Pedro Lourenço, novo dono da SAF do Cruzeiro
Futebol Brasileirão

Cruzeiro: Comprador da SAF promete clube mais agressivo na próxima janela de transferências e “oxigenar” orçamento de Ronaldo

Mês novo, SAF nova. O Cruzeiro antes comandado por Ronaldo Fenômeno passa para um novo acionista, o empresário Pedro Lourenço, e vê com otimismo suas estratégias para dar segmento a temporada 2024. O novo gestor do futebol cruzeirense prometeu um clube mais agressivo no mercado da bola para a janela de transferências em julho, mas admite agir com cautela para trazer nomes pontuais no começo de sua administração.

Durante a coletiva de imprensa realizada na Toca da Raposa confirmando a transição da SAF entre Ronaldo e Pedrinho, o empresário afirmou que o Cruzeiro seguirá atento ao orçamento do clube realizado pela equipe de seu antecessor para este ano, mas que “excederá” o planejamento em busca de “oxigenar” a equipe para o decorrer de 2024.

O Gabriel (Lima, CEO) já tem uma cultura do planejamento do ano, mas nós vamos ter que exceder. Vamos manter o planejamento, mas, quando abrir a janela, vamos dar uma oxigenada no clube e vamos aumentar o caixa do Gabriel.”

— Pedro Lourenço, novo gestor da SAF do Cruzeiro.

Pedro Lourenço e seus compromissos com o Cruzeiro

O novo dono da SAF cruzeirense já mantinha investimentos pontuais no futebol do clube há anos, e tornou-se um aliado próximo a Ronaldo em 2022, ao continuar injetando recursos na equipe. Agora liderando a Raposa o empresário pretende reforçar o elenco do Cruzeiro priorizando um ano melhor que o último, em que o time recém promovido a primeira divisão enfrentou uma nova briga contra o rebaixamento.

O que nós temos que fazer é reforçar o time, melhorar o nível, como o Ronaldo melhorou do ano passado para esse ano. Às vezes não acontece o título, a gente estava com o título (do Mineiro) praticamente garantido e escapou.”

— Sobre o aumento de investimentos para melhoria do elenco do Cruzeiro em 2024.

Pedrinho também falou sobre reforços que o Cruzeiro pretende buscar com seu novo executivo de futebol, Alexandre Mattos, contratado após duas semanas de trabalho no América Mineiro. Junto de Mattos, o filho de Pedro Lourenço, Pedro Júnior, será responsável pelo departamento.

Alexandre Mattos; Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Alexandre Mattos novo diretor de futebol do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro.

Tem que ter os nomes pontuais para reforçar o time e a gente não passar aquele sufoco que passamos ano passado. O Alexandre já está trabalhando nisso. Vamos tentar beliscar alguma coisa.”

— Pedro Lourenço sobre a vinda de Alexandre Mattos como diretor executivo de futebol do Cruzeiro.

Mesmo assumindo que pode exceder o orçamento na janela de transferências de julho, o empresário também já têm planos para aumento de receita do Cruzeiro no ano. Uma delas é avançar de forma direta às oitavas de final da Copa Sul-Americana, onde atualmente é o terceiro colocado com 3 pontos, e a quatro do líder da chave, Universidad Católica, estando a três partidas do final da primeira fase.

A nossa esperança é que a gente passe da fase de grupos da Sul-Americana para avançar. Tivemos resultados ruins nesses primeiros jogos, com time relativamente fracos. O futebol você pensa uma coisa e não dá certo. Esperamos vencer os próximos três jogos e classifiquemos, isso vai dar uma receita e é o que a gente está esperando.”

Além da classificação direta para as oitavas de final da Sul-Americana, outra meta do novo gestor do Cruzeiro é o aumento de cadastrados no programa de sócio torcedor do clube, que após um crescimento em 2022, primeiros momentos da administração de Ronaldo na SAF, reduziu de forma brusca no ano passado. Pedro Lourenço chega tendo como objetivo dobrar o número de sócios da Raposa, estimados atualmente em 46 mil associados.

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *