f1 sainz enfim quebra hegemonia da red bull 1198958
Automobilismo

Sainz fez estratégia arriscada para manter liderança no GP de Singapura

(por Matheus Landim)Com uma pilotagem magnífica, Carlos Sainz conseguiu quebrar a invencibilidade da Red Bull e de Max Verstappen, conquistando a primeira vitória da temporada. Mas para conseguir o resultado, o piloto da Ferrari teve que tomar decisões difíceis na corrida do último domingo (17). Para evitar os ataques de George Russell e Lewis Hamilton, ele manteve Lando Norris na zona de DRS para que as Mercedes não o atacassem.Os pilotos da Mercedes haviam feito pit stop no Safety Car Virtual provocado por Esteban Ocon na volta 44 e estavam com pneus médios novos. Assim que saíram dos boxes começaram a perseguir a Ferrari de Charles Leclerc e em 8 voltas ambos os pilotos já haviam ultrapassado o monegasco, assim partindo atrás de Norris, que estava 6 segundos à frente.Faltando 5 voltas para acabar o GP, o piloto da McLaren já era acompanhado bem de perto pelas duas Mercedes. Nesse momento, o espanhol começou com seu plano de permitir que Norris utilizasse o DRS para que tivesse velocidade o suficiente e não fosse ultrapassado por Russell, afinal ele tinha pneus mais novos e mais velozes. A cada volta a Ferrari atualizou a diferença de tempo para que o piloto gerenciasse essa vantagem nas zonas de DRS do circuito.A estratégia se manteve até o final da corrida que ainda contou com um erro de Russell, que bateu na curva 10 e abandonou a prova na última volta. Quem aproveitou foi Hamilton, que conseguiu seu quinto pódio na temporada e assumiu a terceira colocação no campeonato, ultrapassando Fernando Alonso.Estratégia arriscada“Foi ideia de Carlos”, afirmou o chefe da equipe, Frédéric Vasseur. “Com Norris tínhamos os mesmos pneus e quase o mesmo ritmo desde a primeira volta. Não corremos realmente risco com Norris, exceto se perdêssemos os pneus, por isso foi uma jogada inteligente de Carlos manter Norris no DRS.”O próprio Sainz disse que teria perdido a vitória se algum dos carros da Mercedes, com pneus médios, tivessem ultrapassado Norris. “Você sabe que não pode travar e não pode cometer um único erro, porque isso significa que o Lando terá a chance de ultrapassá-lo se estiver no DRS. Então, nesse ponto você decide dar a ele o DRS, esperando que isso seja suficiente para manter as Mercedes para trás.”Férias agitadasSainz acredita que uma reunião com seus engenheiros em agosto foi fundamental para que se concentrassem exatamente no que era necessário para extrair mais do carro. “Sentei com meus engenheiros nas férias de verão e dissemos: “ok, o que podemos fazer para começar a organizar o fim de semana inteiro”, porque claramente temos muito ritmo, estávamos fazendo algumas coisas boas, mas não estamos juntando tudo.”E Carlos tem mostrado resultados ótimos, liderando treinos livres, com 2 pole positions em 3 corridas após as férias de agosto, além de ter bom ritmo de corrida, não sofrendo com undercuts nem com falhas mecânicas e conseguindo gerenciar os pneus de uma forma magistral. “A maior diferença é que ele está pronto desde a primeira volta do TL1 e é a melhor maneira de preparar a qualificação.” afirmou o chefe da Ferrari.

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