Real Madrid
Futebol La Liga Ligue 1

Opinião – Real Madrid precisa mesmo de Kylian Mbappé?

A grande novela “Kylian Mbappé, PSG e o Real Madrid” terminará muito em breve, com o francês revelando qual clube defenderá na próxima temporada – e o anúncio deverá ser feito antes da Eurocopa, que começa em junho. Porém, muitos acreditam que o jogador irá escolher assinar com o Real Madrid, mas a equipe realmente precisa do atacante?

O Real Madrid possuiu um dos núcleos ofensivos mais jovens e talentosos do futebol mundial, com Vinícius Júnior, Rodrygo e Jude Bellingham apoiando no ataque. Além disso, Endrick deverá desembarcar na Espanha nos próximos meses, e o jovem talento brasileiro vem se provando a cada partida.

Imaginando o ataque do Real composto apenas pelo trio da seleção brasileira, onde Kylian Mbappé se encaixaria? Fácil, em qualquer lugar. O talento em campo do francês não pode ser questionado – ainda mais após as duas Copa do Mundo (2018 e 2022). O problema do atacante é a sua “toxicidade”.

Mbappé ganhou uma fama muito ruim nos últimos anos. O jogador é visto como “extremamente controlador” no extracampo, principalmente com os membros do Paris Saint-Germain. E isso mesmo na época de Lionel Messi e Neymar, o que teria pesado a favor da saída de ambos do clube parisiense.

A atitude de controle de Mbappé se mostrou muito negativa para o PSG, influenciando o sucesso da equipe no Campeonato Francês e nas principais competições europeias nos últimos anos.

Por conta disso, Mbappé ficou conhecido por sua “toxicidade” nos vestiários, e isso deve permanecer com o jogador para onde ele for. No entanto, em qualquer equipe do Mundo, o Real Madrid é onde o francês pode perder essa conduta negativa.

A cultura vencedora da equipe de Madri pode dar um jeito na atitude negativa extracampo de Mbappé, principalmente com a participação ativa de Carlo Ancelotti, treinador do time.

Mesmo assim, se isso não for o bastante, a presença de Mbappé poderá, aos poucos, ir se transformando em um “câncer” no elenco espanhol, com a possibilidade de atrapalhar o desempenho do Real em todas as competições que atua – algo parecido com que acontece no PSG.

Por outro lado, imaginando um cenário onde Mbappé não tentasse dominar o vestiário, o atacante chegaria para assumir a posição de destaque no Real Madrid, ao lado de Vinícius Júnior.

No “Mundo perfeito”, Mbappé se tornaria ou o centroavante ou ocuparia uma das pontas, mais precisamente na direita, já que a esquerda é de Vinícius. Dependendo da forma como Ancelotti pensa, o francês poderia, sim, atuar ao lado de Endrick e Vinícius, mas sobraria para Rodrygo.

Uma saída do ex-Santos não pode ser descartada, e várias equipes já mostraram interesse no jogador. A Premier League seria o caminho provável para o futuro de Rodrygo.

A verdade é que, mesmo sem um nome “artilheiro” comandando o ataque, o Real Madrid segue tendo sucesso na temporada, com os gols sendo bem distribuídos entre Vinícius, Rodrygo e Bellingham.

Kylian Mbappé contra o Real Madrid há alguns anos (Foto: Juan Medina/Reuters)
Kylian Mbappé contra o Real Madrid há alguns anos (Foto: Juan Medina/Reuters)

O que esperar de Mbappé no Real Madrid?

Desde a saída de Karim Benzema, o Real Madrid não conta com um atacante com características de centroavante no time titular. Joselu é opção para Ancelotti no elenco, entrando muitas vezes no segundo tempo. Mas o time de Real opta por formações que focam na velocidade, com Vinícius e Rodrygo comandando o ataque.

Com Mbappé na equação, poderíamos imaginar dois cenários. O primeiro seria a dupla formada por Vinícius Júnior e Mbappé no ataque, com os dois se movimentando bastante. E com isso, Rodrygo poderia ou recuar para o meio-campo e fazer dupla com Bellingham ou se tornar reserva.

A segunda, imaginando que Endrick irá ganhar espaço ao longo da próxima temporada, podemos simular uma formação com Vinícius, Endrick e Mbappé, respectivamente, formando o trio ofensivo, com Rodrygo, Bellingham e Tchoumani ou Camavinga no meio-campo.

Com tudo isso em mente, o único que pode transformar essa ida de Mbappé ao Real Madrid em algo “ruim” é o próprio Kylian Mbappé. O atacante precisa entender que ele irá viver uma situação diferente do PSG ou até mesmo da seleção da França. E tudo isso vai passar pela sua maturidade e vontade de vencer mais títulos em sua carreira.

(Foto: Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *