nikola jokic nuggets lakers
Basquete NBA

Nuggets vencem Lakers e largam na frente na série

Neste sábado (20), o Los Angeles Lakers viajou até Denver para enfrentar na Ball Arena a atual equipe campeã da NBA, o Denver Nuggets. O time liderado pelo atual MVP Nikola Jokic começou um pouco abaixo e viu os Lakers controlarem boa parte do início da partida.

Porém, Michael Malone fez os ajustes necessários e a torcida presente viu o time renascer após um terceiro quarto arrasador.

O confronto entre o provável jogador mais valioso da liga também desta temporada, e um dos maiores jogadores de todos os tempos, é um embate aguardado. Alguns anos atrás, Lakers e Nuggets não eram necessariamente uma grande rivalidade na Conferência Oeste, mas tudo mudou depois de 2020.

Naquele fatídico ano, lembrado por muitos de maneira negativa, a franquia angelina eliminou Denver nas finais de conferência da “bolha” de Orlando. Muitas pessoas alegam que ali começou de fato uma rivalidade entre as duas equipes.

Denver teve seu troco nas finais de conferência da última temporada, onde varreu os Lakers e foi para as finais da NBA pela primeira vez em sua história, sagrando-se campeão posteriormente.

Dado este contexto, esse confronto tinha tudo para pegar fogo, com os dois lados mordidos.

LeBron e Davis brilham no primeiro tempo

lebron james nuggets lakers
Foto: Getty Images

O primeiro quarto começou com um ritmo mais lento, e as duas equipes se respeitando. Os Lakers conseguiram uma vantagem de 6 pontos, e após isso, vimos os dois times imprimindo um ritmo espetacular, com direito a uma cravada sensacional de Jokic, um toco de LeBron James, chuva de bolas de três do Lakers, enterradas e cravadas.

Los Angeles conseguiu manter sua vantagem sobre os Nuggets durante quase todo o primeiro período. Mesmo com o ótimo primeiro tempo feito pela equipe do técnico Michael Malone, a franquia de Denver não conseguiu assumir a ponta. Os Lakers, com sua defesa sólida e um ataque eficiente, mantiveram o controle do jogo.

No segundo quarto, os Lakers mantiveram a vantagem no placar, enquanto os Nuggets enfrentavam dificuldades nos arremessos, ficando com 4 em 15 nas bolas de três. Anthony Davis e “King” James, os dois melhores jogadores de Los Angeles, brilharam desde cedo somando 26 pontos e sete assistências faltando seis minutos para o final do segundo período.

D’Angelo Russell e Taurean Prince se destacaram até então, enquanto Austin Reaves teve um começo discreto, acertando apenas 1 em 3 arremessos.

Os Nuggets conseguiram voltar para a partida após uma corrida de 8×0, graças a algumas jogadas defensivas sólidas e chutes decisivos. A franquia de Denver estava perdendo por 49×37 faltando seis minutos para o fim, e conseguiu empatar o placar faltando menos de 2 minutos para o final do segundo período.

O jogo seguiu com a sensação de que acabaria empatado ou com uma equipe vencendo por uma posse de diferença, até que LeBron James fez uma cesta de três após espetacular espaço cedido por Kentavious Caldwell-Pope nos segundos finais do primeiro tempo, garantindo a vitória do Lakers por 60×57.

Os destaques após dois quartos foram:

  • Lebron James: 19 pontos, 05 assistências e 03 rebotes;
  • Anthony Davis: 18 pontos, 03 assistências e 07 rebotes;
  • Nikola Jokic: 15 pontos, 02 assistências e 06 rebotes.

“Terceiro quarto da morte” e vitória para os Nuggets

O segundo tempo começou muito parecido com o primeiro, com LeBron James e Anthony Davis assumindo a responsabilidade e pontuando para o Lakers, enquanto Denver tentava manter-se à frente no placar.

O jogo alternou entre as duas equipes na liderança, refletindo a qualidade de ambas, muito semelhante ao que ocorreu nas finais do Oeste de 2023. Apesar da varrida dos futuros campeões, os quatro jogos foram muito equilibrados e decididos em momentos cruciais.

A equipe de Michael Malone conseguiu uma boa sequência e abriu doze pontos de vantagem a dois minutos do fim do terceiro período. Jokic claramente entrou em missão no terceiro quarto, sendo uma presença forte no garrafão e acertando uma série de arremessos para desestabilizar a defesa.

Isso resultou em bolas de 3 pontos e uma defesa muito sólida de seus companheiros de equipe, proporcionando aos Nuggets a liderança na partida.

Com James no banco angelino, o último quarto da partida seguiu com Denver ditando o ritmo do jogo. Michael Malone soube fazer os ajustes necessários para que sua equipe se recuperasse após o desempenho levemente abaixo do primeiro tempo, mostrando que o atual treinador dos Nuggets é um dos melhores da NBA atualmente.

Entretanto, os Lakers não se deram por vencido e diminuíram a vantagem para 6 pontos faltando 6 minutos, com James e AD novamente dando o máximo para manter a franquia da Califórnia viva na partida. Apesar dos esforços, os Nuggets acabaram vencendo ao controlar o jogo nos minutos finais e manter uma sólida defesa no garrafão contra as jogadas ofensivas dos Lakers.

Destaques do jogo:

  • Nikola Jokic: 32 pontos, 12 Rebotes e 7 Assistências.
  • Jamal Murray: 22 pontos, 10 Assistências e 6 Rebotes.
  • Michael Porter Jr.: 19 pontos, 8 Rebotes e 3-7 nas bolas de três.
  • Anthony Davis: 32 pontos, 14 rebotes e 5 Assistências.

Final: Denver Nuggets 114×103 Los Angeles Lakers (DEN lidera 1-0)

Os atuais campeões saíram na frente e abriram vantagem na série em busca do bicampeonato. Os Lakers precisam mudar a postura, especialmente nos momentos finais, e aprender a segurar a vantagem se quiserem avançar para o próximo round.

O jogo 2 desta série acontecerá na segunda-feira (22) às 23 horas (horário de Brasília) novamente na Ball Arena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *