Will Power IndyCar
Automobilismo Fórmula Indy

Will Power vence GP de Road America dominado pela Penske

No domingo (9), o piloto australiano do Team Penske, Will Power, largou em sexto, mas conseguiu avançar no grid após os acidentes ocorridos na primeira volta do GP de Road America. Ele saltou de 3º para 1º na última parada de pit, permanecendo na pista uma volta a mais que seu companheiro Josef Newgarden e voltou à frente após sua última parada. Power quebrou um jejum de 34 corridas sem vitórias (desde Detroit 2022) e conquistou sua 40ª vitória na categoria, assumindo a liderança do campeonato no momento.

A corrida foi marcada por um domínio irretocável da Penske, com o americano Josef Newgarden finalizando a prova em segundo, seguido por Scott McLaughlin, que liderou o maior número de voltas e completou o pódio. Foi o primeiro 1-2-3 da Penske desde o GP de Sonoma de 2017.

O atual campeão Álex Palou tentou de todas as formas se aproximar do trio da Penske, mas ficou com o quarto lugar. Kyle Kirkwood, da Andretti Global, terminou em quinto. Seu companheiro de equipe, Colton Herta, terminou logo atrás, após uma grande recuperação depois de sofrer um toque de Newgarden e cair para as últimas posições nas voltas iniciais.

Romain Grosjean, da Juncos Hollinger Racing, ultrapassou o mexicano Pato O’Ward, da McLaren Racing, na volta final e ficou na sétima colocação, sendo a grata surpresa do dia. Marcus Ericsson, da Andretti, ficou em nono após largar do pelotão final, enquanto Graham Rahal saiu de 24º para fechar o top-10.

A corrida foi tumultuada no começo, com acidentes que envolveram o pole Linus Lundqvist, Marcus Armstrong e Colton Herta logo na largada. Lundqvist e Herta voltariam a se tocar e provocar outra bandeira amarela na sequência. Após essas duas interrupções, a corrida seguiu em bandeira verde até o final, sendo bastante marcada pelas estratégias, pelas reclamações dos pilotos da Honda sobre a falta de velocidade em reta e pelo desgaste além do planejado dos pneus macios.

Vitória para Power e dia difícil para Dixon

Chegando como líder do campeonato, o neozelandês Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, teve um dia para esquecer. O piloto sofreu com bolhas nos pneus macios após o primeiro pit-stop, o que o fez perder muitas posições. Além disso, seu motor falhou na parada final, fazendo-o perder mais posições e terminar apenas em 21º. O resultado o fez cair para terceiro no campeonato, atrás de Power e Palou.

A Indy retorna em duas semanas com o GP de Laguna Seca, disputado no lendário circuito localizado em Monterey, na Califórnia.

(Foto: Twitter Team Penske)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *