NBA
Basquete Mídia Esportiva NBA

Com concorrência acirrada, negociação de transmissão da NBA é fechada sem acordo com Disney e Warner

Após 45 dias de intensas conversas, não houve acordo entre os organizadores da NBA e os Grupos Disney e Warner Bros Discovery para a renovação dos direitos de transmissão da maior liga de basquete do mundo para os Estados Unidos. 

A janela de negociação é de exclusividade e ambos os grupos desejam renovar para mantê-los em seus catálogos, porém, com a indefinição de valores, a NBA abriu espaço para que outros grupos pudessem oferecer suas propostas, como NBC, Google, Amazon, Apple e Netflix. Todas estas citadas, já demonstraram interesse pela exibição.

O atual contrato de exibição nos canais ESPN e TNT Sports termina ao fim da temporada 2024/2025. Para colocá-lo em vigor, Disney e Warner pagaram um valor somado de US$ 24 bilhões. 

 

Expectativa de lucro da NBA com Streaming

Segundo o portal Máquina do Esporte, a NBA deve ter pelo menos uma plataforma de streaming como transmissora para a temporada 2025/2026. Esse desejo tem o intuito de gerar um aumento significativo no valor dos atuais acordos. 

A expectativa, segundo membros da liga, é de duplicar ou triplicar as receitas com direitos de transmissão doméstica, chegando a bater US$ 75 bilhões, porém, a decisão será tomada e divulgada em junho, onde a atual temporada se encerra.

 

Concorrência acirrada

Nos Estados Unidos, a NBA e a NFL são bastante populares e dão audiências astronômicas, como no Brasil é pelo futebol, por exemplo. Por esta razão, com os contratos já fechados nas demais ligas, a indefinição da NBA é a janela que sobrou para que grandes grupos possam faturar, com a predominante audiência jovem que o torneio atrai ano a ano.

Disney e Warner estão com planos para esta renovação. O grupo do Mickey quer continuar turbinando a ESPN com torneios de destaque para 2025, já o do Pernalonga quer continuar mantendo o seu público na TNT Sports, além da plataforma Max, que se tornou o seu produto mundial. 

Alguns sites dos EUA afirmam que os dois grupos querem lançar uma plataforma exclusiva juntos, mirando a concorrência de gigantes da tecnologia que cada vez valorizam as plataformas midiáticas, como a Apple, que conseguiu os direitos mundiais da MLS, e está de olho nos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. 

A expectativa é que Disney e Warner mantenham os seus contratos, porém, diferente da última negociação, que foi fechada 5 meses antes, a variedade de candidatas fez a NBA repensar, ganhando assim a competição. É esperar e acompanhar. 

(Foto: NBA.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *