Real Madrid
Futebol La Liga

Opinião: Após título em 2023-24, Real Madrid prepara elenco para dominar por décadas

Não é de hoje que o Real Madrid é um dos grandes clubes do futebol mundial. Antigamente, a equipe era conhecida por gastar muito dinheiro ao comprar estrelas do futebol para compor seu elenco de ‘Galáticos’. Como foi o caso de Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e outros nomes nos últimos anos, e olhando mais para trás, temos os exemplos de Ronaldo, Figo, Beckham, dentre outros.

Nesses dois casos, Florentino Pérez era o presidente do clube, e o dirigente mudou a sua estratégia de como atuar no mercado da bola. Ao invés de gastar “caminhões de dinheiro” com jogadores no seu auge, hoje os merengues são especialistas em contratar jovens “diamantes” e desenvolvê-los ao longo do tempo, além de aproveitar muito bem as oportunidades que aparecem. E isso está dando certo.

Endrick, Seleção Brasileira (Foto: Getty Images)
Endrick, Seleção Brasileira (Foto: Getty Images)

Estrelas brasileiras

Para começar, Vinícius Júnior é o primeiro grande nome em que essa “nova” prática do Real Madrid funcionou. Após deixar o Flamengo, o atacante demorou algum tempo para achar seu espaço no elenco, e agora é o principal destaque. Depois, foi a vez de Rodrygo, que seguiu um caminho parecido ao do ex-Flamengo, quando foi contratado ainda adolescente.

Os dois casos são bem parecidos, com ambos achando seus espaços no elenco principal com o decorrer do tempo, sem que o Real Madrid acelerasse nada. E nesse quesito, o nome da vez é Endrick.

Brilhando na Seleção, o atacante já deixou o Palmeiras e irá reforçar os merengues a partir da próxima temporada. Assim como Rodrygo e Vinícius Júnior, Endrick foi contratado logo cedo pelo time de Madri e chega com mais “hype” do que seus compatriotas.

Kylian Mbappé, novo jogador do Real Madrid (Foto: Diário AS)
Kylian Mbappé, novo jogador do Real Madrid (Foto: Diário AS)

Kylian Mbappé

O Real Madrid já mostrou que é bom em achar jovens talentos espalhados pelo mundo – principalmente no Brasil. Mas esse não é o único “modus operandi” do time. No caso Kylian Mbappé, o Real mostrou muita paciência, deixando passar algumas oportunidades de gastar muito dinheiro para contratar o francês.

Toda a paciência dos espanhois rendeu na contratação do atacante da melhor forma possível: de graça. Após vencer mais uma Champions League com Vinícius Júnior e Jude Bellingham como grandes protagonistas, agora o Real contará com um dos melhores jogadores do Mundo em seu elenco em 2024-25.

Outro caso que pode acontecer em um futuro próximo no Real é Alfonso Davies. O lateral tem situação parecida com Mbappé: ligado ao Real Madrid por rumores há bastante tempo. E o canadense não quer permanecer no Bayern de Munique, podendo deixar o time ao final do contrato.

Florian Wirtz, Bayer Leverkusen (Foto: Getty Images)
Florian Wirtz, Bayer Leverkusen (Foto: Getty Images)

Florian Wirtz

O Real Madrid acha jovens talentos e sabe aproveitar as oportunidades, mas há momentos em que o clube precisa abrir os “cofres”. Florian Wirtz é um dos jogadores mais cobiçados no mundo do futebol, com grandes equipes de “olho” no jovem talento alemão.

No entanto, para ter Wirtz, qualquer equipe terá que desembolsar uma grande quantia para tirá-lo do Bayer Leverkusen. Com contrato até 2027, o meio-campista só deverá deixar o clube alemão por uma proposta no valor superior a 100 milhões de euros.

E é nesses casos em que o Real Madrid também se sobressai. Apesar do valor, a equipe espanhola conta com a vontade do jogador em deixar o seu clube para conseguir negociar uma proposta razoável para ambos os lados. E isso deve acontecer com Wirtz muito em breve.

Real Madrid, campeão da Champions League 2023-24 (Foto: Glyn KIRK / AFP)
Real Madrid, campeão da Champions League 2023-24 (Foto: Glyn KIRK / AFP)

Real Madrid e seu elenco

Essas são as formas que o Real Madrid utiliza para montar um elenco dominante. Jovens talentos, oportunidades no mercado e dinheiro para a contratação de algum nome de destaque, além de aproveitar os jogadores de sua própria base.

E o resultado de tudo isso é um elenco composto por jogadores que ainda estão longe de seu auge, mas que já são fundamentais para o clube conquistar títulos hoje, porém já pensando no amanhã.

(Foto: Ina Fassbender | AFP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *