NFL
NFL Notícias

NFL: Atlanta Falcons perde escolha de draft, e o Philadelphia Eagles não é punido em caso de ‘tampering’

Após meses de investigação, a NFL finalmente anunciou o resultado dos casos de ‘tampering’ envolvendo Atlanta Falcons e Philadelphia Eagles. A liga divulgou a punição dos Falcons nesta quinta-feira, 13, enquanto os Eagles não sofreram nada.

Atlanta Falcons

Os Falcons perderam a escolha de quinta rodada do draft de 2025 como forma de punição no caso de ‘tampering’ envolvendo a contratação de Kirk Cousins, ex-Minnesota Vikings, e outros jogadores durante o período de agentes livres.

Além disso, segundo o jornalista Tom Pelissero, da ‘NFL Network’, a franquia foi multada em cerca de US$ 250 mil. Terry Fontenot, gerente geral dos Falcons, também foi multado em US$ 50 mil por violações administrativas e logísticas nas contratações de Cousins, Darnell Mooney e Charlie Woerner.

A equipe começou a ser investigada em março, após Cousins afirmar, em coletiva, que tinha sido procurado por representantes dos Falcons antes do início dos agentes livres. Já Kyle Pitts, tight end do time, teria iniciado o processo de “recrutamento” do quarterback semanas antes disso.

Após a divulgação da punição, os Falcons, em nota oficial, afirmaram que estão “contentes que a investigação foi concluída” e que “buscaram formas para melhorar” no futuro.

Kirk Cousins, novo quarterback dos Falcons (Foto: MIKE STEWART, ASSOCIATED PRESS)
Kirk Cousins, novo quarterback dos Falcons (Foto: MIKE STEWART, ASSOCIATED PRESS)

Philadelphia Eagles

Enquanto isso, os Eagles não sofreram nenhuma punição da liga, que não encontrou prova de que a franquia cometeu ‘tampering’ na contratação de Saquon Barkley, ex-New York Giants.

Segundo o jornalista Tom Pelissero, da ‘NFL Network’, a liga “não descobriu provas suficientes de que uma franquia da NFC Leste tenha violado a política de ‘anti-tampering’”.

A investigação da NFL contou com entrevistas a Howie Roseman, gerente geral dos Eagles, Nick Sirianni, treinador principal da equipe, e James Franklin, treinador da Universidade de Penn State.

Franklin foi o motivo do início da investigação da liga, depois que o técnico comentou sobre Barkley e sua ligação com o estado da Pensilvânia, onde atuou na NCAA.

Saquon Barkley, novo reforço dos Eagles (Foto: USA TODAY Sports)
Saquon Barkley, novo reforço dos Eagles (Foto: USA TODAY Sports)

Histórico na NFL

Nos últimos anos, alguns casos de ‘tampering’ já aconteceram. Em 2015, o Kansas City Chiefs perdeu duas escolhas de Draft (segunda e sexta rodada) por irregularidades na contratação de Jeremy Maclin.

Já o Miami Dolphins recebeu uma punição mais “pesada” da liga. A franquia teria tido contatos “ilegais” com o quarterback Tom Brady, antes do camisa 12 assinar contrato com o Tampa Bay Buccaneers, logo depois de deixar o New England Patriots.