns que é um osso duro de roer.

A equipe fecha o garrafão como ninguém, sabe também marcar o perímetro e, na outra fase do jogo, tem em Edwards um pontuador de todas as partes da quadra e pontos ofensivos de apoio do calibre de Karl-Anthony Towns e Mike Conley.

Se não bastasse esses atributos, Minnesota ainda mostrou resiliência neste jogo 4 e aquela qualidade que só os campeões tem, que é “saber a hora certa de vencer”.

Os Timberwolves isolaram os craques de Phoenix no final, já que Devin Booker (49ers, 5reb e 6ast) e Kevin Durant (33pts, 9reb e 5ast) eram as únicas armas ofensivas dos Suns e, com vitalidade e dobras na marcação, derrubaram o potencial dessas armas no fim para vencerem.

Quando você enfrenta uma dupla com essa inspiração, precisa que seu ataque tenha gente que jogue a pontuação para cima, e foi aí que Anthony Edwards (40pts, 9reb e 6ast) e KAT (28pts e 10reb) deram suas contribuições fundamentais.

Se o time de Minnesota tem garrafa para vender a ponto de disputar uma série de igual para igual com os atuais campeões, ainda não temos como cravar, mas que o futuro deste elenco é brigar por coisas grandes, isso não há dúvidas.

Além da eliminação, futuro do Phoenix Suns não é nada promissor
Além da eliminação, futuro do Phoenix Suns não é nada promissor (Imagem: AP Photo/Matt York)

 

Já do lado do Phoenix Suns, Frank Vogel não deve ter vida longa na franquia e, se não bastasse, o time montado para esta temporada deve ser totalmente reformulado novamente, porém, desta vez, a probabilidade maior é que estrelas mudem de lugar.

Não há lugar cativo para o inquieto Kevin Durant, Bradley Beal não deu liga e até Devin Booker pode ter sua presença colocada “in check”. O futuro não é nada promissor para os lados do deserto do Arizona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *