Palmeiras Campeão 2024 paulista
Futebol Brasileirão

Opinião: Tricampeonato paulista consolida histórico trabalho de Abel Ferreira

Na decisão mais aguardada entre as finais estaduais do final de semana, o Palmeiras superou o Santos por 2 a 0 e conquistou o título Paulista. Em mais uma situação de adversidade, o alviverde da “Era Abel Ferreira” conseguiu superar os problemas e as dificuldades e mais uma vez reverteu uma situação que sempre parece mais fácil nas mãos do histórico treinador português.

Fábio Carille tentou montar plano para “neutralizar” Abel

O técnico Fábio Carille conseguiu organizar bem o Santos no início da partida com marcação em bloco intermediário e maior preenchimento de jogadores por dentro, evitando que os jogadores de maior perigo do Palmeiras encontrasse espaços. Em boa parte do primeiro tempo, o alviverde rondou o campo ofensivo em encontrar soluções para furar o bloqueio defensivo.

Diferentemente de outras situações semelhantes, o Palmeiras também deixava transparecer uma ansiedade diante da desvantagem, com Abel Ferreira e Endrick recebendo cartões amarelos por reclamação em 20 minutos do primeiro tempo. No entanto, toda a estratégia do Peixe acabou sendo demonstada com erros individuais capitais.

Erros fatais do Santos na decisão paulista

O primeiro deles ocorreu na reta final do primeiro tempo, quando Endrick conseguiu uma arrancada sensacional na transição ofensiva e venceu a marcação até ser derrubado pelo goleiro João Paulo. Mesmo próximo da jogada, Raphael Claus deixou o lance seguir, mas o VAR chamou e, de forma surpreendente, o árbitro modificou a decisão.

Desde o momento do gol sofrido, o Palmeiras começou a encontrar mais espaços no fim do primeiro tempo e aplicou uma pressão considerável na etapa complementar. O Santos respondeu com uma “trocação franca”, adiantando as linhas e equilibrando as ações, mas outro erro individual  acabou definindo a decisão.

Hayner falhou de modo grave e deixou a bola com Piquerez. No cruzamento, Flaco López escorou e Aníbal Moreno marcou o gol do título, com Joaquim e João Paulo sem reações dentro da área, criando o perfeito cenário para o Verdão administrar a vantagem até o apito final.

Abel Ferreira amplia dinastia no Palmeiras

O título do Palmeiras foi especial para todos, mas tornou-se definitivamente histórico para Abel Ferreira, que igualou Oswaldo Brandão como o técnico com mais títulos em todo a rica história do Palestra Itália.

  • 2020: Libertadores, Copa do Brasil
  • 2021: Libertadores
  • 2022: Recopa Sul-Americana, Paulistão, Brasileirão
  • 2023: Supercopa do Brasil, Paulistão, Brasileirão
  • 2024: Paulistão

Com essa impressionante galeria de troféus, Abel Ferreira certamente inicia mais uma temporada do Brasilierão como o nome mais confiável para levar o Palmeiras à mais um título nacional, mesmo com a concorrência pesada do Flamengo e outros possíveis candidatos como Internacional, Grêmio e Atlético-MG.

Imagem: Fábio Menotti / Palmeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *