Palestino e Flamengo, CONMEBOL Libertadores 2024
Futebol Libertadores

Em duelo chuvoso, Palestino surpreende e vence Flamengo no Chile, deixando o rubro-negro em alerta

Pela quarta rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, Palestino e Flamengo se enfrentaram na noite desta terça-feira no Chile. O estádio Francisco Sanchéz Rumoroso, localizado em Coquimbo, recebeu o confronto entre chilenos e brasileiros pelo Grupo E, e foi marcado pela chuva num local o qual é apontado como não chuvoso no país.

Vivendo uma sequência irregular na temporada, o Flamengo buscava nesta partida a recuperação na competição continental após sua primeira derrota diante do Bolívar na altitude. Os donos da casa vinham de uma vitória importante que lhe rendeu sobrevida na chave, e a possibilidade de sonhar com as oitavas de final. E após uma nova vitória no jogo desta terça, ultrapassou a equipe brasileira na pontuação, e ligou um alerta vermelho no Mengão com o novo revés. Confira agora um resumo da partida.

Como foi Palestino e Flamengo?

O início de partida em Coquimbo tem um confronto morno entre chilenos e brasileiros, com o Flamengo tomando as principais iniciativas, porém, não se impondo da maneira esperada pelo torcedor rubro-negro. Além das condições do gramado impedirem o desenrolar do jogo com velocidade, o Palestino se defende e consegue anular as primeiras tentativas criadas pelo Mengão.

Num contra-ataque aos 28 minutos da primeira etapa, a equipe chilena tem sua melhor chance dos primeiros 45, com Martínez finalizando após uma bobeada da defesa flamenguista, e fazendo Rossi espalmar para evitar a abertura do marcador. Aos 35, o Flamengo ressurge e num abafa dentro da área, Cebolinha arrisca próximo da meia-lua e obriga Rigamonti a também espalmar para salvar o Palestino. Os brasileiros tiveram ainda dois lances de pênalti revisados pelo VAR, que terminaram anulados pela arbitragem.

O segundo tempo começa com o Flamengo vindo para o ataque aos 7 minutos com Bruno Henrique, que numa nova finalização obriga o goleiro Rigamonti a sair na bola e evitar o gol rubro-negro no início da etapa final. Aos 11, o atacante aparece novamente após rebater um de De la Cruz, que também é defendido pelo arqueiro do Palestino. Aos 17 minutos, a equipe chilena abre o placar com Cornejo, num chute à queima-roupa após escanteio cobrado pela esquerda, gerando preocupação nos visitantes.

Palestino marca seu primeiro gol no jogo contra o Flamengo
Palestino marca seu primeiro gol no jogo contra o Flamengo com Fernando Cornejo — Foto: Divulgação/@CDPalestinoSADP.

Após um início melhor no segundo tempo, atuando de forma dominante e sem baixar a guarda para intimidações, o Flamengo faz novas alterações na equipe, mas desacelera ao sofrer o gol adversário. O Rubro-Negro corre contra o tempo para empatar, mas vê o Palestino se fechar e administrar a vantagem conquistada no começo do período complementar, com a equipe brasileira não conseguindo se sobressair e reagir diante de uma nova derrota na Libertadores. Final, Palestino 1, Flamengo 0.

Com a derrota, o Flamengo deixa a zona de classificação para as oitavas de final da Libertadores, e figura em terceiro lugar com 4 pontos, seguido pelo Millionarios, lanterna do Grupo E com 1 ponto. Nesta quarta, os colombianos recebem o Bolívar, líder da chave, no estádio El Campín, e o confronto traz a devida atenção para o Rubro-Negro, caso a equipe da casa vença. Los Millos serão o próximo adversário do Mengão na competição, e encaram os brasileiros no Maracanã, na próxima quarta-feira (15), às 21h30.

Análise Final

Mais uma vez o Flamengo decepciona sob o comando de Tite, e gera uma nova dor de cabeça ao treinador. A segunda derrota liga um alerta vermelho máximo no Rubro-Negro, que agora volta suas atenções para o confronto entre Millionarios e Bolívar na Colômbia, onde conta com dois cenários diferentes, podendo ver os colombianos encostarem, ou os bolivianos se classificarem antecipadamente às oitavas da Libertadores. Ser o terceiro colocado no Grupo E, a duas rodadas do fim da fase de grupos é algo frustrante, e deve ser mais do que nunca um ponto a ser superado.

Ficou claro que o gramado do estádio em Coquimbo não apresentava as devidas condições para um jogo corrido em meio à chuva, considerada rara naquela região chilena, e que veio a calhar em prol da equipe dona da casa, que voltou a sonhar com as oitavas de final da Libertadores, e também vivencia uma boa fase na Liga do Chile. O Palestino jogou no erro de seu adversário, no caso, o Flamengo, e administrou a vantagem de forma clara frente os brasileiros, que apesar de um início melhor na segunda etapa, viram seu ritmo de jogo diminuir após o gol sofrido pela equipe.

A derrota do Flamengo nesta terça, além de deixar um amargor no rubro-negro, aumenta a pressão sobre Tite, que desde a perda do clássico para o Botafogo pelo Brasileiro, tem sido contestado por boa parte dos torcedores, e pode ter seu futuro em xeque caso venha a perder ou empatar contra um Corinthians vindo de uma positiva sequência no Brasileirão e na Sul-Americana. A partir de semana que vem, a equipe terá como vantagem decidir sua vida na CONMEBOL Libertadores em dois jogos em casa, e assim, caso o treinador não caia do comando antes, consiga restabelecer a paz na Gávea.

Foto: Divulgação/@CDPalestinoSADP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *