skysports max verstappen red bull 6331901
Automobilismo

Verstappen supera problemas com freio, segura Hamilton e vence em Austin

​​​​​​(por Mattheus Prudente) O holandês Max Verstappen chegou a sua 50ª vitória na Fórmula 1 neste domingo (22), ao vencer o GP dos Estados Unidos. Nem mesmo a volta deletada na classificação e os problemas com os freios vividos durante a prova foram capazes de segurar o ímpeto do tricampeão mundial, que venceu a sua terceira seguida em Austin. O segundo colocado foi Lewis Hamilton, que até chegou a colocar uma pressão em Verstappen no final da corrida, mas não teve tempo para tentar uma ultrapassagem que o daria a sua primeira vitória desde 2021. Fechando o pódio, tivemos Lando Norris, que liderou boa parte da prova, mas acabou perdendo no “duelo das estratégias”. Largada espetacular de Norris A largada teve uma disputa franca entre Hamilton, Charles Leclerc e Norris. Tentando defender a liderança, o monegasco da Ferrari perdeu a posição para Norris e viu Hamilton e Carlos Sainz entrarem na briga. O piloto da McLaren saiu como líder, enquanto Verstappen teve a porta fechada por Hamilton e ficou na quinta posição. O único contato da largada veio entre Oscar Piastri e Esteban Ocon. Piastri, que também fez uma excelente saída para ganhar quatro posições, acabou colidindo com o francês da Alpine, culminando em danos para os dois lados. Ocon rapidamente sentiu os problemas em seu carro e perdeu posições até finalmente abandonar. Piastri começou a atacar Verstappen para tentar tomar a quinta posição, mas logo começou a cair de rendimento por conta de um problema que também o faria abandonar a corrida. Depois de quase terem batido no começo, Hamilton e Verstappen começaram a escalar as posições, passando as duas Ferraris e começando a perseguição a Norris. Verstappen assume a ponta Indo para o meio da corrida, Verstappen, que já ocupava a terceira colocação naquele momento, foi o primeiro a parar, colocando pneus médios, o que indicava que ele teria que fazer pelo menos mais uma parada. Uma volta depois, foi a vez de Norris parar e colocar pneus duros, dando a entender uma possível estratégia de uma parada para a McLaren. O único que ficou na pista foi Hamilton, reclamando dos pneus. Quando finalmente parou, ele também foi para pneus duros, mas acabou tendo uma parada lenta, levando um undercut de Verstappen, que assumiu a segunda colocação. Com pneus médios, ele começou a virar mais rápido do que Norris, e, na volta 28, virou o novo líder após ter largado em sexto. O que parecia ser uma estratégia diferente para a McLaren logo provou ser apenas um blefe. Após Norris reassumir a liderança da corrida depois de uma parada de Verstappen, o britânico também fez um pit, devolvendo a ponta para o holandês da Red Bull. Hamilton, que parou depois, não conseguiu levar seus pneus até o final. Hamilton vai para cima Com pneus médios contra duros de Verstappen e Norris, Hamilton tinha a vantagem indo para o final da prova. Essa vantagem ficou ainda maior quando Max começou a fazer reclamações contundentes sobre os seus freios, que mostrava que ele não conseguia se afastar tanto como esperava-se antes. Hamilton conseguiu ultrapassar Norris após uma linda batalha entre os dois, superando o piloto da McLaren para assumir a segunda posição e começar a sua perseguição a Verstappen, que tinha um bom ritmo apesar dos problemas. Enquanto isso, após largar dos boxes e se colocar em posição de anotar pontos, Fernando Alonso abandonou sua Aston Martin por problemas na suspensão. Nas voltas finais, Verstappen apresentou uma queda vertiginosa de ritmo, que fez Hamilton se aproximar. Na penúltima volta, a vantagem do holandês era de menos de dois segundos, mas o piloto da Mercedes não teve tempo para tentar uma ultrapassagem, e viu seu rival, assim como aconteceu em 2021, garantir uma vitória apertada. Confira o resultado final do GP dos Estados Unidos: 1º – Max Verstappen (Red Bull) 2º – Lewis Hamilton (Mercedes) 3º – Lando Norris (McLaren) 4º – Carlos Sainz (Ferrari) 5º – Sergio Pérez (Red Bull) 6º – Charles Leclerc (Ferrari) 7º – George Russell (Mercedes) 8º – Pierre Gasly (Alpine) 9º – Lance Stroll (Aston Martin) 10º – Yuki Tsunoda (AlphaTauri) 11º – Alex Albon (Williams) 12º – Logan Sargeant (Williams) 13º – Nico Hulkenberg (Haas) 14º – Valtteri Bottas (Alfa Romeo) 15º – Zhou Guanyu (Alfa Romeo) 16º – Kevin Magnussen (Haas) 17º – Daniel Ricciardo (AlphaTauri) DNF – Fernando Alonso (Aston Martin) DNF – Oscar Piastri (McLaren) DNF – Esteban Ocon (Alpine) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *