Monza
Automobilismo Fórmula 1

Autódromo de Monza inicia reforma buscando garantir futuro no calendario da Fórmula 1

O autódromo de Monza, palco do tradicional Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, iniciou as reformas em partes estruturais da pista e infraestrutura, com o objetivo de garantir a permanência no calendário da Fórmula 1.

Tanto Monza quanto Imola, palco do Grande Prêmio da Emília-Romagna, têm contratos que expiram no final de 2025, e a Fórmula 1 ainda não decidiu sobre a manutenção de ambas as etapas na Itália ou se apenas uma delas continuará no calendário. Entretanto, o CEO da categoria, Stefano Domenicali, afirmou no ano passado que o circuito de Monza precisava de melhorias em suas estruturas para ter chance de permanecer no calendário.

“O valor histórico de Monza é inquestionável, mas também precisamos estar atualizados em termos de serviços, no nível dos preços pagos por quem visita a pista. No próximo ano, teremos ideias mais claras sobre o futuro”, disse Stefano em entrevista em 2023.

Início das obras em Monza nesta semana

Os esforços para manter a prova em Monza começaram com o início da obra no circuito em uma cerimônia nesta segunda-feira (8), na reta principal do circuito. A conclusão está prevista para 140 dias, com a presença de Ângelo Sticchi Damiani, presidente da federação italiana de automobilismo, e do vice-primeiro-ministro Matteo Salvini. O evento revelou as principais áreas das obras.

O trabalho inclui um recapeamento completo da pista, a construção de um túnel subterrâneo (além da expansão dos três atuais), a melhoria dos prédios do paddock e diversas melhorias nas arquibancadas.

“Nosso objetivo é colocar o Autódromo na atualidade. Não podemos ter mais problemas com o fluxo de torcedores, e temos que oferecer mais conforto para quem vem ao circuito. Determinamos três objetivos para cumprir o que nos foi pedido, sendo o primeiro deles o acesso subterrâneo,

O segundo são as arquibancadas. Ainda temos várias estruturas temporárias, então precisamos construir espaços mais sólidos que proporcionarão todas as comodidades que um espectador espera hoje. Cada arquibancada terá uma estrutura com todos os serviços necessários para que o público não precise se movimentar. 

“Por fim, será construída uma cobertura permanente sobre o edifício dos pits (atualmente é uma estrutura temporária). Os pilares de sustentação serão reforçados porque a estrutura aumentará em altura,” afirmou Damiani.

Fórmula 1 está acompanhando as obras

As melhorias nos pits interessam particularmente à F1, pois ajudarão a aprimorar a hospitalidade do Paddock Club.

Domenicali, que participou do evento via vídeo, disse: “Para nós, esse é um objetivo importante. Precisamos ter condições ideais para receber nossos convidados, em uma estrutura que não seja uma tenda, como foi até o ano passado.”

Além disso, há obviamente outras intervenções necessárias para o futuro. Monza tem uma grande tradição, mas precisamos olhar adiante, propondo uma pista no nível dos outros circuitos do calendário.”

A expectativa é que a obra dure até junho, com o Grande Prêmio italiano sendo realizado no final de semana de 30 de agosto a 1 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *